Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de circulação sanguínea

Existem diferentes tipos de circulação sanguínea no reino animal. Apesar das diferenças, todas atuam para garantir o transporte de oxigênio e nutrientes.

O cavalo é um mamífero que apresenta circulação fechada, dupla e completa
O cavalo é um mamífero que apresenta circulação fechada, dupla e completa
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Quando falamos em circulação sanguínea, logo imaginamos a circulação humana: com sangue correndo em vasos sanguíneos graças ao impulso gerado pelo coração. Entretanto, nem todos os organismos apresentam essa forma de transportar o sangue. Vamos conhecer a seguir os principais tipos de circulação existentes.

Circulação aberta e fechada

Comumente observamos o sangue correndo no interior de vasos sanguíneos, entretanto, isso não acontece em todos os animais. Utilizando essa característica como critério de classificação, temos dois tipos de circulação:

  • Circulação aberta ou lacunar: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo para a ocorrência, diretamente com as células, das trocas gasosas. Essa circulação é vista em artrópodes e moluscos.

  • Circulação fechada: Nesse tipo de circulação, o sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos. Entre os tipos de vasos sanguíneos mais conhecidos, podemos citar as artérias, veias e capilares. Esse tipo de circulação ocorre em todos os vertebrados e anelídeos.

Circulação simples e dupla

Existe ainda a classificação que se baseia na análise de quantas vezes o sangue passa pelo coração em um circuito completo pelo corpo. Nesse caso, temos dois tipos de circulação:

  • Circulação simples: o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Esse caso é observado nos peixes, em que o sangue rico em gás carbônico (venoso) sai do coração em direção às brânquias, onde é oxigenado (sangue arterial) e segue para o corpo. No corpo, ocorrem trocas gasosas e o sangue retorna ao coração rico em gás carbônico, dando início a um novo ciclo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica
Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica

  • Circulação dupla: o sangue passa duas vezes pelo coração. O circuito que leva sangue do coração para o pulmão e do pulmão novamente para o coração é denominado de circulação pulmonar. Já o circuito que leva sangue do coração para os tecidos do corpo e deste para o coração é denominado de circulação sistêmica.

Circulação completa e incompleta

Analisando se há ou não mistura de sangue rico em gás carbônico e sangue rico em oxigênio, podemos classificar a circulação dupla em:

  • Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico e pode ser observada em anfíbios e répteis. O primeiro grupo apresenta um coração com três cavidades, o que proporciona a mistura de sangue. Já nos répteis, os não crocodilianos apresentam coração com três cavidades e os crocodilianos possuem coração com quatro cavidades, mas a mistura ocorre em uma estrutura denominada de forame de Panizza.

  • Circulação completa: o sangue rico em gás carbônico não se mistura com o sangue rico em oxigênio. Ela ocorre em aves e mamíferos. Esses dois grupos apresentam coração com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

Atenção: Nos seres humanos, a circulação é fechada, dupla e completa!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de circulação sanguínea"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-circulacao-sanguinea.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

A circulação sanguínea não é igual em todos os organismos vivos. Enquanto em alguns o sangue corre no interior dos vasos; em outros, o sangue é lançado em lacunas, por exemplo. Baseando-se nisso, marque a alternativa que indica corretamente a diferença entre a circulação sanguínea dos humanos e dos anfíbios.

a) Anfíbios possuem circulação dupla.

b) Anfíbios possuem circulação incompleta.

c) Anfíbios possuem circulação fechada.

d) Anfíbios possuem circulação sistêmica e pulmonar.

Exercício 2

Na circulação completa, não há mistura entre o sangue rico em oxigênio e o sangue rico em gás carbônico. Esse tipo de circulação está presente em todos os representantes de mamíferos e em:

a) aves.

b) répteis.

c) peixes.

d) anfíbios.