Topo
pesquisar

Tipos de circulação sanguínea

Biologia

Existem diferentes tipos de circulação sanguínea no reino animal. Apesar das diferenças, todas atuam para garantir o transporte de oxigênio e nutrientes.
PUBLICIDADE

Quando falamos em circulação sanguínea, logo imaginamos a circulação humana: com sangue correndo em vasos sanguíneos graças ao impulso gerado pelo coração. Entretanto, nem todos os organismos apresentam essa forma de transportar o sangue. Vamos conhecer a seguir os principais tipos de circulação existentes.

Circulação aberta e fechada

Comumente observamos o sangue correndo no interior de vasos sanguíneos, entretanto, isso não acontece em todos os animais. Utilizando essa característica como critério de classificação, temos dois tipos de circulação:

  • Circulação aberta ou lacunar: Nesse tipo de circulação, o sangue passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) do corpo para a ocorrência, diretamente com as células, das trocas gasosas. Essa circulação é vista em artrópodes e moluscos.

  • Circulação fechada: Nesse tipo de circulação, o sangue corre apenas no interior de vasos sanguíneos. Entre os tipos de vasos sanguíneos mais conhecidos, podemos citar as artérias, veias e capilares. Esse tipo de circulação ocorre em todos os vertebrados e anelídeos.

Circulação simples e dupla

Existe ainda a classificação que se baseia na análise de quantas vezes o sangue passa pelo coração em um circuito completo pelo corpo. Nesse caso, temos dois tipos de circulação:

  • Circulação simples: o sangue passa apenas uma vez pelo coração. Esse caso é observado nos peixes, em que o sangue rico em gás carbônico (venoso) sai do coração em direção às brânquias, onde é oxigenado (sangue arterial) e segue para o corpo. No corpo, ocorrem trocas gasosas e o sangue retorna ao coração rico em gás carbônico, dando início a um novo ciclo.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica
Na circulação dupla, podemos observar a circulação pulmonar e a sistêmica

  • Circulação dupla: o sangue passa duas vezes pelo coração. O circuito que leva sangue do coração para o pulmão e do pulmão novamente para o coração é denominado de circulação pulmonar. Já o circuito que leva sangue do coração para os tecidos do corpo e deste para o coração é denominado de circulação sistêmica.

Circulação completa e incompleta

Analisando se há ou não mistura de sangue rico em gás carbônico e sangue rico em oxigênio, podemos classificar a circulação dupla em:

  • Circulação incompleta: ocorre a mistura de sangue rico em oxigênio e sangue rico em gás carbônico e pode ser observada em anfíbios e répteis. O primeiro grupo apresenta um coração com três cavidades, o que proporciona a mistura de sangue. Já nos répteis, os não crocodilianos apresentam coração com três cavidades e os crocodilianos possuem coração com quatro cavidades, mas a mistura ocorre em uma estrutura denominada de forame de Panizza.

  • Circulação completa: o sangue rico em gás carbônico não se mistura com o sangue rico em oxigênio. Ela ocorre em aves e mamíferos. Esses dois grupos apresentam coração com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.

Atenção: Nos seres humanos, a circulação é fechada, dupla e completa!


Por Ma. Vanessa dos Santos

O cavalo é um mamífero que apresenta circulação fechada, dupla e completa
O cavalo é um mamífero que apresenta circulação fechada, dupla e completa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Tipos de circulação sanguínea"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-circulacao-sanguinea.htm. Acesso em 07 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A circulação sanguínea não é igual em todos os organismos vivos. Enquanto em alguns o sangue corre no interior dos vasos; em outros, o sangue é lançado em lacunas, por exemplo. Baseando-se nisso, marque a alternativa que indica corretamente a diferença entre a circulação sanguínea dos humanos e dos anfíbios.

a) Anfíbios possuem circulação dupla.

b) Anfíbios possuem circulação incompleta.

c) Anfíbios possuem circulação fechada.

d) Anfíbios possuem circulação sistêmica e pulmonar.

Questão 2

Na circulação completa, não há mistura entre o sangue rico em oxigênio e o sangue rico em gás carbônico. Esse tipo de circulação está presente em todos os representantes de mamíferos e em:

a) aves.

b) répteis.

c) peixes.

d) anfíbios.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola