Topo
pesquisar

Hormônios Vegetais

Biologia

PUBLICIDADE

Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.

Os hormônios são sintetizados em pequenas frações, com função direcionada a locais específicos. A produção hormonal pode, conforme a espécie vegetal, obedecer indiretamente os fatores climáticos, sendo observável à medida que sucedem as estações sazonais do ano: primavera, verão, outono e inverno.


Ação hormonal na abscisão foliar.

Fatores como: intensidade luminosa, temperatura, umidade e concentração de gases, influenciam na formação e amadurecimento dos frutos, abscisão foliar (queda das folhas), floração e crescimento do caule e da raiz por alongamento celular.

Entre as categorias de hormônios vegetais, relacionados à divisão celular, crescimento e diferenciação, destaca-se: As auxinas (ácido indolacético – AIA), giberelinas, etileno, ácido abscísico e citocininas.


Ação hormonal no desenvolvimento e crescimento vegetal.

Segue abaixo a descrição dos principais hormônios vegetais com suas funções, local de produção e transporte:

Auxinas → Responsáveis pelos tropismos (foto e geotropismo), desenvolvimento dos frutos, alongamento celular radicular e caulinar. Esse fitormônio é produzido no meristema apical do caule, primórdios foliares, flores, frutos e sementes. Transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema.

Etileno → sua concentração realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.

Citocianinas → Hormônio que retarda o envelhecimento das plantas, estimula as divisões celulares e desenvolvimento das gemas laterais. É produzido nas raízes e transportado para a planta através do xilema.

Giberelinas → Atua na floração, promove a germinação, desenvolvimento dos frutos. É sintetizado no meristema de sementes e frutos, transportado pelo xilema.

Ácido abscísico → Provoca indução do fechamento dos estômatos, envelhecimento de folhas, dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Ação hormonal no amadurecimento das frutas.

Krukemberghe Fonseca
Gradiuado em Biologia

 Ação hormonal na floração
Ação hormonal na floração

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Hormônios Vegetais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hormonios-vegetais.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFV-MG) Sabe-se que os hormônios vegetais são substâncias orgânicas, simples ou complexas, que atuam em baixíssimas concentrações, que estimulam, inibem ou modificam, de algum modo, processos fisiológicos específicos e que atuam à distância ou não do seu local de síntese. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a opção que contém a sequência correta.

I.                   Auxina

II.                Giberelina

III.             Ácido abscísico

IV.             Etileno

V.                Citocinina

(  ) divisão e crescimento celular

(  ) amadurecimento de frutos

(  ) estímulo à germinação de sementes

(  ) alongamento de caule e tropismos

(  ) inibição da germinação de sementes

a)      V, II, III, IV, I

b)     II, V, I, IV, III

c)      V, IV, II, I, III

d)     V, IV, III, I, II

e)      II, I, IV, V, III

Questão 2

(Mack-SP) Carros frigoríficos são usados para transportar frutos a grandes distâncias sem que amadureçam. Isso é possível, pois a baixa temperatura:

a)      Acelera o processo de respiração e aumenta a auxina.

b)     Inibe a síntese do gás etileno e reduz a respiração.

c)      Aumenta a quantidade de ácidos e interrompe a fotossíntese.

d)     Inibe a decomposição de clorofila e aumenta a produção de etileno.

e)      Inibe a respiração e acelera a fotossíntese.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola