Topo
pesquisar

Somatotrofina

Biologia

PUBLICIDADE

A somatotrofina (símbolo GH ou GHRH), também chamada de hormônio do crescimento, tem sua síntese produzida pela glândula adenoipófise, determinando o crescimento corporal a partir do desenvolvimento ósseo, cartilaginoso e muscular.

Atua principalmente sobre as epífises, regiões cartilaginosas da estrutura óssea com potencial de distensão, estimulando a multiplicação das células por divisão mitótica.

Essa substância produzida pelo organismo perdura até a puberdade, normalmente o período limite de crescimento.

Contudo, alterações drásticas de sua síntese causam sérios danos ao organismo. Na infância, quando em excesso, provoca o gigantismo, sendo a sua falta determinando o nanismo e, como consequência, retardo mental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A síntese desse hormônio pode às vezes ser retomada durante a fase adulta, em indivíduos idosos, em razão da disfunção da glândula hipófise, porém não agindo na estatura e sim no crescimento das extremidades do corpo: dedos dos pés e das mãos, orelhas, cabeça e nariz, quadro clínico denominado de acromegalia.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gigantismo, situação extremada de hormônio somatotrófico
Gigantismo, situação extremada de hormônio somatotrófico

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Somatotrofina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/somatotrofina.htm. Acesso em 12 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola