Topo
pesquisar

HDL e LDL

Biologia

HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças.
PUBLICIDADE

As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo. Podem ser classificadas em quilomícrons (Qm), lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteínas de densidade intermediária (IDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL). Essas duas últimas lipoproteínas são as mais conhecidas e o foco deste texto.

Funções do HDL e do LDL

As lipoproteínas apresentam como função mais conhecida o transporte de colesterol e triglicerídeos. O primeiro é um composto essencial para o corpo humano que necessita de transporte por ser insolúvel em água. Apesar de ser considerado uma substância ruim por muitas pessoas, ele está relacionado com a formação de hormônios, sais biliares, além de fazer parte da composição de membranas plasmáticas e da mielina que envolve fibras nervosas.

Entre as lipoproteínas, a HDL e a LDL são as mais conhecidas. A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado. Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares. Por essa razão, o LDL é considerado o “mau colesterol”.

O HDL apresenta várias funções, sendo o papel mais importante o transporte reverso do colesterol, removendo o excesso em tecidos periféricos e redirecionando o colesterol para o fígado. Além disso, há estudos que relacionam essa lipoproteína com ações anticoagulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e antiagregantes plaquetários. Por causa das suas propriedades, o HDL é considerado o “bom colesterol”. Entretanto, vale destacar que seu excesso está relacionado com a formação de pedras na vesícula, por isso, é necessário controlar os valores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Valores adequados de HDL e LDL

De acordo com alguns estudos, os níveis de HDL estão baixos quando aparecem em uma quantidade inferior a 35 mg/dl, em homens, e 45 mg/dl, em mulheres. Valores inferiores a 40 mg/dl, segundo alguns trabalhos, aumentam as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e valores acima de 60 mg/dl atuam de maneira oposta, garantindo a proteção contra esses problemas. Já o LDL é ótimo quando apresenta valores menores que 100 mg/dl e é considerado alto quando está acima de 160 mg/dl.

Aterosclerose e o LDL

A aterosclerose é uma doença progressiva que se caracteriza pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. O precursor dessa doença é o aumento das concentrações de LDL no plasma sanguíneo. Inicialmente, observa-se o acúmulo dessa lipoproteína na parede das artérias, desencadeando uma inflamação e a formação de placas chamadas de ateromas. Grandes lesões podem bloquear o fluxo sanguíneo em virtude da diminuição do diâmetro do vaso, desencadeando a formação de trombos e coágulos, o que pode levar ao infarto.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Veja acima uma representação de como a HDL e a LDL atuam no sistema cardiovascular
Veja acima uma representação de como a HDL e a LDL atuam no sistema cardiovascular

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "HDL e LDL"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hdl-ldl.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

HDL e LDL são moléculas que podem ser denominadas:

a) carboidratos

b) fibras

c) lipoproteínas

d) vitaminas

e) fosfolipídeos

Questão 2

O aumento das concentrações de LDL no plasma sanguíneo está relacionado com o surgimento de:

a) anemia

b) aterosclerose

c) sopro no coração

d) varizes

e) anorexia

Mais Questões
Aterosclerose: formação de placas lipídicas (colesterol LDL) na parede das artérias
Doenças e patologias Cuidados com o Colesterol
No infarto, ocorre a redução do fluxo sanguíneo para o músculo do coração.
Saúde e Bem-estar Infarto
O colesterol é um esteroide essencial para o bom funcionamento do nosso organismo
Saúde na escola Colesterol
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola