Soluções

Soluções são misturas homogêneas compostas por um ou mais solutos diferentes dissolvidos em um solvente.

Soluções em vidrarias de laboratório.
As soluções são misturas preparadas constantemente nos laboratórios.

Soluções são as misturas resultantes da união de duas ou mais substâncias diferentes, que se apresentam obrigatoriamente em uma única fase no seu aspecto visual, como a água do mar (formada pela associação de água e diferentes sais).

Por se tratar de misturas homogêneas, as soluções são formadas pela associação de pelo menos um material capaz de ser dissolvido por outro. Esse material dissolvido é denominado soluto, e o que dissolve é denominado solvente.

A propriedade mais importante da matéria nas soluções é a solubilidade, já que nesse tipo de mistura existe a dissolução de um material por outro. Porém, vale ressaltar que cada solvente apresenta uma solubilidade para cada tipo de soluto de acordo com a temperatura, o que é denominado de coeficiente de solubilidade.

Leia também: Concentração em mol/L ou molaridade

Tipos de soluções

Água do mar em referência às soluções.
A água do mar é uma solução em que o solvente é a água e os sais são os solutos.

As soluções podem ser classificadas quanto ao estado físico do solvente:

• Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;

• Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;

• Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

Classificação das soluções quanto à natureza do soluto dissolvido

• Iônica: é a solução que apresenta um soluto de natureza iônica, ou seja, é capaz de sofrer o fenômeno da dissociação ou ionização. Exemplo: cloreto de sódio;

• Molecular: é a solução que apresenta um soluto de natureza molecular, ou seja, não é capaz de sofrer o fenômeno da dissociação ou ionização. Exemplo: glicose.

Concentração ou aspectos quantitativos das soluções

A determinação das quantidades de soluto, solvente, volume, massa ou qualquer outra medida quantitativa relacionada a uma solução é denominada concentração, como nos seguintes casos:

• Concentração comum: é a relação entre a massa do soluto e o volume da solução;

• Densidade: é a relação entre a massa e o volume da solução;

• Título em massa: é a relação entre a massa do soluto e a massa da solução;

• Título em volume: é a relação entre o volume do soluto e o volume da solução;

• Ppm: é a relação de uma parte do soluto existente em um milhão de partes da solução;

• Concentração em mol/L ou molaridade: é a relação entre o número de mol do soluto e o volume da solução;

• Molalidade: é a relação entre o número de mol do soluto e a massa do solvente;

• Fração molar: é a relação entre o número de mol do soluto ou do solvente e o número de mol da solução.

Veja mais: O que é densidade?

Diluição de soluções

É o procedimento realizado com uma única solução que consiste em adicionar ou retirar (por meio de evaporação ou ebulição) solvente de uma solução preexistente, o que pode resultar em:

• Adição de solvente a uma solução: a solução passa a apresentar uma concentração menor que a apresentada antes de receber nova quantidade de solvente;

• Retirada de solvente de uma solução: a solução passa a apresentar uma concentração maior que a apresentada antes de perder certa quantidade de solvente.

Mistura de soluções

É o procedimento em que duas ou mais soluções são reunidas em um mesmo recipiente, como nos seguintes casos:

• Mistura de soluções de mesmo soluto: resulta em uma solução que apresenta um valor de concentração intermediário ao das soluções que foram misturadas;

• Mistura de soluções de solutos diferentes sem reação química: resulta em uma solução que apresenta novo valor de concentração para cada um dos solutos presentes;

• Mistura de soluções de solutos diferentes com reação química: resulta em uma solução que apresenta um ou mais solutos diferentes dos que estavam anteriormente nas soluções misturadas.

Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

DIAS, Diogo Lopes. "Soluções"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solucoes.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

Artigos Soluções

Aspectos quantitativos das soluções

Clique para aprender tudo sobre os principais aspectos quantitativos das soluções!

Cálculos envolvendo diluição de soluções

Clique e aprenda a resolver cálculos envolvendo a diluição de soluções!

Cálculos envolvidos na titulação

Descubra como realizar os cálculos para determinar a concentração em mol/L de uma solução depois de realizar a sua titulação ácido-base.

Classificação das soluções

Você sabia que até mesmo o bronze é considerado uma solução? Veja por que conhecendo a classificação das soluções químicas.

Coeficiente de solubilidade

Aprenda o que é o coeficiente de solubilidade, qual é a sua relação com as soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas e como ele varia com a temperatura.

Como as substâncias se dissolvem

Saiba qual fator interfere na solubilidade.

Como medir a temperatura de uma solução?

Termômetro de laboratório, escalas Celsius e Fahrenheit, medir a temperatura de uma solução, Reações a altas temperaturas, grau de agitação de partículas, variação da temperatura,...

Comparação entre pontos de ebulição das substâncias

Descubra como as interações intermoleculares e as massas molares das substâncias interferem nos seus respectivos pontos de ebulição.

Concentração comum de soluções

Aprenda o que é e como é determinada a concentração comum de uma solução, isto é, a razão entre a massa do soluto e o volume da solução.

Concentração dos íons em mol/L

Veja como calcular a concentração de íon em mol/L presente em soluções iônicas e como isso é importante principalmente para o organismo humano.

Densidade das soluções

Aprenda mais sobre a densidade das soluções e descubra como essa propriedade física de misturas homogêneas pode ser calculada a partir da utilização das massas do soluto e do solvente e do...

Diluição de Soluções

A diluição de uma solução se dá quando se acrescenta solvente a ela, aumentando o volume e diminuindo a concentração, mas a massa do soluto permanece constante.

Efeito Tyndall

Luz dispersa em suspensões coloidais.

Espuma – Um Tipo de Dispersão Coloidal

A espuma consiste em um gás disperso em um sólido ou líquido, que forma um tipo de mistura coloidal.

Fração molar

Saiba mais sobre a fração molar e as formas de calcular essa importante modalidade de concentração!

Gráficos das curvas de solubilidade

Aprenda a analisar, interpretar e construir os gráficos de curvas de solubilidade. Saiba também como se relacionam com a classificação de uma solução.

Gravimetria

Conheça a análise que permite saber a quantidade de uma substância em determinada mistura.

Mistura de soluções com ocorrência de reações químicas

Quando se mistura solução com reação, é necessário saber equacionar as reações e conhecer a proporção em número de mol dos reagentes e dos produtos.

Mistura de soluções com solutos diferentes sem reação química

Aprenda neste texto todas as particularidades referentes a uma mistura de soluções com solutos diferentes sem reação química.

Mistura de soluções de mesmo soluto sem reação química

Clique e conheça as particularidades e os cálculos relacionados com uma mistura de soluções de mesmo soluto sem reação química.

Mistura de soluções sem reações químicas

Em uma mistura de soluções sem reações químicas, a constituição química dos componentes das soluções não mudará, por isso seu volume e sua massa não se alteram.

Molalidade

Aprenda a realizar o cálculo da molalidade, uma das formas de expressar a concentração de uma solução química.

Molaridade ou concentração molar

Clique aqui e descubra o que é molaridade ou concentração molar. Conheça sua fórmula e descubra como calculá-la.

Partes por milhão (ppm)

A concentração em partes por milhão (ppm) é feita relacionando-se a massa de soluto presente em 1000000 gramas da solução.

Pressão de vapor em soluções

Conheça essa propriedade da Tonoscopia.

Relação entre Força Intermolecular e Solubilidade das Substâncias

Nesse texto, você entenderá por que o açúcar se dissolve na água e o óleo não sob um ponto de vista microscópico, relacionando força intermolecular e solubilidade.

Relação entre polaridade e solubilidade das substâncias

Descubra por que o sal se dissolve na água, mas na gasolina não, por entender a relação entre polaridade e solubilidade das substâncias.

Saturação das soluções

Clique e aprenda a classificar uma solução em saturada, insaturada ou supersaturada de acordo com o coeficiente de solubilidade do soluto no solvente.

Solubilidade e curvas de Solubilidade

Solubilidade e curvas de Solubilidade, O que é solubilidade, Coeficiente de Solubilidade, solução saturada, solução insaturada.

Solução

Solução, Solução sólida. Solução líquida, Solução gasosa, Soluções formadas por gás e líquido, soluções formadas por líquidos.

Solução aquosa de sais

Acidez e basicidade das soluções salinas.

Soluções Coloidais

Soluções Coloidais, Colóides micelares, Colóides moleculares, Colóides iônicos, aerossol, sol, emulsão, espuma, gel, sólido, líquido, gasoso, dispergente, leite, manteiga, maionese, creme...

Soluções e seus estados físicos

Soluções sólidas, Soluções líquidas, Soluções gasosas, Soluções e seus estados físicos, liga de cobre e níquel, liga de cobre e estanho, solução aquosa de álcool, gás nitrogênio,...

Soluto e solvente

Entenda a definição de soluto e de solvente, veja exemplos e como o tipo de soluto interfere na solução química que é formada.

Tipos de Dispersões

As misturas ou dispersões são classificadas em três tipos: soluções, dispersões colidais e suspensões. Saiba mais sobre eles!

Titulação

Conheça a titulação, ou titulometria, método usado para determinar a concentração de uma solução.

Título em Volume de uma Solução Química

Entenda o que é título em volume, como calculá-lo e em que áreas da sociedade essa grandeza é mais aplicada.

Título ou Porcentagem em Massa

O Título ou porcentagem em massa de uma solução é a medida que relaciona as massas do soluto e da solução.