Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Soluto e solvente

Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

Na imagem acima, o açúcar é o soluto e a água é o solvente
Na imagem acima, o açúcar é o soluto e a água é o solvente
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.

  • Soluto

O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas. Essas partículas devem apresentar o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros), o que significa que, mesmo com um ultramicroscópio, somente uma única fase ao longo de toda a solução é vista.

Além disso, em razão do tamanho das partículas dispersas, essas misturas não podem ser separadas por meio de técnicas físicas, como a filtração, a decantação e a centrifugação, mas somente por meio de técnicas químicas, como a destilação. Assim, as partículas não se sedimentam com o passar do tempo, mas ficam suspensas ao longo de toda a sua extensão.

  • Solvente

O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.

Exemplos de solutos e solventes

Um exemplo de solução bem simples que ajuda na compreensão do papel do soluto e do solvente é uma mistura de água e sal. Quando o sal está separado, nós visualizamos seus cristais, mas, ao adicioná-lo à água, ele “some”, ou seja, distribui-se na água. Suas estruturas são separadas e ficam de um tamanho tão pequeno que não é possível visualizá-las. Desse modo, concluímos que o sal é o soluto, e a água é o solvente.

A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente. A gasolina usada atualmente, por exemplo, contém cerca de 25% de etanol (álcool) dissolvido nela, ou seja, nesse caso, o soluto é o álcool e o solvente é a gasolina. Esse fato também evidencia que geralmente o solvente está em maior quantidade que o soluto, apesar disso não ser uma regra geral.

Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificações das soluções quanto ao tipo de soluto dissolvido

Dependendo do tipo de soluto que está dissolvido no solvente, a solução formada pode ser eletrolítica (conduz corrente elétrica) ou não eletrolítica (não conduz corrente elétrica).

a) Solução eletrolítica

A solução eletrolítica também é chamada de solução iônica porque apresenta íons (espécies químicas com cargas elétricas que são responsáveis por conduzir corrente elétrica). Para formar esse tipo de solução, o soluto pode ser iônico, isto é, formado por íons, ou molecular e sofrer ionização.

Um exemplo de soluto iônico é o sal de cozinha (NaCl). Ao ser colocado na água, ele tem o seu ânion Cl- atraído pela parte positiva da água (H+), enquanto seu cátion Na+ é atraído pela parte negativa da água (oxigênio). Após essa separação, esses íons ficam dispersos, o que configura o fenômeno chamado de dissociação iônica.

Esquema ilustrativo da dissociação iônica do sal na água
Dissociação iônica do sal na água

Um exemplo de soluto molecular é o HCl, cuja fórmula é formada por uma ligação covalente ou por um compartilhamento de um par de elétrons entre o H e o Cl, o que significa que não há íons. Todavia, ao entrar em contato com a água, ele reage e forma os íons H+ e Cl-.

b) Solução não eletrolítica

No entanto, vale ressaltar que as soluções não eletrolíticas ou moleculares são formadas unicamente pela dissolução de solutos moleculares que não reagem com a água.

É o caso do açúcar (sacarose – C12H22O11) quando dissolvido em água. Inicialmente os seus cristais estão muito agrupados, mas, em água, eles separam-se até ficarem imperceptíveis. Porém, suas moléculas não se rompem e continuam sendo C12H22O11. Como não há íons, a solução não conduz eletricidade.
Uma solução não precisa necessariamente possuir somente um soluto, mas podem haver vários solutos dispersos em um único solvente. Um exemplo é a água mineral, que possui diversos sais dissolvidos nela.

 

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Soluto e solvente"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/soluto-solvente.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(ITA) Considere cada um dos procedimentos realizados em temperatura ambiente e sob vigorosa agitação:

I. 1 g de açúcar sólido misturado com 1 L de água.
II. 1 g de cloreto de sódio sólido misturado com 1 L de água.
III. 0,5 L de solução aquosa de açúcar misturado com 0,5 L de água.
IV. 0,2 L de etanol anidro misturado com 0,8 L de gasolina.
V. Injeção de HCl gasoso em 1 L de água.
VI. Injeção de O2 gasoso em 1 L de água.

Assinale a opção que associa CORRETAMENTE os procedimentos acima com os fenômenos listados abaixo:

a. dissolução sem dissociação iônica;
b. somente dispersão grosseira;
c. diluição;
d. dissolução com dissociação iônica.

a) Ia; IId; IIIc; IVa: Vd; VIa

b) c; IIc; IIIc; IVa: Vc; VIc

c) Ic; IIa; IIId; IVb; Va; VId

d) Ia; IIa; IIIa; IVb; Va; VIa

e) Id; IId; IIIa; IVc; Vd; VId

Exercício 2

(UFPE) Uma solução composta por duas colheres de sopa de açúcar (34,2 g) e uma colher de sopa de água (18,0 g) foi preparada. Sabendo que:

Massa molar da sacarose = 342,0 g mol-1,
Massa molar da água = 18,0 g mol-1,
Ponto de fusão da sacarose = 184 °C e Ponto de fusão da água = 0 °C,

podemos dizer que:

1) A água é o solvente, e o açúcar, o soluto.
2) O açúcar é o solvente, uma vez que sua massa é maior que a da água.
3) Em temperatura ambiente, o açúcar não pode ser considerado solvente por ser um composto sólido.

Está(ão) correta(s):

a) 1 apenas

b) 2 apenas

c) 3 apenas

d) 1 e 3 apenas

e) 1, 2 e 3

Artigos Relacionados


Aspectos quantitativos das soluções

Clique para aprender tudo sobre os principais aspectos quantitativos das soluções!
Química

Como as substâncias se dissolvem

Saiba qual fator interfere na solubilidade.
Química

Como medir a temperatura de uma solução?

Termômetro de laboratório, escalas Celsius e Fahrenheit, medir a temperatura de uma solução, Reações a altas temperaturas, grau de agitação de partículas, variação da temperatura, graduação do tubo de termômetros.
Química

Dissociação e Ionização

Dissociação e Ionização, cientista italiano Volta, corrente elétrica, físico-químico sueco Svant August Arrhenius, Teoria de Arrhenius, íons positivos, cátions, íons negativos, ânions, soda cáustica, sal de cozinha, moléculas polares, dissociação iônica,
Química

Ionização

A ionização é uma reação química (em que se formam íons) e uma solução eletrolítica (que conduz corrente elétrica). Entenda melhor em quais casos ela ocorre e o que a diferencia da dissociação iônica.
Química

Solubilidade e curvas de Solubilidade

Solubilidade e curvas de Solubilidade, O que é solubilidade, Coeficiente de Solubilidade, solução saturada, solução insaturada.
Química

Solução

Solução, Solução sólida. Solução líquida, Solução gasosa, Soluções formadas por gás e líquido, soluções formadas por líquidos.
Química

Solução aquosa de sais

Acidez e basicidade das soluções salinas.
Química

Soluções Coloidais

Soluções Coloidais, Colóides micelares, Colóides moleculares, Colóides iônicos, aerossol, sol, emulsão, espuma, gel, sólido, líquido, gasoso, dispergente, leite, manteiga, maionese, creme chantily, solvente.
Química

Soluções e seus estados físicos

Soluções sólidas, Soluções líquidas, Soluções gasosas, Soluções e seus estados físicos, liga de cobre e níquel, liga de cobre e estanho, solução aquosa de álcool, gás nitrogênio, gás oxigênio.
Química