Whatsapp

Saturação das soluções

Química

Em relação à saturação, as soluções podem ser classificadas em insaturadas, saturadas e supersaturadas de acordo com o coeficiente de solubilidade do soluto no solvente.
PUBLICIDADE

É possível estabelecer uma relação entre as quantidades de soluto dissolvido em determinada quantidade de solvente e em uma dada temperatura. Imagine que 10 g de sal foram misturados em 100 mL de água a 20ºC. O sal dissolve-se completamente e podemos até mesmo colocar mais sal que ele continuará dissolvendo-se.

Se colocarmos 25 g de sal na mesma quantidade de água e na mesma temperatura, o sal também se dissolverá todo. No entanto, se colocarmos 50 g de sal em 100 mL de água a 20ºC, 14 g de sal não se solubilizarão, permanecendo no fundo do béquer. Essa parte não dissolvida é denominada de precipitado, corpo de chão ou corpo de fundo.

Por meio do último exemplo, vemos que existe uma quantidade limite ou quantidade máxima de soluto que se dissolve em determinada quantidade de solvente, o que chamamos de coeficiente de solubilidade. No caso do sal, o coeficiente de solubilidade é 36 g em 100 mL ou 100 g de água a 20º C. É por isso que, de 50 g, 14 g não se solubilizaram.

O coeficiente de solubilidade varia de acordo com o soluto, a quantidade de solvente e a temperatura em que se encontra a solução. Em relação à natureza do soluto, substâncias diferentes se dissolvem em quantidades diferentes em uma mesma quantidade de solvente e na mesma temperatura.

Se dissolvermos 100 g de açúcar, que é bem mais do que a quantidade de sal dissolvido, em 100 mL de água, a 20 ºC, todo o açúcar se dissolverá, o que significa que seu coeficiente de solubilidade é bem maior que o do sal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

a) Solução insaturada

Quando colocamos uma quantidade de soluto abaixo de seu coeficiente de solubilidade, temos uma solução insaturada ou não saturada.

Solução insaturada

b) Solução saturada

Se colocarmos exatamente o coeficiente de solubilidade (36 g), teremos uma solução saturada, isto é, solução que contém a máxima quantidade de soluto em uma certa quantidade de solvente e em uma determinada temperatura.

No exemplo que demos em que se colocaram 50 g de sal e 14 g não se dissolveram, temos uma solução saturada com corpo de fundo. Para obter somente a solução saturada, basta realizar uma filtração.

Solução saturada

c) Solução supersaturada

Agora, se nós aquecermos essa solução saturada com corpo de fundo, o precipitado dissolver-se-á totalmente, pois, a uma temperatura mais elevada, o seu coeficiente de solubilidade aumenta.

Se deixarmos essa solução em repouso, até ela voltar para a temperatura de 20 ºC, obteremos uma solução supersaturada, que é muito instável, pois contém mais soluto dissolvido do que o coeficiente de solubilidade naquela temperatura.

Assim, se adicionarmos a ela um pequeno cristal do soluto, ocorrerá a precipitação dos 14 g de sal, que é a quantidade dissolvida acima da quantidade possível para a saturação (36 g).

Ao adicionarmos um pequeno cristal a uma solução supersaturada de acetato de sódio, por exemplo, a cristalização inicia-se. Isso pode ser visto na figura a seguir:

Solução supersaturada preparada com acetato de sódio
Solução supersaturada preparada com acetato de sódio


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quanto à saturação, as soluções podem ser insaturadas, saturadas e supersaturadas
Quanto à saturação, as soluções podem ser insaturadas, saturadas e supersaturadas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Saturação das soluções"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/saturacao-das-solucoes.htm. Acesso em 10 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Considere este gráfico:


As soluções indicadas pelos pontos A, B e C podem ser classificadas quanto à saturação, respectivamente, como:

  1. Insaturada, saturada com corpo de chão, supersaturada.
  2. Saturada, insaturada, saturada com corpo de chão.
  3. Saturada com corpo de chão, saturada, insaturada.
  1. Supersaturada, insaturada, saturada.
  2. Saturada com corpo de chão, supersaturada, insaturada.

Questão 2

Observe a tabela de solubilidade abaixo para várias substâncias:

Classifique o tipo de solução (saturada, insaturada ou supersaturada) que obteremos se adicionarmos essas massas de soluto a 100 g de água, à temperatura de 20ºC:

  1. 50 g de NaCℓ;
  2. 33,0 g de açúcar;
  3. 5,0 g de KCℓ.
  1. Saturada, supersaturada, insaturada.

  2. Saturada, insaturada, saturada.

  3. Insaturada, saturada, supersaturada.

  4. Supersaturada, insaturada, saturada.

  1. Saturada, saturada, insaturada.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você sabia que até mesmo o bronze é considerado uma solução? Veja por que conhecendo a classificação das soluções químicas.
Aprenda o que é o coeficiente de solubilidade, qual é a sua relação com as soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas e como ele varia com a temperatura.
Aprenda a realizar o cálculo da concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria, que também é denominada concentração molar ou molaridade.
Aprenda como é realizado o cálculo do Kps de um eletrólito a partir das concentrações do cátion e ânion liberados por ele.
Aprenda a analisar, interpretar e construir os gráficos de curvas de solubilidade. Saiba também como se relacionam com a classificação de uma solução.
Aprenda a realizar o cálculo da molalidade, uma das formas de expressar a concentração de uma solução química.
Clique aqui e saiba mais sobre o que é a osmose e em quais situações ela é aplicada no nosso cotidiano.
Veja o que é pressão máxima de vapor e como ela é influenciada pela temperatura e pela natureza da substância.
Nesse texto, você entenderá por que o açúcar se dissolve na água e o óleo não sob um ponto de vista microscópico, relacionando força intermolecular e solubilidade.
Descubra por que o sal se dissolve na água, mas na gasolina não, por entender a relação entre polaridade e solubilidade das substâncias.