Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Título ou Porcentagem em Massa

Química

O Título ou porcentagem em massa é a relação (razão) entre a massa do soluto e a massa da solução. Ele não tem unidades e pode ser expresso também em porcentagem. Nesse caso é só multiplicar o resultado por 100%. Além disso, existe a porcentagem em volume da solução.
A solução aquosa de água oxigenada contém a porcentagem em massa de peroixido de hidrogênio (H2O2) de apenas 3%
A solução aquosa de água oxigenada contém a porcentagem em massa de peroixido de hidrogênio (H2O2) de apenas 3%
PUBLICIDADE

Em muitos medicamentos e em produtos alimentares líquidos e sólidos, como o vinagre   e bolachas, por exemplo, apresenta-se o teor em porcentagem de massa do soluto (m1) em relação à massa da solução inteira (m = m1 + m2). A essa grandeza dá-se o nome de Título (T) ou porcentagem em massa de uma solução.

Sua definição pode ser expressa da seguinte forma:

Definição conceitual de Título em massa.

Dessa forma, seu cálculo é feito através da equação matemática abaixo:

ou

Visto que tanto no denominador, como no numerador, está se tratando da mesma unidade (a unidade de massa é o grama – g), o Título não possui nenhuma unidade e é menor que 1.

Desse modo, se dissermos que o título de determinada solução é 0,4, isso significa que para cada unidade de massa da solução, 0,4 corresponde à massa do soluto. Porém, muitas vezes o Título é expresso em porcentagem. Para tal, basta multiplicar o valor encontrado por 100%. Nesse caso é chamado de Porcentagem em Massa (T%) *

Observe a figura abaixo, em que é dada a porcentagem em massa do cloreto de sódio de uma solução de soro fisiológico:

O soro fisiológico, usado no tratamento de desidratação, contém uma porcentagem em massa de cloreto de sódio de 0,9%
O soro fisiológico, usado no tratamento de desidratação, contém uma porcentagem em massa de cloreto de sódio de 0,9%

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse caso, significa que em cada 100 g ou 100 unidades dessa solução, há 0,9 g ou 0,9% de soluto, isto é, do cloreto de sódio (NaCl – sal de cozinha).

Outro exemplo é o vinagre: no seu rótulo há indicação de que na sua preparação foram usados 5% de massa de ácido acético, ou seja, existem 5 g desse ácido para cada 100 g de solução.

O vinagre é uma solução aquosa com 5% em massa de ácido acético

O Título pode ser dado também em porcentagem de volume. Nesse caso, a única diferença é que no lugar de relacionar a massa do soluto com a massa da solução; relaciona-se o volume do soluto com o volume da solução, segundo a fórmula a seguir:

Por exemplo, no caso do álcool comum, que apresenta uma porcentagem em volume de 96%, em 100 mL da solução, 96 mL é álcool.

A porcentagem em volume do álcool etílico 96%


* O termo “Título” é mais usado entre os cientistas, já os técnicos e vários autores de livros usam mais a expressão “Porcentagem em massa”.



Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Título ou Porcentagem em Massa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/titulo-ou-porcentagem-massa.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Calcule o título e a porcentagem em massa de uma solução feita a partir da dissolução de 368 g de glicerina, C3H8O3, em 1600 g de água.

Questão 2

Qual a massa de água existente em 600 g de uma solução aquosa de brometo de potássio (KBrO3(aq)) com τ = 0,25?

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique para aprender tudo sobre os principais aspectos quantitativos das soluções!
Veja como calcular a concentração de íon em mol/L presente em soluções iônicas e como isso é importante principalmente para o organismo humano.
Aprenda a realizar o cálculo da concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria, que também é denominada concentração molar ou molaridade.
Clique e aprenda a resolver cálculos envolvendo a diluição de soluções!
Descubra como realizar os cálculos para determinar a concentração em mol/L de uma solução depois de realizar a sua titulação ácido-base.
Aprenda mais sobre a densidade das soluções e descubra como essa propriedade física de misturas homogêneas pode ser calculada a partir da utilização das massas do soluto e do solvente e do volume da solução. Veja ainda exemplos com diferentes abordagens desses cálculos que envolvem a densidade. Clique e saiba mais!
Clique e conheça as particularidades e os cálculos relacionados com uma mistura de soluções de mesmo soluto sem reação química.
Aprenda a realizar o cálculo da molalidade, uma das formas de expressar a concentração de uma solução química.
Entenda o que é título em volume, como calculá-lo e em que áreas da sociedade essa grandeza é mais aplicada.