Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Efeito Tyndall

O efeito Tyndall desvia o laser.
O efeito Tyndall desvia o laser.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na ilustração acima podemos perceber que o laser atravessa a solução à esquerda sem sofrer dispersão, mas quando passa pelo recipiente B, a luz é dispersa (espalhada) e ao mesmo tempo refletida, o que nos permite vê-la.

Por que o mesmo efeito não ocorre em A e B? O líquido presente no recipiente A é uma solução, enquanto o presente em B se refere a uma suspensão.

Soluções se referem a misturas homogêneas, as partículas que as constituem são muito pequenas, se referem a íons, átomos ou moléculas. Já as partículas que compõem a solução B são denominadas suspensões coloidais ou simplesmente coloides. Estas são grandes o suficiente para serem vistas a olho nu e por isso elas possuem capacidade para refletir e dispersar a luz.

Essa dispersão da luz é conhecida como efeito Tyndall, os coloides se apresentam translúcidos. A luz incidente é perceptível em razão das partículas que a reflete.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Efeito Tyndall"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/efeito-tyndall.htm. Acesso em 23 de maio de 2024.

De estudante para estudante