PUBLICIDADE
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: podem ser sólidas, líquidas, ou gasosas.
Soluções gasosas: todos os componentes se encontram no estado gasoso, elas têm a estrutura típica dos gases, mas com uma diferença, as moléculas na solução não são todas iguais. Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).
Soluções líquidas: nessas soluções, pelo menos um dos componentes está no estado líquido, as partículas se encontram dispostas próximas umas das outras, caracterizando o estado líquido. Quando se diz que uma solução é aquosa, é porque o componente que se encontra em maior quantidade é a água. Exemplo: solução aquosa de álcool, onde o soluto é o álcool, e a água é o solvente.
Soluções sólidas: os componentes dessas soluções estão no estado sólido à temperatura ambiente, essas soluções são também chamadas de ligas. Exemplos: liga de cobre (Cu) e níquel (Ni), o soluto é o níquel e o solvente é o cobre. A liga de cobre e estanho (Sn) é conhecida como bronze, e dá origem a vários objetos. ´
Por Líria Alves
Graduada em Química