Whatsapp

Soluções e seus estados físicos

Química

PUBLICIDADE

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias, elas podem ser classificadas quanto ao seu estado físico: podem ser sólidas, líquidas, ou gasosas.

Soluções gasosas: todos os componentes se encontram no estado gasoso, elas têm a estrutura típica dos gases, mas com uma diferença, as moléculas na solução não são todas iguais. Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).

Soluções líquidas: nessas soluções, pelo menos um dos componentes está no estado líquido, as partículas se encontram dispostas próximas umas das outras, caracterizando o estado líquido. Quando se diz que uma solução é aquosa, é porque o componente que se encontra em maior quantidade é a água. Exemplo: solução aquosa de álcool, onde o soluto é o álcool, e a água é o solvente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Soluções sólidas: os componentes dessas soluções estão no estado sólido à temperatura ambiente, essas soluções são também chamadas de ligas. Exemplos: liga de cobre (Cu) e níquel (Ni), o soluto é o níquel e o solvente é o cobre. A liga de cobre e estanho (Sn) é conhecida como bronze, e dá origem a vários objetos. ´

Por Líria Alves
Graduada em Química

O Bronze é uma solução sólida usada na fabricação de sinos
O Bronze é uma solução sólida usada na fabricação de sinos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Soluções e seus estados físicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solucoes-seus-estados-fisicos.htm. Acesso em 17 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você sabia que até mesmo o bronze é considerado uma solução? Veja por que conhecendo a classificação das soluções químicas.
Aprenda a realizar o cálculo da concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria, que também é denominada concentração molar ou molaridade.
Aprenda a analisar, interpretar e construir os gráficos de curvas de solubilidade. Saiba também como se relacionam com a classificação de uma solução.
Aprenda a realizar o cálculo da molalidade, uma das formas de expressar a concentração de uma solução química.
Você sabia que não existem somente os estados sólido, líquido e gasoso? Conheça o plasma, o quarto estado de agregação da matéria.
Entenda a definição de soluto e de solvente, veja exemplos e como o tipo de soluto interfere na solução química que é formada.
Clique e conheça os diferentes tipos de misturas e aprenda a distingui-las por meio de alguns exemplos!