Topo
pesquisar

Mistura de soluções com ocorrência de reações químicas

Química

Ao se misturar soluções com solutos diferentes, pode-se dar origem a uma mistura de soluções com reação química. Assim, torna-se imprescindível saber a estequiometria da reação.
Mistura de soluções de solutos diferentes com ocorrência de reação
Mistura de soluções de solutos diferentes com ocorrência de reação
PUBLICIDADE

Para que em uma mistura de soluções ocorra uma reação química, os seus solutos não devem ser os mesmos, pois a reação ocorre entre eles.

Em laboratórios e indústrias químicas, a maioria das misturas se dá a partir da ocorrência de reações e, por isso, torna-se imprescindível conhecer a estequiometria dessas reações. Isso significa saber equacionar as reações e conhecer a proporção em número de mol dos reagentes e dos produtos, que é dada pelos coeficientes da equação balanceada.

Se soubermos esses detalhes, poderemos determinar se a solução final é neutra, ácida ou básica, além de ser possível determinar a concentração em mol/L do produto.

Para entender como isso se dá, veja um exemplo de reação entre um ácido e uma base:

• Mistura entre 30 mL de hidróxido de sódio (NaOH) a 0,7 mol/L e 70 mL de ácido clorídrico (HCl) a 0,3 mol/L.

A reação que ocorre é a seguinte:
1 NaOH + 1 HCl → 1 NaCl +1 H2O

Observe que a proporção da reação é de 1:1. Vamos ver se a mistura realizada também está nessa proporção e determinar se é uma mistura neutra, ácida ou básica. Para tal é necessário descobrir os números de mol (n) dos reagentes:

nNaOH = MNaOH . VNaOH
nNaOH = 0,7 mol/L . 0,03 L
nNaOH =0,021 mol

nHCl = MHCl. VHCl
nHCl = 0,3 mol/L . 0,07 L
nHCl =0,021 mol

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, temos:

                                  1 NaOH + 1 HCl → 1 NaCl +1 H2O
Proporção:                     1 mol     1 mol         1 mol
Número de mol:         0,021 mol    0,021 mol     0,021 mol

Isso significa que a reação está de acordo com a proporção estequiométrica, permanecendo neutra, pois não há excesso de ácido ou de base.

A concentração em mol/L (M) do sal formado pode ser descoberta pela fórmula abaixo, lembrando que o volume da solução é a soma dos volumes do ácido e da base (30 mL + 70 mL = 100 mL = 0,1L):

M = n
       V

M = 0,021mol
         0,1L

M = 0,21 mol/L

No entanto, se misturássemos uma quantia maior de NaOH com a mesma quantidade de HCl, veríamos que o número de mol do NaOH não obedeceria à proporção estequiométrica, ficando em excesso. Assim, saberíamos que a solução final apresentaria caráter básico.

Esse conceito é muito utilizado em uma técnica denominada titulação, em que se determina a concentração de uma solução desconhecida por meio de sua reação (com a ajuda de um indicador) com uma solução de concentração conhecida.

Técnica de titulação


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Mistura de soluções com ocorrência de reações químicas"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mistura-solucoes-com-ocorrencia-reacoes-quimicas.htm>. Acesso em 19 de abril de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Calcule o volume, em litros, de uma solução aquosa de ácido clorídrico, cuja concentração é de 5,0 mol/L, necessária para neutralizar 80 mL de uma solução aquosa de hidróxido de potássio (concentração é de 8 mol/L).

a) 0,0128

b) 12,8

c) 128

d) 0,128

e) 1,28

Questão 2

(UFMG) O hidróxido de sódio (NaOH) neutraliza o ácido sulfúrico (H2SO4) de acordo com a equação abaixo:

2 NaOH + H2SO4 → Na2SO4 + 2H2O

O volume, em litros, de uma solução de H2SO4, 1M que reage com 0,5 mol de NaOH, é:

a) 4,00

b) 2,00

c) 1,00

d) 0,50

e) 0,25

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola