PUBLICIDADE
Para que em uma mistura de soluções ocorra uma reação química, os seus solutos não devem ser os mesmos, pois a reação ocorre entre eles.
Em laboratórios e indústrias químicas, a maioria das misturas se dá a partir da ocorrência de reações e, por isso, torna-se imprescindível conhecer a estequiometria dessas reações. Isso significa saber equacionar as reações e conhecer a proporção em número de mol dos reagentes e dos produtos, que é dada pelos coeficientes da equação balanceada.
Se soubermos esses detalhes, poderemos determinar se a solução final é neutra, ácida ou básica, além de ser possível determinar a concentração em mol/L do produto.
Para entender como isso se dá, veja um exemplo de reação entre um ácido e uma base:
• Mistura entre 30 mL de hidróxido de sódio (NaOH) a 0,7 mol/L e 70 mL de ácido clorídrico (HCl) a 0,3 mol/L.
A reação que ocorre é a seguinte:
1 NaOH + 1 HCl → 1 NaCl +1 H2O
Observe que a proporção da reação é de 1:1. Vamos ver se a mistura realizada também está nessa proporção e determinar se é uma mistura neutra, ácida ou básica. Para tal é necessário descobrir os números de mol (n) dos reagentes:
nNaOH = MNaOH . VNaOH
nNaOH = 0,7 mol/L . 0,03 L
nNaOH =0,021 mol
nHCl = MHCl. VHCl
nHCl = 0,3 mol/L . 0,07 L
nHCl =0,021 mol
Assim, temos:
1 NaOH + 1 HCl → 1 NaCl +1 H2O
Proporção: 1 mol 1 mol 1 mol
Número de mol: 0,021 mol 0,021 mol 0,021 mol
Isso significa que a reação está de acordo com a proporção estequiométrica, permanecendo neutra, pois não há excesso de ácido ou de base.
A concentração em mol/L (M) do sal formado pode ser descoberta pela fórmula abaixo, lembrando que o volume da solução é a soma dos volumes do ácido e da base (30 mL + 70 mL = 100 mL = 0,1L):
M = n
V
M = 0,021mol
0,1L
M = 0,21 mol/L
No entanto, se misturássemos uma quantia maior de NaOH com a mesma quantidade de HCl, veríamos que o número de mol do NaOH não obedeceria à proporção estequiométrica, ficando em excesso. Assim, saberíamos que a solução final apresentaria caráter básico.
Esse conceito é muito utilizado em uma técnica denominada titulação, em que se determina a concentração de uma solução desconhecida por meio de sua reação (com a ajuda de um indicador) com uma solução de concentração conhecida.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química