Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Solubilidade e curvas de Solubilidade

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Ao preparar uma solução, isto é, ao dissolver um soluto em um dado solvente, as moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente.
Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe as situações a seguir:
A)


B)


Ao observarmos as soluções A e B, notamos que o sal é menos solúvel que o açúcar e, partindo desse fato, podemos generalizar:

Solução saturada: é a que contém a máxima quantidade de soluto em uma dada quantidade de solvente, a determinada temperatura; a relação entre a quantidade máxima de soluto e a quantidade de solvente é denominada coeficiente de solubilidade. Exemplo: A quantidade máxima de sal (NaCl), que se dissolve em 100 g de H2O a 20ºC, é 36 g; a solução é denominada saturada.

Uma solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Solubilidade e curvas de Solubilidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-curvas-solubilidade.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Os rins cumprem um importante papel em nosso corpo, eles são responsáveis por excretar continuamente substâncias tais como fosfato de cálcio e oxalato de cálcio, as impurezas do sistema renal. Mas quando a urina se torna saturada por essas substâncias, elas se cristalizam, originando os chamados cálculos renais. Veja a imagem:

Qual o processo químico que dá origem a cálculos renais?

a) dissolução de sais insolúveis
b) dissolução de sais solúveis
c) precipitação de sais insolúveis
d) dissolução de sais pouco solúveis
e) precipitação de sais pouco solúveis
 

Exercício 2

Em um experimento foi feita a adição de ácido clorídrico a uma solução saturada de cloreto de prata (AgCl). Observou-se o aparecimento de um precipitado, uma vez que a solução saturada já apresentava a máxima quantidade de AgCl que podia ser dissolvida no volume presente de água.

A equação que representa o equilíbrio desta reação é:

a) AgCl (s) ↔ AgCl (aq)

b) AgCl (s) ↔ Ag+ (aq) + Cl- (aq)

c) AgCl (s) ↔ Ag- (aq) + Cl+ (aq)

d) Ag+ (aq) + Cl (aq) ↔ AgCl (s)