Whatsapp

Solubilidade e curvas de Solubilidade

Química

PUBLICIDADE

Ao preparar uma solução, isto é, ao dissolver um soluto em um dado solvente, as moléculas ou os íons do soluto separam-se, permanecendo dispersos no solvente.
Podemos estabelecer uma relação entre diferentes solutos e as características de suas soluções aquosas por meio de experimentos bem simples, feitos à mesma temperatura. Observe as situações a seguir:
A)


B)


Ao observarmos as soluções A e B, notamos que o sal é menos solúvel que o açúcar e, partindo desse fato, podemos generalizar:

Solução saturada: é a que contém a máxima quantidade de soluto em uma dada quantidade de solvente, a determinada temperatura; a relação entre a quantidade máxima de soluto e a quantidade de solvente é denominada coeficiente de solubilidade. Exemplo: A quantidade máxima de sal (NaCl), que se dissolve em 100 g de H2O a 20ºC, é 36 g; a solução é denominada saturada.

Uma solução com quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade é denominada solução não-saturada ou insaturada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Soluções - Físico-Química

Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Solubilidade e curvas de Solubilidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-curvas-solubilidade.htm. Acesso em 18 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Os rins cumprem um importante papel em nosso corpo, eles são responsáveis por excretar continuamente substâncias tais como fosfato de cálcio e oxalato de cálcio, as impurezas do sistema renal. Mas quando a urina se torna saturada por essas substâncias, elas se cristalizam, originando os chamados cálculos renais. Veja a imagem:

Qual o processo químico que dá origem a cálculos renais?

a) dissolução de sais insolúveis
b) dissolução de sais solúveis
c) precipitação de sais insolúveis
d) dissolução de sais pouco solúveis
e) precipitação de sais pouco solúveis
 

Questão 2

Em um experimento foi feita a adição de ácido clorídrico a uma solução saturada de cloreto de prata (AgCl). Observou-se o aparecimento de um precipitado, uma vez que a solução saturada já apresentava a máxima quantidade de AgCl que podia ser dissolvida no volume presente de água.

A equação que representa o equilíbrio desta reação é:

a) AgCl (s) ↔ AgCl (aq)

b) AgCl (s) ↔ Ag+ (aq) + Cl- (aq)

c) AgCl (s) ↔ Ag- (aq) + Cl+ (aq)

d) Ag+ (aq) + Cl (aq) ↔ AgCl (s)

Mais Questões
Artigos Relacionados
Você sabia que até mesmo o bronze é considerado uma solução? Veja por que conhecendo a classificação das soluções químicas.
Aprenda o que é o coeficiente de solubilidade, qual é a sua relação com as soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas e como ele varia com a temperatura.
Aprenda a realizar o cálculo da concentração em mol/L ou concentração em quantidade de matéria, que também é denominada concentração molar ou molaridade.
Aprenda a analisar, interpretar e construir os gráficos de curvas de solubilidade. Saiba também como se relacionam com a classificação de uma solução.
Aprenda a realizar o cálculo da molalidade, uma das formas de expressar a concentração de uma solução química.
Veja o que é pressão máxima de vapor e como ela é influenciada pela temperatura e pela natureza da substância.
Nesse texto, você entenderá por que o açúcar se dissolve na água e o óleo não sob um ponto de vista microscópico, relacionando força intermolecular e solubilidade.
Descubra por que o sal se dissolve na água, mas na gasolina não, por entender a relação entre polaridade e solubilidade das substâncias.
Entenda a definição de soluto e de solvente, veja exemplos e como o tipo de soluto interfere na solução química que é formada.