PUBLICIDADE
Ucrânia é um país do Leste Europeu com capital na cidade de Kiev. O seu território, o segundo maior do continente, é banhado pelo mar Negro e faz fronteira com outras sete nações, entre elas a Rússia. A Ucrânia apresenta clima temperado continental e relevo formado por planícies e montanhas, com a presença dos Cárpatos a oeste.
Conta hoje com mais de 43 milhões de habitantes, a maioria deles vivendo nas áreas urbanas. A economia ucraniana é baseada no setor terciário e na indústria de transformação, além da geração de energia elétrica.
Leia também: Canadá — o segundo maior país do mundo em extensão territorial
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Ucrânia
- 2 - Dados gerais sobre a Ucrânia
- 3 - Etimologia da Ucrânia
- 4 - Mapa da Ucrânia
- 5 - Geografia da Ucrânia
- 6 - Demografia da Ucrânia
- 7 - Economia da Ucrânia
- 8 - História da Ucrânia
- 9 - Cultura da Ucrânia
- 10 - Infraestrutura da Ucrânia
- 11 - Governo da Ucrânia
- 12 - Curiosidades sobre a Ucrânia
Resumo sobre a Ucrânia
-
É um país localizado no Leste da Europa.
-
Sua capital é a cidade de Kiev.
-
Seu clima é o temperado continental, caracterizado por invernos muito frios e com precipitação na forma de neve.
-
Tem relevo formado predominantemente por planícies e pelas montanhas, e por Cárpatos, no oeste.
-
O rio Dniepre é seu principal curso d’água, utilizado tanto no abastecimento quanto para os transportes.
-
É um país populoso, com mais de 43 milhões de habitantes. A cidade de Kiev é a maior da Ucrânia, com três milhões de habitantes.
-
Sua economia é baseada no setor de comércio e serviços e na indústria, segmento em que se destacam as siderúrgicas, de maquinários e química.
-
Em 1986, um acidente nuclear marcou sua história e a de seus países vizinhos, notadamente Belarus. A explosão de um reator na usina de Chernobyl ocasionou milhares de mortes (imediadas e no longo prazo) e tornou cidades como Pripyat inabitáveis.
-
Integrou diversos territórios no curso de sua história, e fez parte ainda da União Soviética.
-
Declarou a sua independência no ano de 1991.
-
Entre 2021 e 2022, houve uma escalada das tensões entre Ucrânia e Rússia em decorrência de disputas territoriais pela Crimeia, situada no mar Negro.
-
É uma grande produtora de energia elétrica e ainda dependente das usinas nucleares para o seu abastecimento interno.
Dados gerais sobre a Ucrânia
-
Nome oficial: Ucrânia
-
Gentílico: ucraniano
-
Extensão territorial: 603.500 km²
-
Localização: Leste da Europa
-
Capital: Kiev
-
Governo: república semipresidencialista
-
Divisão administrativa: 24 províncias, uma república autônoma e duas municipalidades
-
Idioma: ucraniano
-
-
ortodoxa (incluindo a Igreja Ortodoxa da Ucrânia);
-
greco-católica ucraniana;
-
católica romana;
-
protestante;
-
islamismo;
-
judaísmo.
-
-
População: 43.467.000 habitantes (ONU, 2021)
-
Densidade demográfica: 75 hab./km² (ONU, 2021)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,779
-
Moeda: Grívnia (Hryvnia)
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 203,93 bilhões (FMI, 2022)
-
PIB per capita: US$ 4960 (FMI, 2022)
-
Gini: 0,261
-
Fuso horário: GMT+2
-
Relações exteriores:
Etimologia da Ucrânia
Os nomes Ucrânia ou Ukraina, como é escrito no idioma ucraniano, derivam de uma palavra do eslavo antigo, ukraina, que significa “terra de fronteira ou marcha”. Sua adoção em maior escala foi feita somente a partir do século XIX. Antes, os ucranianos se referiam a eles próprios como Rusynys, em referência aos Rus, os primeiros povos eslavos que se estabeleceram na região onde hoje ficam a Ucrânia e a Rússia.
Mapa da Ucrânia
Geografia da Ucrânia
A Ucrânia é um país europeu localizado no leste do continente. Sua capital é a cidade de Kiev. O território ucraniano apresenta 603.500 km² de extensão, e se limita com outros sete países:
Ao sul o país é banhado pelos mares Negro e de Azov. Nessa região fica a península da Crimeia, uma província semiautônoma da Ucrânia que foi anexada ao território russo em 2014, sendo assim o principal motivo de tensões geopolíticas entre os dois países.
→ Clima da Ucrânia
O clima predominante na Ucrânia é o temperado continental. Os verões são mais quentes no sul e nas terras orientais, enquanto os invernos mais frios ocorrem no norte e também no leste. As temperaturas mais quentes do ano ocorrem em julho, e variam de 18 ºC a 23 ºC. No frio os termômetros marcam entre -8 ºC e -3 ºC, com mínimas registradas em janeiro. As chuvas são mais volumosas no norte e oeste do país, onde chegam a 1200 mm anuais, assim como a neve.
→ Relevo da Ucrânia
A Ucrânia integra a planície europeia oriental. Sendo assim, terrenos planos ou suavemente ondulados compõem a maior parte da paisagem ucraniana. As montanhas se concentram na região oeste, por onde se estende a cordilheira dos Cárpatos. A altitude média no país é de 174 metros. Seu ponto culminante é o monte Horvela, a 2061 metros acima do nível do mar.
→ Vegetação da Ucrânia
A vegetação da Ucrânia se divide entre:
-
florestas mistas (chamadas de polissya), que compreendem um terço da superfície ucraniana;
-
zona de transição entre as florestas e o estepe, onde se encontra boa parte das terras agricultáveis do país;
-
estepes.
→ Hidrografia da Ucrânia
O rio Dniepre é o principal curso d’água da Ucrânia. Ele percorre 980 km dentro do território ucraniano e é de extrema importância para o abastecimento e geração de energia elétrica, embora não seja essa a fonte principal de geração de energia no país. Entre seus principais tributários, está o rio Buh Meridional, segundo mais longo da Ucrânia. Ao sul do país, corre o rio Danúbio.
Demografia da Ucrânia
A Ucrânia é o segundo país mais populoso do Leste Europeu, com 43.467.000 habitantes. A densidade demográfica do território ucraniano é de 75 hab./km², com maior concentração populacional das regiões oeste, leste e também no entorno dos principais centros urbanos, notadamente da capital. Cerca de 70% dos ucranianos vivem nas cidades, mas os aglomerados urbanos têm visto a sua população diminuir a uma taxa de 0,27% ao ano.
A capital, Kiev, é a maior cidade da Ucrânia e reúne pouco mais de três milhões de habitantes, o que equivale a 7% dos moradores do país. Há outras duas cidades com mais de um milhão de habitantes na Ucrânia, sendo elas Carcóvia, com 1,42 milhão de pessoas, e Odessa, cidade litorânea onde vivem 1 milhão e 90 mil ucranianos.
A população da ucrânia apresentou recentemente uma taxa de crescimento populacional negativa, o que indica que, na verdade, o número total de habitantes no país tem diminuído gradativamente. O número de mortes, que é de 13,9 por mil habitantes, supera o número de nascimentos (9,3/1000), um dos motivos que explicam a tendência demográfica no país.
Além disso, a emigração cresceu e já resulta em um saldo migratório negativo. Nota-se ainda o processo de envelhecimento populacional na Ucrânia, com aumento da idade mediana da sua população para 41,2 anos. A expectativa de vida no país é de 73,18 anos.
Confira nosso podcast: Envelhecimento populacional e economia
Economia da Ucrânia
A Ucrânia é uma das principais economias do Leste Europeu. O país apresenta um Produto Interno Bruto (PIB) de 203,93 bilhões de dólares, e seu PIB per capita é de 4960 dólares. Na última década, a crise política interna e os conflitos com a Rússia condicionaram a desaceleração e, em alguns períodos, o encolhimento da economia ucraniana.
Embora não faça parte, a Ucrânia tem recebido apoio da União Europeia por meio de um Acordo de Associação, o qual entrou em vigor em 2017, após uma década de negociações. A Rússia e a China continuam sendo os principais parceiros comerciais da Ucrânia, tanto nas exportações quanto nas importações. Junto deles, estão:
O setor terciário é o principal da economia ucraniana. Ele é responsável por 60% do PIB do país e agrega cerca de 68% da mão de obra. A indústria ucraniana, correspondente ao setor secundário, representa 28,6% do PIB, e apresenta um parque bastante diversificado, com a produção de:
-
energia elétrica;
-
metais;
-
maquinários;
-
equipamentos de transporte;
-
produtos químicos.
O setor primário se destaca na produção agrícola com:
-
trigo;
-
milho;
-
batata;
-
soja;
-
leite.
Também se destaca na exploração de recursos minerais, entre os quais estão:
-
carvão;
-
minério de ferro;
Veja também: Cazaquistão — um dos principais produtores e exportadores mundiais de urânio
História da Ucrânia
O primeiro grande Estado eslavo oriental se constituiu no território que hoje é a Ucrânia, o que se deu por volta do século IX da era comum. Ele é conhecido como Kyivan Rus, e, nos séculos que se seguiram, tornou-se um dos maiores e mais poderosos Estados do continente europeu, sendo um centro tanto político quanto cultural.
O enfraquecimento desse território teve início com as invasões estrangeiras, mais precisamente com o avanço do Império Mongol no século XIII e a incorporação de boa parte do território eslavo à Horda de Ouro, resultante da dissolução do Império Mongol. Durante o século XVI, uma parte do território ucraniano entrou para a Comunidade Polaco-Lituânia, formada então pelos dois países vizinhos. Antes da dominação russa sobre a Ucrânia, um novo Estado, chamado Hetmanato Cossaco, formou-se no século XVII.
A anexação pelo Império Russo teve início na segunda metade do século XVIII, a partir de 1764, e foi concluída no ano de 1781. Até o final do período, as áreas sob domínio da Rússia se expandiram do oeste para o sul da Ucrânia, compreendendo o então Canado da Crimeia, que estava sob domínio tártaro. Por breve período, após o ano de 1918, a Ucrânia se tornou um território independente. Em 1921, foi incorporada à União Soviética.
A história ucraniana na década de 1930 ficou marcada pelo Holomodor, palavra ucraniana que designa “a morte pela fome”. Essa palavra foi usada para o genocídio que ocorreu na Ucrânia entre 1931 e 1933, quando milhões de pessoas morreram por inanição devido à política de coletivização forçada levada a cabo pela União Soviética.
Pouco tempo depois, o país sofreu uma enorme devastação com os eventos decorrentes da Segunda Guerra Mundial e a ocupação do exército nazista de origem alemã, ocasionando mais uma vez a morte de milhares de ucranianos. Em se tratando do território, nota-se que a Crimeia passou a integrar a Ucrânia no ano de 1954.
Ainda no século XX, outro trágico evento teve lugar na Ucrânia: o acidente de Chernobyl. Um reator da usina nuclear de Chernobyl, localizada no norte do país, explodiu na madrugada do dia 26 de abril de 1986, lançando material radioativo no ar. As correntes carregaram essas partículas para diversas outras localidades, incluindo Belarus, país mais afetado, e Rússia. Milhares de pessoas morreram em decorrência da radiação, e a região onde ocorreu o acidente se encontra inabitável desde então — e assim deve permanecer.
A Ucrânia se tornou um país independente no ano de 1991, mas a instabilidade política e as crises conjunturais internas se intensificaram. O período recente foi marcado pela Revolução Laranja (2004-2005) e pelos protestos de 2014 conhecidos como Revolução Ucraniana.
Nesse mesmo ano, a Rússia ocupou a província da Crimeia, e as disputas geopolíticas na região ocasionaram uma escalada na tensão entre Ucrânia e Rússia em 2021 e 2022, envolvendo ainda os Estados Unidos devido ao diálogo entre a Ucrânia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que tem despertado uma reação negativa da parte russa.
Cultura da Ucrânia
A posição geográfica e, sobretudo, a história da formação territorial da Ucrânia tiveram papel fundamental na composição de sua cultura, uma vez que ela apresenta muitos elementos em comum com os países vizinhos, pertencentes ao Leste da Europa. O idioma oficial do país é o ucraniano, mas o russo é também bastante utilizado. A população do país é formada por diversos grupos além dos ucranianos, como:
-
russos;
-
moldavos;
-
belarussos;
-
búlgaros;
-
húngaros;
-
romenos;
-
poloneses.
A religião ortodoxa de origem ucraniana reúne o maior número de adeptos no país. Além disso, a Ucrânia tem uma vasta tradição:
-
na literatura;
-
na música;
-
nas artes visuais.
A paisagem urbana do país é repleta de monumentos históricos que representam fatos e momentos importantes para o país, além de ter se transformado gradualmente após o fim da União Soviética, adotando novos estilos arquitetônicos. O país realiza anualmente uma série de festivais que atraem milhares de turistas, com destaque para os festivais de música popular contemporânea (jazz, rock, folk) e de dança.
Alguns dos feriados tradicionais são:
-
a Páscoa, quando ocorre a pintura à mão de ovos;
-
o Masnytsia, muitas vezes conhecido como Semana da Panqueca, que celebra o fim do inverno e início da primavera;
-
o Malanka, celebrado também em Belarus, representando a véspera do Ano-Novo no calendário juliano.
Infraestrutura da Ucrânia
A Ucrânia é um país com índice de desenvolvimento médio e baixa desigualdade social, conforme indica do Coeficiente de Gini. Atualmente, somente 1,1% da sua população vive abaixo da linha da pobreza. Com relação ao acesso aos serviços básicos, eles abrangem a maior parcela dos ucranianos, tanto na zona rural quanto na urbana. A rede de água atende 99,5% da população, enquanto a rede de esgoto chega a 99,4% dela.
A eletricidade chega a todos os domicílios ucranianos. A matriz energética da Ucrânia é formada predominantemente por combustíveis fósseis, embora a geração de energia elétrica ainda seja bastante dependente das usinas nucleares. Hoje existem 15 reatores ativos no país, os quais são responsáveis por metade da energia elétrica consumida na Ucrânia.
A rede de transporte urbano das cidades ucranianas é conhecida pelo elevado grau de integração intra e interurbana assim como pelo preço baixo dos serviços, tornando-os mais acessíveis. O país dispõe de uma densa malha rodoviária e ferroviária, além dos oleodutos, os quais são utilizados para petróleo e derivados.
Saiba também: Quais são as fontes renováveis de energia que existem?
Governo da Ucrânia
A Ucrânia é uma república semipresidencialista. O chefe do Poder Executivo e, portanto, chefe de Estado é o presidente da república, eleito diretamente por meio do voto popular. O chefe de governo é o primeiro-ministro, escolhido pelos votos dos membros do Parlamento. No país o Parlamento é unicameral, e recebe o nome de Conselho Supremo da Ucrânia ou Verkhovna Rada.
Curiosidades sobre a Ucrânia
-
A Ucrânia é o maior país em extensão com território exclusivamente europeu. Levando em consideração a Rússia (situada na Europa e na Ásia), a Ucrânia é o segundo país mais extenso do continente.
-
A estação de metrô mais profunda do mundo fica na Ucrânia. Ela foi construída a 105,5 metros abaixo do nível do solo.
-
As celebrações natalinas seguem tanto o calendário católico (25 de dezembro) quanto ortodoxo (7 de janeiro).
-
O borsch é um dos pratos tradicionais da Ucrânia. É conhecido como sopa de beterraba, embora leve vários outros ingredientes em seu preparo, podendo incluir carnes.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia