Topo
pesquisar

Ucrânia

Geografia

A Ucrânia é o segundo maior país da Europa, que se destaca por um Índice de Desenvolvimento Alto.
PUBLICIDADE

Segundo maior país do continente europeu, atrás somente da Rússia, a Ucrânia, cujo nome na língua eslava significa “Fronteira”, limita-se ao sul com a Moldávia, a sudoeste com a Romênia, Hungria e Eslováquia, a oeste com a Polônia, a noroeste com a Bielorrússia, a nordeste com a Rússia, além de ser banhada ao sul pelo Mar Negro.

A Ucrânia foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano (“terra negra”), desenvolveram grandes plantações de cereais. A independência nacional foi proclamada em 16 de julho de 1990, sendo aprovada no dia 24 de agosto do mesmo ano. Desde então, a nação passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – grupo formado pela Rússia e as antigas repúblicas soviéticas.

Com a desagregação da União Soviética, a economia ucraniana sofreu grande declínio, pois a Rússia, principal importadora dos seus produtos agrícolas (beterraba, trigo, batata, milho, soja, etc.) e responsável pela aplicação de recursos financeiros no setor industrial, também teve a economia extremamente afetada, refletindo diretamente nas relações comerciais entre as duas nações. Desde 1990, a Ucrânia, visando alavancar o setor econômico, tem proporcionado incentivos para a entrada de capitais estrangeiros, atraindo filiais de empresas transnacionais. Outro destaque são as grandes reservas de carvão, ferro e manganês.

A população nacional apresenta grande diversidade cultural. Na porção leste do país, próxima à Rússia, os habitantes são seguidores do cristianismo ortodoxo, ligado ao patriarcado russo. A população do oeste ucraniano, por sua vez, é majoritariamente católica grega, aceitando a supremacia do Papa. Também existem movimentos separatistas, sobretudo na península da Crimeia, na qual a maioria da população é de origem russa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O país ficou mundialmente conhecido após o acidente nuclear na usina de Chernobyl (em abril de 1986), que é considerado a maior catástrofe com material radioativo da história. Esse desastre provocou a morte de milhares de pessoas, além do desenvolvimento de cânceres após décadas do ocorrido. Por volta de 135 mil habitantes tiveram que abandonar a região onde estava instalada a usina.


Brasão de Armas da Ucrânia

Dados da Ucrânia:

Extensão territorial: 603.700 km².

Localização: Europa.

Capital: Kiev.

Clima: Temperado continental.

Governo: República com forma mista de governo.

Divisão administrativa: 24 províncias, 1 república autônoma (Crimeia) e 2 áreas metropolitanas (Kiev e Sebastopol).

Idiomas: Ucraniano (oficial), russo.

Religiões: Cristianismo 80,1% (ortodoxos 52,9%, independentes 17,1%, outros 10,1%), sem religião 13,5%, ateísmo 4,2%, outras 2,2%.

População: 45.708.081 habitantes. (Homens: 21.076.311; Mulheres: 24.631.770).

Composição: Ucranianos 73%, russos 22%, outros 5%.

Densidade demográfica: 75,7 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: - 0,6%.

População residente em área urbana: 68,02%.

População residente em área rural: 31,98%.

População subnutrida: menor que 5%.

Esperança de vida ao nascer: 67,7 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 97%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 93%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,710 (alto).

Moeda: Hyvnia.

Produto Interno Bruto (PIB): 180,3 bilhões de dólares.

PIB per capita: 3.055 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, CEI, FMI, OMC, ONU.
 


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Gegrafia - Brasil Escola

Bandeira da Ucrânia
Bandeira da Ucrânia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Ucrânia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/ucrania.htm. Acesso em 19 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola