PUBLICIDADE
Eslovênia, ou República da Eslovênia, é um país do leste europeu de pouco mais de dois milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Liubliana. Com uma estreita saída, a sudoeste, para o mar Adriático, seu território faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia.
O território esloveno dispõe de clima temperado e paisagens formadas por montanhas e planaltos cársticos, com extensas áreas recobertas por florestas. Sua economia é uma das mais desenvolvidas da região, com destaque para o setor secundário, que agrega a atividade industrial.
Confira nosso podcast: Países mais e menos ricos do mundo
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Eslovênia
- 2 - Dados gerais sobre a Eslovênia:
- 3 - Etimologia da Eslovênia
- 4 - Geografia da Eslovênia
- 5 - Demografia da Eslovênia
- 6 - Economia da Eslovênia
- 7 - História da Eslovênia
- 8 - Cultura da Eslovênia
- 9 - Infraestrutura da Eslovênia
- 10 - Governo da Eslovênia
- 11 - Curiosidades sobre a Eslovênia
Resumo sobre a Eslovênia
-
A Eslovênia é um país da região leste da Europa. Sua capital é a cidade de Liubliana.
-
Possui área de 20,2 mil km² e um estreito litoral banhado pelo mar Adriático.
-
Apresenta clima temperado e relevo formado por montanhas e planaltos cársticos.
-
O rio Drava é o principal curso d’água do país.
-
Conta com uma população de 2.079.000 habitantes. Pouco mais da metade vive nas cidades.
-
A capital é a cidade mais populosa da Eslovênia, com 286.500 habitantes.
-
Trata-se de uma economia desenvolvida concentrada na indústria de transformação e no comércio.
-
O PIB per capita da Eslovênia é elevado e supera 30 mil dólares.
-
A população apresenta boa qualidade de vida no país, acima da média para os países da OCDE. Destaca-se a qualidade da educação e a segurança pública.
-
O país fez parte da Iugoslávia até o ano de 1991, quando conquistou a sua independência.
Dados gerais sobre a Eslovênia:
-
Nome oficial: República da Eslovênia
-
Gentílico: esloveno
-
Extensão territorial: 20.273 km²
-
Localização: leste da Europa
-
Capital: Liubliana
-
Clima:
-
temperado continental.
-
Governo: república parlamentarista
-
Divisão administrativa: 201 municipalidades e 11 municipalidades urbanas
-
Idioma: esloveno
-
Religiões:
-
católica romana: 57,8%;
-
islã: 2,4%;
-
ortodoxa: 2,3%;
-
outras religiões cristãs: 1%.
-
-
População: 2.079.000 habitantes (ONU, 2021)
-
Densidade demográfica: 103,2 hab./km² (ONU, 2021)
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,917
-
Moeda: Euro
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 65,47 bilhões (FMI, 2022)
-
PIB per capita: US$ 31.030 (FMI, 2022)
-
Gini: 0,242
-
Fuso horário: GMT+1
-
Relações exteriores:
Etimologia da Eslovênia
O nome Eslovênia (Slovenija no idioma oficial) significa “terra dos eslavos”, remetendo às origens do povo esloveno e da maior parte da população das regiões central e oriental da Europa.
Geografia da Eslovênia
A Eslovênia é um país europeu localizado na região leste no continente. Sua capital é a cidade de Liubliana. O território esloveno se estende por 20.273 km², com uma pequena parcela inserida na península dos Bálcãs.
Situado a sudoeste, o estreito litoral do país é banhado pelo mar Adriático, na área do golfo de Trieste. Além disso, a Eslovênia estabelece fronteira com:
Conheça também: Eslováquia — um país da região central do continente europeu
→ Clima da Eslovênia
Dois tipos de clima são predominantes na Eslovênia. O primeiro deles é o mediterrâneo, que ocorre no oeste do país, nas áreas próximas ao litoral. Nessas áreas, os verões são quentes e secos, com temperaturas de até 27 ºC. Os invernos são amenos e úmidos, com média de 10 ºC. A pluviosidade se concentra nos meses de primavera e outono.
As demais áreas são caracterizados pelo clima temperado continental, com verões amenos (21 ºC em média) e invernos muito frios. Nessa estação, há o registro de precipitação em forma de neve em muitas regiões do país.
→ Relevo da Eslovênia
O território esloveno apresenta formas de relevo bastante diversas. As regiões norte e noroeste do país são caracterizadas pela presença de uma extensão da cordilheira dos Alpes. Fica nessa área o ponto culminante do país, o monte Triglav, que é parte da subcordilheira denominada Alpes Julianos e se situa a 2864 metros acima do nível do mar.
No sudoeste do país, as feições são típicas de relevo cárstico, moldado sobre rochas calcárias. Os terrenos ao leste são formados por montanhas e vales, sendo essa a área com a maior quantidade de rios.
→ Vegetação da Eslovênia
A cobertura vegetal da Eslovênia é composta majoritariamente por florestas temperadas, com a presença de coníferas e árvores decíduas. Os terrenos mais elevados e o litoral apresentam uma paisagem diferente, formada respectivamente por formações do tipo mediterrânea e alpina.
→ Hidrografia da Eslovênia
Com 144 km de extensão, o rio Drava é o principal curso d’água que banha o território esloveno, e um dos mais importantes em termos de transporte hidroviário, abastecimento e geração de energia elétrica. Ele é considerado um dos rios mais explorados do mundo. Além do Drava, outros rios que atravessam a Eslovênia e constituem a rede de drenagem do país são:
-
Sava;
-
Savinja;
-
Mura.
Demografia da Eslovênia
A Eslovênia tem uma população de 2.079.000 habitantes, segundo dados das Nações Unidas. Embora seja um território pouco populoso se comparado a outros países do continente, podemos dizer que a Eslovênia é densamente povoada. A distribuição populacional no país é da ordem de 103 hab./km². Somente nas regiões montanhosas, portanto, de relevo mais acidentado, é que se percebe um menor adensamento populacional se comparado às demais áreas.
Pouco mais da metade dos moradores da Eslovênia vive nas cidades. O percentual exato é de 55,4%, o que é suficiente para classificar o país como urbanizado. A sua capital, a cidade de Liubliana, concentra quase 10% de todos os habitantes do país, tendo um contingente populacional de 286.500 pessoas. Maribor, com 95 mil habitantes, é a segunda maior cidade eslovena, situada a 130 km da capital.
Nos últimos anos, a taxa de crescimento populacional tem sido negativa, o que representa o encolhimento de população. Isso acontece porque o país apresenta baixa natalidade (8,5/1000) e elevada taxa de mortalidade (10,34/1000).
Isso resulta, além de menor crescimento, no fenômeno de envelhecimento populacional característico de muitos países desenvolvidos. A Eslovênia tem a 11ª população mais velha do mundo, com idade mediana de 44,9 anos. A expectativa de vida no país é de 81,61 anos.
Economia da Eslovênia
A economia da Eslovênia é uma das mais desenvolvidas das regiões central e leste da Europa. O país acumula um Produto Interno Bruto (PIB) de 65,47 bilhões de dólares, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), com um valor per capita que supera os 30 mil dólares anuais. O país ingressou na União Europeia em 1º de maio de 2004, e passou a adotar o euro como sua moeda oficial a partir de 2007, quando se tornou membro da Zona Euro.
O setor terciário responde pela maior parcela do PIB do país (65,9%) e concentra também a maior parte da força de trabalho. Apesar disso, o avançado conjunto de indústrias que compõem o setor secundário representa o principal segmento econômico esloveno em termos de produção e consumo, liderando ainda a composição da cesta de exportações do país, tendo como principal destino outros países da União Europeia.
Encontram-se instaladas na Eslovênia, além de metalúrgicas e outras indústrias de transformação, indústrias produtoras de:
-
equipamentos eletrônicos;
-
automóveis;
-
tratores;
-
materiais químicos;
-
equipamentos destinados à geração de energia.
Na pecuária eslovena, são produzidos, principalmente, carnes, leites e derivados. Além disso, a agricultura eslovena adota técnicas modernas de cultivo, e é praticada em uma área equivalente a um quarto do território. São produzidos no país:
-
trigo;
-
batata;
-
milho;
-
cevada;
-
uvas;
-
maçãs.
→ Videoaula sobre a União Europeia
História da Eslovênia
A área que hoje compreende o território da Eslovênia começou a ser ocupada a partir dos vales dos principais rios há dezenas de milhares de anos, de modo que muitos povos e civilizações diferentes se estabeleceram nessa região, entre eles os ilírios e os celtas.
Com a expansão do Império Romano, parte da Eslovênia passou para o domínio romano a partir do século I a.C. Com a fragmentação desse império, que ocorreu já no século III da era comum, a região foi incorporada ao Império Romano do Ocidente.
O povo eslavo chegou à região da Eslovênia no século VI, concentrando-se no norte do país, onde, na fronteira com a Áustria, formou-se o Ducado de Caríntia. Um longo período da história eslovena ficou marcado pelo domínio do Império Austro-Húngaro, que chegou ao fim após o término da Primeira Guerra Mundial, em 1918.
Nesse mesmo ano, sérvios e croatas se juntaram aos eslovenos e formaram a Iugoslávia, um Estado unificado. No entanto, esse novo território recebeu o nome de Iugoslávia apenas mais tarde, em 1929. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, a Iugoslávia foi ocupada pelos alemães e a região correspondente à Eslovênia ficou dividida entre alemães e italianos.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia se tornou uma república socialista. A conjuntura econômica dos anos seguintes e uma série de conflitos internos despertaram os anseios pela independência eslovena e de outros territórios.
A Eslovênia se tornou uma nação independente da Iugoslávia em 25 de junho de 1991, o que desencadeou um conflito, conhecido como Guerra dos Dez Dias, entre o novo território esloveno e a então Iugoslávia. Na década seguinte, em 2004, a Eslovênia se tornou membro da União Europeia e é hoje uma das nações mais desenvolvidas do leste europeu.
Saiba mais: Como foi a Segunda Guerra Mundial na Iugoslávia?
Cultura da Eslovênia
A cultura da Eslovênia reúne elementos de vários países do centro e do leste europeu, o que se deve, em muito, ao processo de formação do território esloveno, demonstrando em suas tradições e costumes uma forte herança cultural dos povos eslavos.
Além dos eslovenos nascidos no país, a sua população é composta por pessoas oriundas de países vizinhos, o que contribui para a diversidade cultural da Eslovênia, como:
Em termos de religião, o catolicismo apresenta o maior número de adeptos. Muitas línguas além da oficial, o esloveno, são faladas no país, incluindo dialetos regionais. A paisagem cultural da Eslovênia expressa muito de sua história, como nas inúmeras igrejas de estilo arquitetônico clássico e nos castelos que podem ser encontrados em várias cidades.
O principal deles é o Castelo de Predjama, erguido na entrada de uma caverna e hoje ponto turístico muito visitado. Muitas celebrações são realizadas anualmente no país, como o Festival Liubliana, que acontece desde 1953 na capital, durante o verão, e conta com apresentações musicais e de dança. Nos esportes, o destaque fica com o esqui.
A carne é um elemento muito presente na culinária eslovena. Uma das especialidades do país é o pršut, um presunto originário da região do Kras, no sudoeste da Eslovênia. Entre as bebidas típicas, está o vinho.
Infraestrutura da Eslovênia
A Eslovênia possui elevado índice de desenvolvimento e dispõe de ampla rede de infraestrutura que proporciona um padrão de vida acima da média, de acordo com análise da OCDE. Os quesitos de destaque são a segurança pública e a educação. As redes de água e esgoto atendem a toda a população da Eslovênia, o que ocorre também com a eletrificação.
O país tem a nona maior capacidade instalada para a geração de energia nuclear, que compreende 20% de toda a capacidade instalada no seu território. A energia proveniente da água e de combustíveis fósseis perfaz, respectivamente, 34% e 37% de sua matriz energética, enquanto o restante corresponde a outras fontes renováveis.
Além disso, as rodovias são o principal meio de deslocamentos no país, formando uma malha pavimentada de mais de 38 mil km, seguido das ferrovias. A hidrovia do rio Drava é também utilizada, enquanto o único porto marítimo da Eslovênia fica na cidade litorânea de Koper. Já na capital, Liubliana, está instalado o principal aeroporto do país.
Governo da Eslovênia
O sistema de governo da Eslovênia é a república democrática parlamentarista. O presidente do país desempenha a função de chefe de Estado. Ele é eleito por meio do voto popular para um mandato de cinco anos. O chefe de governo é o primeiro-ministro, eleito pelo parlamento esloveno e nomeado pelo presidente. O parlamento da Eslovênia é bicameral, formado pelo Conselho Nacional (Drzavni Svet) e pela Assembleia Nacional (Drzavni Zbor).
Curiosidades sobre a Eslovênia
-
O litoral da Eslovênia possui 46,6 km de extensão.
-
Uma em cada 20 pessoas na Eslovênia é criadora de abelhas. A atividade é facilitada pela quantidade de árvores e florestas no país, um grande atrativo para o inseto.
-
As áreas de proteção ambiental representam 53% da superfície do país. Por essa e outras razões, recebe o título de um dos países mais sustentáveis do mundo.
-
A Eslovênia contabiliza mais de 10 mil cavernas.
-
A videira mais velha do mundo, com 400 anos, está na cidade eslovena de Maribor.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia