Topo
pesquisar

Metal Mercúrio

Química

Mercúrio: metal tóxico
Mercúrio: metal tóxico
PUBLICIDADE

O Mercúrio recebe a classificação de metal pesado, sabe o que isso quer dizer? Que é um elemento tóxico e pode ocasionar a morte do indivíduo que o ingerir.

A contaminação pode acontecer pelo lançamento do metal pesado em ecossistemas aquáticos naturais, o grande problema é que esses metais não podem ser destruídos e são altamente reativos. Uma vez que presentes como poluentes de rios, lagos ou mares, fica impossível eliminá-los do meio.

Os efeitos tóxicos da ingestão de mercúrio são agudos e evidentes, entre eles está a anúria (redução da secreção urinária) e diarreia sanguinolenta, esses sintomas são perigosos e podem ser fatais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça os procedimentos que levam à contaminação por mercúrio:

• O descarte incorreto de telefones celulares pode comprometer o meio ambiente, já que o mercúrio está presente no visor desses aparelhos;

• As indústrias que utilizam o mercúrio em seus processos podem deixá-lo vazar (propositalmente ou acidentalmente) nos cursos d’água. As grandes responsáveis por acidentes com metais pesados são as metalúrgicas, as indústrias de tintas e de plásticos PVC;

• Os incineradores de lixo urbano produzem fumaça rica em mercúrio, cádmio e chumbo, esses se volatilizam e lançam metal pesado a longas distâncias.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Metal Mercúrio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metal-mercurio.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola