Topo
pesquisar

Primavera

Geografia

PUBLICIDADE

A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Essa estação do ano sucede o inverno e precede o verão. A primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Em cada um deles, ela se inicia em uma data específica.

Leia também: Estações do ano - conheça as características de cada estação

Significado de primavera

A palavra primavera deriva do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão.

Características da primavera

A primavera é conhecida como a estação das flores.
A primavera é conhecida como a estação das flores.

As estações do ano, portanto também a primavera, ocorrem devido à inclinação da Terra em relação ao Sol. Sabemos que a Terra realiza diversos movimentos, um deles é o movimento de translação, aquele em que o planeta gira em torno do Sol. Esse movimento tem como uma de suas consequências as estações do ano.

Devido à inclinação da Terra em relação ao seu plano orbital, os raios solares incidem distintamente nos dois hemisférios. Assim, em um dado momento, um hemisfério estará mais iluminado do que o outro e, portanto, as estações do ano não ocorrerão simultaneamente nos dois lados.

A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.

Os animais também apresentam comportamentos específicos nessa estação. Muitos tendem a sair do seu período de hibernação. Há mudança também no comportamento de animais polinizadores, como os beija-flores e as abelhas. Devido ao florescimento de algumas espécies, esses animais aumentam a sua atividade, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

A atividade de animais polinizadores, como os beija-flores, intensifica-se na primavera.
A atividade de animais polinizadores, como os beija-flores, intensifica-se na primavera.

Equinócio de primavera

O início da primavera é marcado pelo equinócio de primavera. O equinócio representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incindindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro.

Devido a esse fenômeno astronômico que marca o início da estação das flores, os dias e as noites têm a mesma duração ao longo dessa estação. Deseja saber mais sobre os fenômenos que marcam o início das estações do ano? Leia nosso texto: Solstício e equinócio.

Primavera no Brasil

Quanto às estações do ano, o Brasil é um país bastante peculiar, considerando que as estações não são bem definidas em suas regiões. Isso dificulta a nossa percepção quanto à mudança de estação. O país, com exceção da região Sul, apresenta duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão úmido.

O início da primavera no país marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas. Normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As chuvas costumam ser frequentes nos fins de tarde ou no período noturno e intensificam-se na medida em que o verão aproxima-se. Por esse motivo também, muitas pessoas costumam dizer que durante a primavera o clima fica mais agradável.

O regime de chuvas nessa estação favorece o florescimento de diversas espécies de plantas, fazendo com que as paisagens, que antes encontravam-se secas, ganhem cores, especialmente a cor verde.

Mapa Mental: Estações do Ano

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Primavera nas regiões brasileiras

A primavera, apesar de possuir características comuns a todo o o território brasileiro, apresenta algumas especificações para cada uma de suas regiões.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os índices pluviométricos tornam-se mais intensos e também mais frequentes. Isso é considerado um marco entre a estação seca (o inverno) e a estação chuvosa (verão). Normalmente essas chuvas são acompanhadas de ventos fortes e granizo.

Especialmente no Centro-Oeste brasileiro, as temperaturas atingem valores muito altos, devido à intensidade da radiação solar e à ocorrência de dias de céu claro.

A estação seca continua na região Nordeste no período de vigência da primavera, com exceção dos estados da Bahia, do Maranhão e do Piauí. Nessa região a variação de temperatura é pouca durante o ano, e normalmente a temperatura é alta.

Na região Sul, a questão da pluviosidade não muda tanto, pois o regime de chuvas sofre pouca variação, sendo, portanto, uniforme durante todo o ano. Apesar disso, quando as chuvas convectivas ocorrem, ainda que curtas, são bastante intensas.

A região Norte apresenta pouca variação da temperatura ao longo do ano. Durante a primavera, os índices pluviométricos aumentam gradativamente, especialmente entre outubro e novembro.

Veja também: Regiões do Brasil — o que são, mapa, características

Primavera no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul

As datas de início da primavera nos hemisférios são diferentes. Normalmente, a primavera boreal, como é conhecida a estação no Hemisfério Norte, inicia-se por volta do dia 20 de março e finda-se por volta do dia 21 de junho. A primavera austral, como é conhecida a estação no Hemisfério Sul, inicia-se por volta do dia 22 de setembro e finda-se por volta do dia 21 de dezembro. Isso significa que enquanto for primavera no Hemisfério Norte será outono no Hemisfério Sul, e vice-versa.

Data do início da primavera

 

2019

Hemisfério Norte

Início: 20 de março

Término: 21 de junho

Hemisfério Sul

Início: 23 de setembro

Término: 22 de dezembro

 

2020

Hemisfério Norte

Início: 19 de março

Término: 20 de junho

Hemisfério Sul

Início: 22 de setembro

Término: 21 de dezembro


Leia também: Diferenças entre tempo e clima

Estação das flores

Muitas flores desabrocham no período da primavera. Isso se deve a um conjunto de fatores, como o aumento gradativo das temperaturas (visto que a primavera representa uma transição entre o inverno e o verão), e ao o regime de chuvas, que se intensifica nesse período. Algumas espécies destacam-se nessa estação, por exemplo:

  • Girassóis

  • Hortênsias

  • Hibisco

  • Violeta

  • Dama-da-noite

  • Jasmim-estrela

  • Rosas

  • Orquídeas

  • Tulipas

Os girassóis são uma das espécies de plantas que florescem na primavera.
Os girassóis são uma das espécies de plantas que florescem na primavera.

 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Primavera"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primavera.htm. Acesso em 17 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola