Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é matriz energética?

O que é?

O que é Matriz Energética? Trata-se do conjunto de fontes de energia que um país prioriza de acordo com a disponibilidade de recursos e viabilidade econômica.
A matriz energética de um país pode ter sua base em fontes de energia renováveis ou não renováveis
A matriz energética de um país pode ter sua base em fontes de energia renováveis ou não renováveis
PUBLICIDADE

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

A matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes não renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.

A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis
A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis

A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidrelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "O que é matriz energética?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-matriz-energetica.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Entenda o que são os combustíveis fósseis e veja as particularidades de cada um.
Você sabe quais são as principais fontes não renováveis de energia? Clique e confira um resumo explicativo com imagens sobre cada um desses recursos!
Confira um resumo explicativo sobre cada uma das principais fontes renováveis de energia, a importância delas e as suas respectivas propriedades.
Considerada uma fonte de energia limpa e renovável, a energia das marés é uma alternativa na busca pela diversificação da matriz energética.
Você sabe como é gerada a energia eólica? Leia nosso texto para saber mais sobre essa importante fonte de energia. Conheça também suas vantagens e desvantagens.
Leia nosso texto sobre biomassa e entenda melhor sua importância na geração de energia. Saiba como ela funciona e veja quais são seus principais produtos derivados.
Clique aqui e conheça as principais características do etanol!
Leia nosso texto e entenda melhor o que é energia hidrelétrica. Saiba mais sobre o processo de geração de hidreletricidade e quais são suas vantagens e desvantagens.
Conheça um pouco mais sobre a energia solar, fonte energética proveniente do Sol capaz de gerar eletricidade por meio do aproveitamento térmico e fotovoltaico. O texto a seguir abordará a respeito do funcionamento dessa forma de energia, seus tipos, aproveitamento, vantagens e desvantagens.