Antiguidade é o nome dado ao período da história da humanidade compreendido entre o fim do Neolítico, por volta de 4000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d. C. A definição da existência de uma Antiguidade foi realizada por povos europeus, mostrando uma concepção histórica específica desses povos.
Leia mais: Grécia Antiga — formou uma das maiores civilizações da Antiguidade
Tópicos deste artigo
Resumo sobre Antiguidade
-
A Antiguidade é um período da história humana que se iniciou em torno de 4000 a.C. e findou em 476 d.C.
-
É dividida em Oriental (compreendendo as civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica) e Ocidental (formada pelas civilizações romana e grega).
-
O que definiu seu início foi a invenção da escrita.
-
A definição de Antiguidade é baseada na episteme europeia. Dessa forma, foram consideradas na formação desse período apenas as civilizações que tiveram contato com os europeus, excluindo tantas outras, como as asiáticas e africanas.
Quando se inicia a Antiguidade?
O início da Antiguidade é associado à invenção da escrita, que ocorreu na Mesopotâmia por volta de 4000 a.C. Foi a invenção da escrita que estabeleceu também a divisão da Pré-História, indicando que onde não houve escrita, não há história.
Essa perspectiva buscava assinalar uma suposta superioridade europeia e de alguns povos asiáticos (que contribuíram para a formação da Europa) sobre outros povos que não se utilizavam da escrita, como diversos povos africanos, americanos e asiáticos. Se ainda hoje utilizamos essa perspectiva, trata-se de uma herança da colonização europeia em diversos locais do mundo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como está dividida a Antiguidade?
A Antiguidade é dividida em Oriental e Clássica.
-
Antiguidade Oriental: refere-se à história das civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica. Essas civilizações compõem o que os povos europeus que fizeram a divisão histórica chamaram de Oriente. Elas habitaram o norte da África e o Oriente Médio, ou Oriente Próximo (próximo à Europa), na região do Mar Mediterrâneo. Essas civilizações foram incluídas no estudo histórico europeu em virtude dos contatos estabelecidos com as civilizações europeias, principalmente no aspecto econômico e cultural.
-
Antiguidade Clássica: refere-se principalmente às civilizações grega e romana, que estariam na gênese da formação da civilização europeia. As culturas grega e romana foram as principais fontes da formação do Ocidente, com sua filosofia, artes plásticas, ciência e também a própria forma de se fazer a história, em face dos trabalhos de historiadores como Heródoto, Tucídides e Tito Lívio.
É possível perceber que nessa divisão histórica ficaram excluídas civilizações tão antigas quanto as que foram citadas, como a civilização chinesa. Pelo fato de não terem estabelecido contato com os europeus, os ocidentais, e não terem participado de sua formação econômica e cultural, a civilização chinesa não é inserida na Antiguidade.
Por outro lado, civilizações pré-colombianas na América, mesmo estando localizadas no Ocidente geográfico, também não são inseridas nos estudos da Antiguidade, em razão de também não terem tido contato com os povos europeus. Contudo, a expansão marítima europeia a partir do século XV proporcionou aos europeus chegarem às Américas, dizimarem grande parte das civilizações que habitavam o continente, transformando-o em parte do Ocidente, além de incluí-lo, a partir desse momento, em sua história.
Por Me. Tales Pinto