Topo
pesquisar

Nepal

Geografia

O Nepal é um país asiático localizado próximo à Cordilheira dos Andes.
PUBLICIDADE

O Nepal é um país localizado no continente asiático, está situado entre a China e a Índia, próximo à Cordilheira do Himalaia; onde se encontra o ponto mais elevado do planeta, o Monte Everest, com 8 848 metros de altitude. O monte atrai todos os anos centenas de alpinistas.


A população desse país segue duas religiões, o hinduísmo e o budismo, porém o cristianismo tem conquistado espaço. O país possui uma área de 140 797 km², na qual vive cerca de 29,3 milhões de habitantes.
Sua população apresenta um dos mais elevados índices de analfabetismo do mundo, dado que se reflete na PEA (População Economicamente Ativa) do país, pois cerca 80% da população atua em atividades primárias, especialmente na agricultura.
 


O monte Everest se encontra no sudeste do Nepal.

O Nepal atrai, além dos alpinistas, muitos turistas, pois possui muitos atrativos, como a cidade onde nasceu Buda, Lumbini, a cidade-lago do Pokhara e o vale Katmandu, que é reconhecido como patrimônio da humanidade. Em Katmandu existem vários monumentos, como o templo budista de Swayambhunath.

Informações gerais
 


Brasão do Nepal

Gentílico: nepalês.

Capital: Catmandu.

Língua oficial: nepalês.

Tipo de governo: República.

PIB: 48 bilhões de dólares.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,428 (baixo).

Moeda: Rupia nepalesa.

 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

Bandeira do Nepal.
Bandeira do Nepal.

Listagem de Artigos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola