Topo
pesquisar

Equilíbrio Químico

Química

O Equilíbrio Químico ocorre quando temos uma reação reversível que atingiu o ponto em que as reações direta e inversa ocorrem com a mesma velocidade.
Diferentemente do equilíbrio que ocorre em uma balança, o equilíbrio químico das reações é dinâmico e não estático
Diferentemente do equilíbrio que ocorre em uma balança, o equilíbrio químico das reações é dinâmico e não estático
PUBLICIDADE

Em vez de continuar até que os reagentes acabem e a reação cesse, determinadas reações químicas são reversíveis, ou seja, ocorrem em dois sentidos simultâneos, em que os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo.

Se essas reações simultâneas ocorrerem com a mesma taxa de desenvolvimento, isto é, com a mesma velocidade, temos então um equilíbrio químico.

Esse equilíbrio químico não é estático, mas sim dinâmico. Apesar de macroscopicamente não ocorrerem alterações e parecer que está estabilizado em certo estado, na realidade as trocas ou compensações entre as partes do sistema ou entre o sistema e a sua vizinhança continuam acontecendo microscopicamente.

Cada reação reversível possui uma constante de equilíbrio característica e que depende somente da temperatura.

Por meio da leitura dos textos abaixo, você verá que o estudo do equilíbrio químico tem uma importância econômica e biológica considerável. Por exemplo, a regulação desse equilíbrio afeta o rendimento dos produtos fabricados nas indústrias químicas e também afeta o funcionamento do organismo humano e dos animais, como no sistema-tampão que o sangue apresenta, mantendo o seu pH estável.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Listagem de Artigos

artigos Equilíbrio Químico

  • SIGA O BRASIL ESCOLA