PUBLICIDADE
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
Existem vários tipos de indicadores, veja abaixo a relação de alguns e como agem em meio a soluções:
Papel tornassol: Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul.
Solução de fenolftaleína: Esta solução é um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso.
Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rósea (rosa claro a rosa escuro).
Indicadores ácido-base: podem ser naturais, um bom exemplo é o suco do repolho roxo que pode ser preparado de maneira bem simples:
Triture o repolho roxo na presença de água, em seguida escoe o líquido e pronto! Você já tem um indicador ácido-base. Esse suco, em presença de solução neutra, apresenta coloração roxa, quando o pH muda, sua coloração varia do vermelho ao amarelo-claro.
Existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro, geralmente é encontrado somente em laboratórios.
Por Líria Alves
Graduada em Química