UOL - O melhor conteúdo

Kw, pH, pOH

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

A constante de ionização da água (Kw), o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial hidroxiliônico (pOH) são medidas importantes para cálculos que envolvem equilíbrio químico em soluções ácidas e básicas, bem como na determinação da concentração dos íons H+ e OH- das soluções em questão.

Tópicos deste artigo

O que é Kw?

O produto iônico da água, ou Kw (esse w significa water — água, em Inglês), é a constante usada para representar o equilíbrio gerado pela autoionização da água. Ainda que numa taxa muito pequena, a água ioniza-se produzindo íons H+ e OH-, conforme a equação química a seguir:

Equilíbrio iônico da água.
Equilíbrio iônico da água.

Analisando a equação, percebemos que quando ocorre a ionização de uma molécula de água pura são gerados um íon H+ e um íon OH-, ou seja, a concentração desses íons será sempre a mesma. Mesmo quando ocorre um aumento na temperatura, que provoca um aumento na taxa de ionização, as concentrações permanecem iguais.

Leia também: Energia de ionização

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base em medidas experimentais, calculou-se a concentração dos íons H+ e OH- (resultantes da autoionização da água) a 25°C e chegou-se ao valor de 1. 10-7 mol/L. Isto é, de um total de 1 bilhão de moléculas de água, apenas duas sofrem ionização. Isso mostra que a água pura possui um baixo grau de ionização e explica a baixíssima condutividade elétrica da água pura.

Considerando o que foi mostrado anteriormente, podemos escrever a expressão da constante de equilíbrio da água:

Constante de ionização da água (Kw)
Constante de ionização da água (Kw).

Usando os valores das concentrações dos íons H+ e OH- a 25°C, podemos calcular o valor de Kw:

Como dito anteriormente, esse valor de Kw sofre alteração com o aumento da temperatura, conforme a tabela a seguir:

T (°C)

Kw

10

0,29. 10-14

20

0,68. 10-14

25

1,00. 10-14

30

1,47. 10-14

40

2,92. 10-14

60

9,40. 10-14


Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Produto iônico da água.

O que é pH e pOH?

O pH, ou potencial hidrogeniônico, determina por meio de uma escala se uma substância é ácida, básica ou neutra.
O pH, ou potencial hidrogeniônico, determina por meio de uma escala se uma substância é ácida, básica ou neutra.

A sigla pH significa potencial hidrogeniônico e foi criada pelo bioquímico dinamarquês Soren Sorensen, em 1909, para facilitar o trabalho com as concentrações hidrogeniônicas [H+], que normalmente são expressas em números decimais. Para saber mais sobre esse tema, leia nosso texto: O que é pH?

Esse tipo de notação indica o teor de íons H+ presentes na solução e é definido pela expressão matemática:

De maneira semelhante, podemos definir o pOH ou potencial hidroxiliônico, que nos diz o teor de íons OH- presentes na solução. Sua expressão matemática é:

Em uma solução aquosa sempre haverá íons H+ e OH- (devido à ionização sofrida pela água) que serão utilizados para caracterizar uma solução em ácida ou básica. Quanto mais íons H+ houver na solução, mais ácida ela será. Consequentemente, a presença de íons OH- na solução fará com que ela se torne mais básica. Caso haja um equilíbrio na quantidade desses íons, a solução será classificada como neutra.

Escala de pH

A escala de pH é apresentada com valores que variam de 0 a 14 (valores medidos a 25°C). Veja a escala de pH na imagem abaixo:

Quanto menor o pH da solução, maior é a sua acidez, e quanto mais próximo do final da escala, ou seja, mais próximo de 14, maior será seu caráter básico. Por exemplo, um suco de limão possui pH igual a 2, já os alvejantes possuem pH igual a 12.

Como calcular pH e pOH

Conhecendo a concentração dos íons, podemos calcular os valores de pH e pOH das soluções, e, sabendo os valores dos potenciais, calculamos a concentração dos íons nas soluções. Para tanto, utiliza-se as seguintes expressões:

Vamos aos exemplos:

Exemplo 1

Se queremos saber o pH de uma solução com [H+] = 0,001 mol/L, basta usarmos a fórmula anteriormente apresentada:

Exemplo 2

Agora, para saber qual a concentração de OH- de uma solução com pOH = 5, basta substituir o valor na seguinte fórmula:

Se aplicarmos a mesma escala dos potenciais para o equilíbrio iônico da água, teremos:

Como dito, a 25°C, Kw = 10-14. Portanto:

Com isso, podemos calcular o pOH de uma solução com base no seu pH. Se temos uma solução com pH igual a 3, então seu pOH será 11.

Saiba mais: Meios neutro, ácido e básico

Exercícios resolvidos

Questão 1 (UEFS-BA) A concentração de íons OH(aq) em determinada solução de hidróxido de amônio, a 25 ºC, é igual a 1.10–3 mol/L. O pOH dessa solução é:

a) 0

b) 1

c) 3

d) 11

e) 13

Resolução: Letra C. Se temos [OH] = 10–3 mol/L, então seu pOH será igual a 3.

Veja:

Questão 2 (UEA-AM) Considere as seguintes informações, obtidas de um rótulo de água mineral da cidade de Porto Seguro (BA):

nitrato --------------1,45 mg/L
pH a 25 ºC -------- 4,51

Essa água mineral é

a) ácida e tem [H+] < [OH].

b) ácida e tem [H+] > [OH].

c) neutra e tem [H+] = [OH].

d) básica e tem [H+] > [OH].

e) básica e tem [H+] < [OH].

Resolução: Letra B. Como o pH da água mineral informado no rótulo é menor que 7, podemos afirmar que se trata de uma solução ácida e, portanto, a concentração de íons H+ é maior que a de OH-.

Questão 3 (UEA-AM) Uma forma de produzir rapidamente hidrogênio gasoso em laboratório é pela reação entre zinco metálico em pó com ácido clorídrico (HCl), de concentração 1,0 mol/L:

Zn (s) + 2 HCl (aq) ZnCl2 (aq) + H2 (g)

Considerando que o ácido clorídrico esteja 100% ionizado e que a solução encontra-se a 25 ºC, é correto afirmar que o pH da solução de ácido clorídrico citada no texto é

  1. 0
  2. 1
  3. 3
  4. 13
  5. 14

Resolução: Letra A. Podemos calcular o pH da solução usando a concentração de HCl informada no texto, uma vez que, por estar 100% ionizado, a concentração de [H+] será igual, pois, para cada molécula de HCl ionizada, um íon H+ será gerado. Portanto:

 

Por Victor Ferreira
Professor de Química

Escritor do artigo
Escrito por: Victor Ricardo Ferreira Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERREIRA, Victor Ricardo. "Kw, pH, pOH"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/kwphpoh.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Considere duas soluções aquosas (X e Y) de mesmo volume e de pH 2,0 e 4,0, respectivamente. Analise as afirmações a seguir:

I. A solução X é ácida.

II. A solução Y é básica.

III. A solução X é neutra.

III. A solução Y é neutra.

São afirmativas CORRETAS:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

e) I apenas.

Exercício 2

Um alvejante de roupas possui a concentração em quantidade de matéria de hidróxido aproximadamente igual a 1,0.10-5 M. Nessas condições, podemos afirmar que a concentração de H+ será da ordem de: (Dado: Kw = 10-14)

a) 10-2

b) 10-3

c) 10-9

d) 10-14

e) 0

Exercício 3

(Vunesp) As leis de proteção ao meio ambiente proíbem que as indústrias lancem nos rios efluentes com pH menor que 5 ou superior a 8. Os efluentes das indústrias I, II e III apresentam as seguintes concentrações (em mol/L) de H+ ou OH-.

Considerando apenas a restrição referente ao pH, podem ser lançados em rios, sem tratamento prévio, os efluentes

a) da indústria I, somente.

b) da indústria II, somente.

c) da indústria III, somente.

d) das indústrias I e II, somente.

e) das indústrias I, II e III.

Exercício 4

(Enem) Uma dona de casa acidentalmente deixou cair na geladeira a água proveniente do degelo de um peixe, o que deixou um cheiro forte e desagradável dentro do eletrodoméstico. Sabe-se que o odor característico de peixe se deve às aminas e que esses compostos se comportam como bases. Na tabela são listadas as concentrações hidrogeniônicas de alguns materiais encontrados na cozinha, que a dona de casa pensa em utilizar na limpeza da geladeira.

Entre os materiais listados, quais são apropriados para amenizar esse odor?

a) Álcool ou sabão.

b) Suco de limão ou álcool.

c) Suco de limão ou vinagre.

d) Suco de limão, leite ou sabão.

e) Sabão ou carbonato de sódio/barrilha.