PUBLICIDADE
A constante de ionização da água (Kw), o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial hidroxiliônico (pOH) são medidas importantes para cálculos que envolvem equilíbrio químico em soluções ácidas e básicas, bem como na determinação da concentração dos íons H+ e OH- das soluções em questão.
Tópicos deste artigo
O que é Kw?
O produto iônico da água, ou Kw (esse w significa water — água, em Inglês), é a constante usada para representar o equilíbrio gerado pela autoionização da água. Ainda que numa taxa muito pequena, a água ioniza-se produzindo íons H+ e OH-, conforme a equação química a seguir:
Analisando a equação, percebemos que quando ocorre a ionização de uma molécula de água pura são gerados um íon H+ e um íon OH-, ou seja, a concentração desses íons será sempre a mesma. Mesmo quando ocorre um aumento na temperatura, que provoca um aumento na taxa de ionização, as concentrações permanecem iguais.
Leia também: Energia de ionização
Com base em medidas experimentais, calculou-se a concentração dos íons H+ e OH- (resultantes da autoionização da água) a 25°C e chegou-se ao valor de 1. 10-7 mol/L. Isto é, de um total de 1 bilhão de moléculas de água, apenas duas sofrem ionização. Isso mostra que a água pura possui um baixo grau de ionização e explica a baixíssima condutividade elétrica da água pura.
Considerando o que foi mostrado anteriormente, podemos escrever a expressão da constante de equilíbrio da água:
Usando os valores das concentrações dos íons H+ e OH- a 25°C, podemos calcular o valor de Kw:
Como dito anteriormente, esse valor de Kw sofre alteração com o aumento da temperatura, conforme a tabela a seguir:
T (°C) |
Kw |
10 |
0,29. 10-14 |
20 |
0,68. 10-14 |
25 |
1,00. 10-14 |
30 |
1,47. 10-14 |
40 |
2,92. 10-14 |
60 |
9,40. 10-14 |
Para saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto: Produto iônico da água.
O que é pH e pOH?
A sigla pH significa potencial hidrogeniônico e foi criada pelo bioquímico dinamarquês Soren Sorensen, em 1909, para facilitar o trabalho com as concentrações hidrogeniônicas [H+], que normalmente são expressas em números decimais. Para saber mais sobre esse tema, leia nosso texto: O que é pH?
Esse tipo de notação indica o teor de íons H+ presentes na solução e é definido pela expressão matemática:
De maneira semelhante, podemos definir o pOH ou potencial hidroxiliônico, que nos diz o teor de íons OH- presentes na solução. Sua expressão matemática é:
Em uma solução aquosa sempre haverá íons H+ e OH- (devido à ionização sofrida pela água) que serão utilizados para caracterizar uma solução em ácida ou básica. Quanto mais íons H+ houver na solução, mais ácida ela será. Consequentemente, a presença de íons OH- na solução fará com que ela se torne mais básica. Caso haja um equilíbrio na quantidade desses íons, a solução será classificada como neutra.
Escala de pH
A escala de pH é apresentada com valores que variam de 0 a 14 (valores medidos a 25°C). Veja a escala de pH na imagem abaixo:
Quanto menor o pH da solução, maior é a sua acidez, e quanto mais próximo do final da escala, ou seja, mais próximo de 14, maior será seu caráter básico. Por exemplo, um suco de limão possui pH igual a 2, já os alvejantes possuem pH igual a 12.
Como calcular pH e pOH
Conhecendo a concentração dos íons, podemos calcular os valores de pH e pOH das soluções, e, sabendo os valores dos potenciais, calculamos a concentração dos íons nas soluções. Para tanto, utiliza-se as seguintes expressões:
Vamos aos exemplos:
Exemplo 1
Se queremos saber o pH de uma solução com [H+] = 0,001 mol/L, basta usarmos a fórmula anteriormente apresentada:
Exemplo 2
Agora, para saber qual a concentração de OH- de uma solução com pOH = 5, basta substituir o valor na seguinte fórmula:
Se aplicarmos a mesma escala dos potenciais para o equilíbrio iônico da água, teremos:
Como dito, a 25°C, Kw = 10-14. Portanto:
Com isso, podemos calcular o pOH de uma solução com base no seu pH. Se temos uma solução com pH igual a 3, então seu pOH será 11.
Saiba mais: Meios neutro, ácido e básico
Exercícios resolvidos
Questão 1 (UEFS-BA) A concentração de íons OH–(aq) em determinada solução de hidróxido de amônio, a 25 ºC, é igual a 1.10–3 mol/L. O pOH dessa solução é:
a) 0
b) 1
c) 3
d) 11
e) 13
Resolução: Letra C. Se temos [OH–] = 10–3 mol/L, então seu pOH será igual a 3.
Veja:
Questão 2 (UEA-AM) Considere as seguintes informações, obtidas de um rótulo de água mineral da cidade de Porto Seguro (BA):
nitrato --------------1,45 mg/L
pH a 25 ºC -------- 4,51
Essa água mineral é
a) ácida e tem [H+] < [OH–].
b) ácida e tem [H+] > [OH–].
c) neutra e tem [H+] = [OH–].
d) básica e tem [H+] > [OH–].
e) básica e tem [H+] < [OH–].
Resolução: Letra B. Como o pH da água mineral informado no rótulo é menor que 7, podemos afirmar que se trata de uma solução ácida e, portanto, a concentração de íons H+ é maior que a de OH-.
Questão 3 (UEA-AM) Uma forma de produzir rapidamente hidrogênio gasoso em laboratório é pela reação entre zinco metálico em pó com ácido clorídrico (HCl), de concentração 1,0 mol/L:
Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2 (aq) + H2 (g)
Considerando que o ácido clorídrico esteja 100% ionizado e que a solução encontra-se a 25 ºC, é correto afirmar que o pH da solução de ácido clorídrico citada no texto é
- 0
- 1
- 3
- 13
- 14
Resolução: Letra A. Podemos calcular o pH da solução usando a concentração de HCl informada no texto, uma vez que, por estar 100% ionizado, a concentração de [H+] será igual, pois, para cada molécula de HCl ionizada, um íon H+ será gerado. Portanto:
Por Victor Ferreira
Professor de Química