Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Hidrólise salina entre ácidos e bases fortes

Química

Na hidrólise salina entre ácidos e bases fortes, não há interação entre os íons provenientes da água com os íons provenientes do sal.
PUBLICIDADE

A hidrólise salina entre ácidos e bases fortes ocorre quando o cátion de um sal não interage com o ânion da água, e o ânion do sal não interage com o cátion da água. A hidrólise entre cátions e ânions de um sal e da água ocorre apenas quando o produto formado é um ácido fraco, uma base fraca ou ambos. Compreenda a hidrólise salina entre ácidos e bases fortes passo a passo:

a) Passo 1: Ionização da água

A água é uma substância que apresenta a capacidade de sofrer autoionização, ou seja, ela produz cátion hidrônio (H+) e ânion hidróxido (OH-) a partir de sua estrutura.

Equação que representa a autoionização da água
Equação que representa a autoionização da água

b) Passo 2: Dissociação do sal

Quando um sal é adicionado à água, ele passa pelo processo da dissociação. Como o sal é um composto iônico, em água, seus cátions e ânions são liberados no meio, como na equação representada a seguir:

Equação que representa a dissociação de um sal qualquer
Equação que representa a dissociação de um sal qualquer

c) Passo 3: Hidrólise salina de ácidos e bases fortes

  • Para ácido forte: quando o ânion do sal combinado com o H+ da água formar HCl, HBr, HI ou outro ácido em que a subtração do número de oxigênios pelo número de hidrogênios for igual ou maior que 2, teremos um ácido forte. Logo, a combinação entre os íons mencionados não ocorre.

  • Para base forte: quando o cátion do sal que pertence às famílias IA (metais alcalinos) ou IIA (metais alcalinoterrosos, com exceção do magnésio) for combinado com o OH- da água, ele formará uma base forte. Logo, a combinação entre os íons mencionados não ocorre.

Quando os íons do sal não interagem com os íons da água, temos a seguinte equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Equação que apresenta todos os íons presentes na solução
Equação que apresenta todos os íons presentes na solução

Em resumo, como não ocorre a interação dos íons do sal com os íons da água, os íons do sal não promovem nenhuma alteração na solução final. Sendo assim, podemos escrever a equação de uma hidrólise salina entre ácidos e bases fortes apenas com a equação de ionização da água.

Equação que representa a hidrólise de ácidos e bases fortes
Equação que representa a hidrólise de ácidos e bases fortes

d) Exemplo de hidrólise salina entre ácidos e bases fortes

Quando adicionamos o sal clorato de potássio à água (KClO3), o sal dissocia-se e libera o cátion potássio (K+) e o ânion clorato (ClO3-) no meio.

Equação de dissociação do clorato de potássio
Equação de dissociação do clorato de potássio

É importante lembrar que a água sofre autoionização e fornece ao meio cátion hidrônio (H+) e ânion hidróxido (OH-). Devemos agora avaliar a interação entre os íons do sal e da água.

  • Quando o H+ interage com o ClO3-, ele forma o ácido perclórico (HclO3). Como a subtração do número de oxigênios pelo número de hidrogênios ionizáveis do ácido perclórico é 2, ele é forte. Logo, a interação entre os íons não ocorre.

  • Quando o cátion K+ interage com o ânion OH-, temos a formação de uma base forte, pois o potássio é um metal alcalino. Logo, a interação entre os íons não ocorre.

A equação que representa a hidrólise salina entre ácidos e bases fortes a partir da dissolução do clorato de potássio em água é:

Equação química da hidrólise do clorato de potássio
Equação química da hidrólise do clorato de potássio


Por Me. Diogo Lopes Dias

O sal comum, em água, sofre hidrólise
O sal comum, em água, sofre hidrólise

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DIAS, Diogo Lopes. "Hidrólise salina entre ácidos e bases fortes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidrolise-salina-entre-acidos-bases-fortes.htm. Acesso em 24 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Entre as substâncias abaixo, assinale aquela que, quando dissolvida em água, produz solução neutra:

a) C2H5OH

b) NaCN

c) CH3COONa

d) NH4Cl

e) KNO3

Questão 2

Durante uma análise laboratorial, um biomédico precisa realizar um estudo de algumas células, porém, para realizar esse estudo, ele deve utilizar apenas uma solução neutra. No laboratório, existem quatro frascos que contêm soluções de cloreto de potássio (KCl), bicarbonato de lítio (LiHCO3), hidróxido de lítio (LiOH) e ácido sulfúrico (H2SO4). Qual dessas soluções esse biomédico deve utilizar em seu estudo?

a) HCl

b) LiOH

c) LiHCO3

d) KCl

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda o conceito de pH e aprenda a utilizá-lo para classificar um determinado meio.
Aprenda a realizar os cálculos envolvendo o pH de soluções por meio de fórmulas que têm como base o cologarítimo.
Como a água atinge o equilírio.
Clique neste link e tenha acesso a um material com resoluções completas de alguns exercícios sobre equilíbrio químico das últimas edições do Enem. Para acompanhar a solução desses exercícios, é interessante relembrar assuntos como força de ácidos e bases, hidrólise salina, pH e deslocamento de equilíbrio.
Teste seus conhecimentos e aprenda mais com esta lista de exercícios resolvidos sobre equilíbrios químicos. Por meio deste material, você poderá entender melhor como trabalhar constantes do equilíbrio (Kp, Kc e Ki), deslocamento do equilíbrio, pH e pOH, bem como equilíbrio nas chamadas soluções-tampão.
Clique aqui e saiba mais sobre a hidrólise salina, reação resultante da dissociação de sais, e teste seus conhecimentos com alguns exercícios sobre o tema!
Obtenção de soluções ácidas.
Preparo de soluções básicas através da hidrólise de um sal.
Veja como descobrir se um meio é neutro, ácido ou básico por meio das concentrações de seus íons e da determinação de seu pH e pOH.
Neste texto você compreenderá o que é o produto iônico da água, qual o seu valor em diferentes temperaturas e por que a condutividade elétrica da água é tão baixa.