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Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades. Em geral, as crianças com habilidades acima da média manifestam as diferenças ainda na idade pré-escolar. No entanto, nem sempre os sinais ou características apresentadas tendem a acompanhá-las até a fase adulta.
Diferentemente de uma competência que pode ser adquirida com o tempo, o fato de um indivíduo ter Altas Habilidades é entendido como uma aptidão nata, ou seja, a criança já nasce superdotada. Apesar de ter traços genéticos nesse talento, quem é superdotado precisa desenvolver-se em um ambiente que possibilite condições para exercer essas capacidades de forma adequada.
O fato de um indivíduo ser superdotado não significa que ele é perito em todas as áreas. A habilidade pode ser geral ou específica para determinado campo do conhecimento. Uma pessoa pode apresentar uma eficiência muito grande na área de exatas, mas não ter a mesma habilidade com a linguagem.
Tópicos deste artigo
O que é a superdotação?
Uma pesquisa realizada pelo National Institute of Mental Health (NIMH), nos Estados Unidos, mostrou que existem algumas diferenças no amadurecimento cerebral de crianças com Quociente Intelectual (QI) elevado. O estudo mostrou que o córtex cerebral dessas crianças atingia sua espessura máxima mais tarde do que a média, e a maturação ocorria de uma forma bem mais rápida. O córtex é a parte do cérebro responsável pelas funções mais complexas, como planejamento, organização e controle.
Os dados da pesquisa podem explicar a facilidade dos superdotados de resolver problemas de grande complexidade. No entanto, outras características são atribuídas a um indivíduo com altas habilidades, a saber:
→ Facilidade de concentração;
→ Autonomia;
→ Interesse por áreas e tópicos diversos;
→ Iniciativa e liderança;
→ Vocabulário avançado e riqueza de expressão verbal;
→ Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas e perceber a discrepância entre ideias;
→ Facilidade de interagir com crianças mais velhas ou com adultos;
→ Interesse por livros;
→ Criação de meios pessoais para resolução de problemas.
Mesmo com muitas pesquisas na área, a ciência ainda não encontrou outro meio de diagnosticar as altas habilidades, a não ser por um conjunto de características que, mesmo não sendo comuns a todas as pessoas superdotadas, ajudam a identificar o fenômeno. Ainda não há consenso sobre esses casos. Desse modo, a superdotação adquire sentidos diferentes conforme o cenário cultural em que o indivíduo está inserido.
O que existe e é amplamente utilizado por psicólogos da área educacional é o teste de QI, que mede o grau das habilidades de uma pessoa. Trata-se de um conjunto de tarefas e problemas que precisam ser resolvidos, e cada acerto é contabilizado como ponto e, ao final, é atribuída uma nota. A média geral para esse tipo de teste é 100 pontos, aproximadamente, ou seja, as pessoas que alcançam um QI acima desse grau podem ser consideradas superdotadas.
Desenvolvimento
Apesar de apresentar facilidade no processo de aprendizado, uma criança com altas habilidades precisa de um acompanhamento específico durante a idade escolar, pois boa parte dos superdotados apresenta dificuldades de convivência. É comum que essas pessoas priorizem relacionar-se apenas com os mais velhos e pode ocorrer também o desencadeamento do medo da não aceitação social, sintomas de ansiedade, solidão e, até mesmo, depressão.
Crianças superdotadas costumam ter dificuldade de socialização
Especialistas afirmam que é importante que os pais de crianças com altas habilidades discutam a questão com o filho de forma clara e sincera. É preciso também incentivar e apoiar a convivência com outras pessoas, principalmente da mesma idade.
Realidade brasileira
Segundo o Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD), aproximadamente 8 milhões de brasileiros possuem altas habilidades, o que representa 5% da população. Todavia, há uma deficiência no diagnóstico e na oferta de atendimento educacional especializado para esse público, por isso existe um estereótipo de que não há muitos superdotados no Brasil.
Ainda de acordo com o ConBraSD, a maior parte de indivíduos com altas habilidades no país é de origem humilde e não possui recursos para optar por uma educação diferenciada. Existem ações inclusivas do Ministério da Educação (MEC), mas que dependem da efetivação nos governos estaduais e municipais, que são responsáveis pela educação básica.
Famosos superdotados
Dentro do grupo de brasileiros com inteligência acima da média, estão famosos como Jô Soares, Roger Moreira (vocalista do Ultraje a Rigor) e Chico Buarque. Entre as celebridades internacionais, estão Shakira, Madonna e Arnold Schwarzenegger. Além desses, Einstein e Mozart são outros ilustres membros desse seleto grupo.
Por Rafael Batista
Equipe Brasil Escola