Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Homossexualidade

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A homossexualidade refere-se à situação na qual o interesse e o desejo sexual dirige-se a pessoas do mesmo sexo. É uma das possibilidades verificadas de manifestação da sexualidade e afetividade humana.

A homossexualidade pode estar relacionada a várias causas, como a determinação genética, proposta pelo geneticista Dean Hamer ao descobrir genes, designado por ele de GAY-1. Hipótese esta que, apesar de não aceita no meio científico americano, foi defendida, onde a homossexualidade é colocada como consequência de uma variação genética, e não como uma opção ou estilo de vida.

Daryl Bem, psicólogo da Universidade de Cornell (EUA) ao pesquisar a formação intra-familiar concluiu que alguns fatores como o tipo de relação com a mãe, com o pai, o tipo de investimento familiar podem determinar a homossexualidade.

A teoria psicanalítica aponta que a homossexualidade pode estar relacionada com a forte ligação com a mãe, onde se estabelece uma relação maior com esta por ser mais dominadora, ao passo que o pai é uma figura passiva.

A homossexualidade não é compreendida como um transtorno médico ou psiquiátrico. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Homossexualidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/homossexualidade.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...