Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Psicose

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico. Pode se referir a qualquer distúrbio mental que tenha origem física ou emocional. Sua característica é a perda de contato com a realidade.

Normalmente o psicótico não percebe que perdeu por completo a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose é denominada “loucura” ou comportamento de “louco”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Uma crise típica de psicose se caracteriza por alguns ou todos esses sintomas: alucinações auditivas, visuais ou olfativas; sensações e desconfiança de estar sendo observado, provocado, gozado, comentado, controlado, perseguido, vigiado, traído; sensação de que o ambiente está estranho; agitação; confusão; agressividade; insônia; sensação de que os mais diversos fatos não são coincidência e sim que eles têm alguma coisa a ver com ela; pensamento bloqueado, interrompido; falta de higiene e desleixo com a aparência.

A psicose pode ocorrer no decorrer de anos ou subitamente. A causa pode ser predisposição genética, fatores exógenos orgânicos, porém desencadeados por fatores ambientais, psicosociais, uma situação estressante, por exemplo, pode desencadear uma psicose.

Patrícia Lopes

Escritor do artigo
Escrito por: Patrícia Lopes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Psicose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicose.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante