Topo
pesquisar

Psicose

Psicologia

PUBLICIDADE

A psicose é um estado anormal de funcionamento psíquico. Pode se referir a qualquer distúrbio mental que tenha origem física ou emocional. Sua característica é a perda de contato com a realidade.

Normalmente o psicótico não percebe que perdeu por completo a noção do pensamento, percepção ou julgamento. A psicose é denominada “loucura” ou comportamento de “louco”.

Uma crise típica de psicose se caracteriza por alguns ou todos esses sintomas: alucinações auditivas, visuais ou olfativas; sensações e desconfiança de estar sendo observado, provocado, gozado, comentado, controlado, perseguido, vigiado, traído; sensação de que o ambiente está estranho; agitação; confusão; agressividade; insônia; sensação de que os mais diversos fatos não são coincidência e sim que eles têm alguma coisa a ver com ela; pensamento bloqueado, interrompido; falta de higiene e desleixo com a aparência.

A psicose pode ocorrer no decorrer de anos ou subitamente. A causa pode ser predisposição genética, fatores exógenos orgânicos, porém desencadeados por fatores ambientais, psicosociais, uma situação estressante, por exemplo, pode desencadear uma psicose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Psicologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

LOPES, Patrícia. "Psicose"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/psicose.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola