Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Poltergeist

Fenômeno sobrenatural
Fenômeno sobrenatural
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

É um fenômeno sobrenatural cujo nome de origem alemã significa espírito que causa ruídos. Envolvem situações físicas como chuvas de pedras, movimentação de objetos, aparecimento e desaparecimento de objetos, aparecimento de sons, água e luzes.

Desde o século XVII se investiga tais fenômenos. Acreditavam que o poltergeist era feitos de bruxaria ou possessão diabólica. Já no século XIX, quando tais crenças declinaram, acreditavam que tais fatos eram provocados com atos bem pensados e trabalhados ou que eram obras de espíritos desencarnados.

Hoje, os parapsicólogos acreditam que tais fatos acontecem por pessoas vivas com grande faculdade psicogenética que se exaltaria por causa de traumas emocionais e usaria suas forças em objetos. Normalmente, o epicentro ou a pessoa que provoca o fenômeno é adolescente de maioria do sexo feminino que vive em atrito com outra pessoa onde passa por períodos de instabilidade emocional. Geralmente, o poltergeist tem duração limitada e gera dificuldade de apontar o epicentro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferencia-se de assombrações pelo fato de o poltergeist ocorrer quando o epicentro está com outras pessoas com o objetivo de perturbar onde permanece por minutos podendo chegar a alguns anos. A assombração, em contra partida, ocorre em casas, prédios de forma automática sem ter objetivo focado e sem intervenção humana podendo durar séculos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Equipe Brasil. "Poltergeist"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/poltergeist.htm. Acesso em 01 de julho de 2022.

De estudante para estudante


PUBLICIDADE

Estude agora


Mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si

Os casos mais comuns de mistura de soluções de solutos diferentes que reagem entre si ocorrem quando juntamos...

Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...