PUBLICIDADE
A escola de educação infantil é hoje um apoio necessário para os pais deixarem a criança durante o dia ou parte dele. Essa realidade é resultante da posição que a mulher ocupa no mercado de trabalho, a fim de contribuir com o orçamento doméstico.
Tanto os pais como os professores têm um papel relevante na educação e no desenvolvimento da criança durante a primeira infância, por isso devem ser complementares.
Os pais transmitem os conceitos e valores que vão instruir o filho durante a vida. A escola tem o papel de estender esse modo de atuação principiado pela família.
O bebê desde cedo possui um grande desejo de desvendar o mundo, as pessoas e a si mesmo. Para tanto se utiliza dos jogos e das brincadeiras, é capaz de pesquisar, organizar e assimilar. Porém, necessita de alguns recursos que proporcionem essas descobertas, como amor, segurança e carinho.
Os vínculos afetivos e emocionais seguros que a criança estabelece com seu “cuidador” estão diretamente relacionados com o desenvolvimento e a aprendizagem durante a primeira infância — condição fundamental para inserir a criança no mundo.
Como foi mencionado anteriormente, sobre os papéis dos pais e da escola na educação da criança, é fundamental uma parceria de confiança entre as duas.
Em caso de crianças pequenas, essa relação de confiança pode ser consolidada, quando pais e professores não se prendem a reuniões bimestrais ou semestrais para trocar informações sobre as crianças, pois essas não conseguem expressar com clareza suas necessidades e sentimentos.
Essa é uma relação que prioriza o bem-estar e o crescimento da criança, sendo assim respeita e acolhe a contribuição de cada parte.
Por Patrícia Lopes