Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Finlândia

Geografia

A Finlândia é um país nórdico com mais de 5,5 milhões de habitantes. Devido ao frio intenso, a maior parte da população vive no sul, concentrando-se nos arredores de Helsinque.
Bandeira da Finlândia
Bandeira da Finlândia
PUBLICIDADE

 A Finlândia é um país europeu localizado na região norte do continente, tendo como capital a cidade de Helsinque. Apresenta frios extremos na sua parcela setentrional e clima mais ameno no sul, região essa que concentra a maior parte das 5,5 milhões de pessoas que vivem no país. A economia finlandesa é altamente desenvolvida, e, dentre outros ramos, a sua indústria se destaca na produção de equipamentos eletrônicos.

Leia também: Países da Europa — dados gerais sobre os Estados que fazem parte do continente europeu

Resumo sobre Finlândia

  • A Finlândia é um país europeu localizado no norte do continente. Tem como capital a cidade de Helsinque.

  • Predomina o clima temperado continental, embora o norte do país apresente frios extremos, característicos do clima polar.

  • O relevo finlandês é suavemente ondulado.

  • O país é um dos mais densamente florestados da Europa.

  • Tem população de 5.541.000 de habitantes, sendo que a maior parte vive na porção meridional, de clima mais ameno. Sua maior cidade é Helsinque.

  • A Finlândia é um país desenvolvido altamente industrializado, com PIB de 300,48 bilhões de dólares.

  • O setor terciário responde pela maior parcela da economia, seguido da indústria, em que predominam ramos como o da produção de equipamentos tecnológicos e eletrônicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Finlândia

  • Nome oficial: República da Finlândia

  • Gentílico: Finlandês

  • Extensão territorial: 338.440 km²

  • Localização: Norte da Europa

  • Capital: Helsinque

  • Clima: Temperado continental

  • Governo: República parlamentarista

  • Divisão administrativa: 19 regiões

  • Idioma: Finlandês e sueco

  • Religiões:

    • Luteranismo: 67,8%;

    • Grega ortodoxa: 1,1%;

    • Outras: 1,7%;

    • Sem especificação: 29,4%.

  • População: 5.541.000 habitantes (ONU, 2020)

  • Densidade demográfica: 18,2 hab./km²

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,938

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 300,48 bilhões (FMI, 2021)

  • PIB per capita: US$ 54.330 (FMI, 2021)

  • Gini: 0,273

  • Fuso horário: GMT +3 horas

  • Relações exteriores:

Leia também: Países com déficit demográfico

História da Finlândia

Embora se acredite que a ocupação da Finlândia seja muito anterior, os primeiros vestígios concretos de populações naquela região datam de aproximadamente 10,2 mil anos atrás. Apesar disso, devido principalmente ao clima adverso, com frio intenso, a Finlândia permaneceu durante muito tempo pouco populosa, sendo até hoje um território esparsamente povoado.

A história finlandesa é comumente dividida em três períodos. O primeiro deles corresponde ao domínio sueco, que perdurou do século XIII, aproximadamente, até o início do século XIX e compreendeu a porção oriental do atual território da Finlândia. A Suécia ampliou seus domínios na Europa, notadamente na Rússia, expandindo um pouco mais a sua área de alcance dentro de terras finlandesas.

Entre os anos de 1809 e 1917, a Finlândia passou a integrar o Império Russo. A independência finlandesa foi conquistada somente em 6 de dezembro de 1917, mediante a aprovação da sua declaração de independência por parte do parlamento.

Dois anos mais tarde, o país adotou o seu atual sistema de governo, tornando-se uma república. A Finlândia possui um dos maiores IDH do mundo, sendo altamente desenvolvida.

Mapa da Finlândia

Mapa da Finlândia

Geografia da Finlândia

A Finlândia é um país nórdico, assim referido por estar localizado na porção setentrional da Europa. Tem como capital a cidade de Helsinque, que fica ao sul do país. O território finlandês é banhado pelo Mar Báltico ao sul e a oeste, fazendo fronteira com a Suécia, a oeste; Noruega, a norte; e Rússia, a leste e sudeste.

  • Clima da Finlândia

O extremo norte da Finlândia fica acima do Círculo Polar Ártico, o que condiciona nessa região a presença do clima ártico, com temperaturas baixas durante o ano todo, chegando a mínimas de até -30º C nos meses mais frios.

Abaixo do paralelo de 60º N, predominam climas temperados, com longos invernos e um curto verão em que os termômetros chegam a marcar 27º C. A precipitação anual média é de 600 mm, sendo comum a ocorrência de chuva de granizo e, principalmente, neve.

Aurora boreal no extremo norte da Finlândia
Aurora boreal no extremo norte da Finlândia. Essa região é caracterizada pelo clima polar.
  • Relevo da Finlândia

A Finlândia possui um relevo pouco acidentado, modelado pela ação de diversos agentes, dentre os quais estão as geleiras. Os terrenos finlandeses variam de colinosos e suavemente ondulados a planos, com altitude média de 164 metros. Seu ponto mais elevado, o monte Halti, está situado a 1.328 metros acima do nível do mar.

  • Vegetação da Finlândia

A Finlândia é um dos países europeus com maior taxa de cobertura vegetal natural, sendo a maior parte representada por florestas. Cerca de 72% da superfície do país é recoberta por florestas, que são compostas em sua maioria por coníferas, como abetos e pinheiros.

  • Hidrografia da Finlândia

Extensos rios e grandes lagos compõem a rede hidrográfica finlandesa. O maior curso d’água que banha o país é o rio Kemi, que corre na fronteira com a Suécia por cerca de 550 km. Destacam-se também os rios Paats e Kokemäen.

O lago Saaima é o maior lago da Finlândia, estendendo-se por 4.400 km² no sudeste do país, sendo que em seu interior há milhares de pequenas ilhas. Outros lagos importantes são o Päijänne, que abastece a região metropolitana de Helsinque, e o Inari, que fica congelado durante a maior parte do ano.

Demografia da Finlândia

Vista de Helsinque, capital da Finlândia
A capital finlandesa, Helsinque, concentra a maior população urbana do país.

A Finlândia é um dos países nórdicos com maior contingente populacional, contando atualmente com 5.541.000 de habitantes. Embora bastante populoso, o território finlandês é pouco povoado. A densidade demográfica do país é de 18,2 hab./km², segundo dados das Nações Unidas. Devido ao frio extremo nas terras setentrionais, a maioria dos finlandeses vive na região sul do país, concentrando-se principalmente na região denominada Uusimaa, que abriga a sua capital.

Trata-se de um país urbanizado, com 85,6% dos seus moradores vivendo nas áreas urbanas. A maior cidade da Finlândia é a capital, Helsinque, que abriga 1.292.000 de pessoas.

A população finlandesa é uma das que menos crescem em todo o mundo. No ano de 2021, registrou-se uma taxa de crescimento populacional de apenas 0,26%, muito abaixo do índice mundial. O envelhecimento da população é um fenômeno em curso no país, o que pode ser observado por alguns indicadores demográficos, como as baixíssimas taxas de natalidade e fecundidade e alta expectativa de vida (81,55 anos). A idade mediana no país é, hoje, de quase 43 anos.

Destaca-se, por fim, que o IDH finlandês é o 11º mais elevado em todo o mundo, registrando o valor de 0,938 em 2020.

Confira no nosso podcast: Países mais e menos violentos do mundo

Economia da Finlândia

A Finlândia é um país desenvolvido altamente industrializado, o que coloca a sua produção industrial e a exportação de produtos manufaturados no centro da economia finlandesa. O país despontava como uma das principais economias da União Europeia até a crise de 2008, que afetou duramente o comércio exterior e refletiu na sua conjuntura interna. Ainda assim, a economia da Finlândia é comparável à de outras nações de alto rendimento, como a Áustria, Países Baixos, Bélgica e Alemanha|1|.

O Produto Interno Bruto (PIB) finlandês é de 300,48 bilhões de dólares, conforme os dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2021, e seu valor per capita é um dos mais elevados do mundo. Quase 70% do seu PIB é derivado do setor terciário, com grande participação das telecomunicações e dos serviços financeiros de alta tecnologia.

A diversa indústria finlandesa responde por 28,2% da economia nacional, e têm destaque a produção de equipamentos tecnológicos/indústria eletrônica, madeireira e metalúrgicas.

No setor primário, responsável por 2,7% do valor do PIB, sobressaem-se atividades como a silvicultura, pecuária (bovina, suína e avícola), além da produção de gêneros agrícolas, como beterraba, sacarina, trigo, cevada e batata.

Cultura da Finlândia

A cultura finlandesa apresenta muitas influências e herança das culturas dos povos nórdicos antigos e também dos suecos e russos, que exerceram domínio sobre o país durante vários anos. Esse fato se reflete sobretudo na sua composição populacional, em que se encontra finlandeses, suecos, russos, além de romenos, estonianos e lapões. Os principais idiomas falados no país, hoje, são o finlandês e o sueco, ambos oficiais, e o russo.

O país apresenta uma ampla tradição nas artes, tendo destaque a música, com seus diversos festivais que abrangem estilos variados, e, sobretudo, a arquitetura. Na gastronomia, muitos dos pratos típicos do país levam peixe e outros pescados no preparo, mas outros tipos de carnes, como a de rena, de alce e de coelho, também são utilizadas em receitas.

Infraestrutura da Finlândia

A Finlândia dispõe de uma ampla rede de infraestrutura para atender a sua população, tanto aquela que vive nas cidades quanto os moradores do campo. Dados recentes apontam que todos os finlandeses possuem acesso a rede de esgoto, a água potável e também a energia elétrica.

A matriz energética do país é composta predominantemente pelos combustíveis fósseis, seguida de fontes renováveis, hidrelétricas e fontes nucleares.

Quanto ao transporte, a Finlândia possui malhas rodoviárias e hidroviárias bastante densas, que ficam entre as mais amplas do mundo. Aquelas se estendem por 454.000 km, enquanto as hidrovias somam 8.000 km, além de 8.200 km de canais. O transporte aquático é usado sobretudo no verão, quando a camada de gelo que se forma sobre os corpos d’água se derrete.

Governo da Finlândia

O sistema de governo finlandês é do tipo republicano parlamentarista. Isso significa que o Poder Executivo é composto pelo presidente da república, que desempenha o papel de chefe de Estado e exerce mandato de seis anos, sendo eleito pelo voto, e também pelo primeiro-ministro, que é o chefe de governo. O Poder Legislativo é exercido pelo parlamento (Eduskunta). A sede do governo finlandês fica na cidade de Helsinque, ao sul do país.

Curiosidades sobre a Finlândia

Vila do Papai Noel na Lapônia, região norte da Finlândia [1]
Vila do Papai Noel na Lapônia, região norte da Finlândia [1]
  • Acredita-se que o nome Finlândia é derivado dos primeiros povos que viveram no extremo norte da Europa. Em sua língua materna, a palavra usada para denominar o país é Suomi (suo = pântano e maa = terra).

  • A região da Lapônia, ao norte, é conhecida por muitos como o local de origem do Papai Noel e abriga a Vila do Papai Noel, que se tornou um importante destino turístico do país.

  • O parlamento da Finlândia foi o primeiro do mundo a permitir que as mulheres concorressem às eleições assim como os homens. A nova regulamentação foi aprovada em 1906 e passou a ter validade no pleito de 1907.

Notas

|1| CIA. Countries: Finland. The World Factbook. Disponível aqui. Acesso em 23 set. 2021.

Créditos da imagem

[1] Roman Babakin / Shutterstock.com

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Finlândia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/finlandia.htm. Acesso em 25 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça mais sobre a Escandinávia, que abrange a região norte do continente europeu. Saiba quais são os países que a constituem e sua relação com os países nórdicos.
Saiba quais são os países da Europa. Veja a lista dos países do continente europeu e as regiões em que se encontram. Saiba também o que é União Europeia.
Conheça o processo de formação e as características da União Europeia.
Saiba mais sobre os vikings, povos do norte da Europa conhecidos pelos saques e pela navegação, e descubra como era o seu modo de vida.