Whatsapp

Desmatamento do Cerrado

Geografia do Brasil

O desmatamento do Cerrado é principalmente causado pela expansão das atividades agrícolas e pela agropecuária, podendo acarretar graves desequilíbrios ambientais.
PUBLICIDADE

Um dos mais ricos e importantes domínios naturais do Brasil é o Cerrado, localizado em boa parte da região Centro-Oeste e também em partes das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. Embora o seu ambiente apresente importantes funções ambientais para espécies animais, vegetais e também para nascentes e leitos de rios, o seu processo de devastação acentuou-se ao longo das últimas décadas e boa parte de sua formação original foi destruída.

O processo de desmatamento do Cerrado consolidou-se ao longo da segunda metade do século XX, graças aos avanços da agropecuária para o interior do país nesse período. Dados revelam que menos de 48% da vegetação original encontra-se total ou parcialmente conservada, e, para piorar, o desmatamento vem aumentando em grande medida nos últimos anos, sendo maior até mesmo que o da Amazônia.

As principais causas da devastação do Cerrado são o avanço das queimadas e a retirada de suas matas para a utilização do solo na agropecuária. A área de sua ocupação original configura-se, hoje, como o principal local fornecedor de grãos do Brasil, com destaque para a soja, que é voltada, principalmente, para o mercado externo. Tal processo ocorreu graças aos avanços dos sistemas de cultivo, que permitiram a instalação de lavouras em locais antes considerados pouco propícios, pois os solos do Cerrado são muito ácidos e apenas a aplicação da calagem (correção do pH do solo através da adição de calcário) pode corrigir essa dificuldade.

Área de ocupação do Cerrado no Mato Grosso para o cultivo da soja em larga escala *
Área de ocupação do Cerrado no Mato Grosso para o cultivo da soja em larga escala *

Outro motivo foi o pouco interesse do poder público em preservar esse domínio natural, visto os poucos esforços de sua conservação ao longo do século XX e a não inclusão do Cerrado nas áreas de preservação natural na Constituição promulgada em 1989. Além disso, apenas 3% da área do Cerrado é formada por reservas e unidades de conservação, o que é considerado um índice muito baixo. Vale lembrar ainda que mesmo essas áreas de proteção ambiental sofrem pressão de fazendeiros e grileiros para a sua ocupação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lobo-guará, espécie típica do Cerrado que pode entrar em extinção
Lobo-guará, espécie típica do Cerrado que pode entrar em extinção

Apenas nos últimos anos é que medidas públicas de preservação do Cerrado foram adotadas, fazendo com que, a partir de 2006, o seu processo de destruição passasse a diminuir, embora ainda seja elevado. Dados da Organização Conservação Internacional estimam que, caso o processo de devastação do Cerrado continue, suas reservas durarão somente até 2030.

As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes. Outro efeito é a degradação de outros domínios naturais que dependem direta e indiretamente do bioma Cerrado, o que inclui, principalmente, o Pantanal mato-grossense.

Atualmente, o Cerrado é considerado um hotspot, termo que se refere ao conjunto de áreas do planeta com alta biodiversidade e que se encontram ameaçadas, carecendo de maiores atenções a fim de manter a sua preservação. No Brasil, existe apenas mais um hotspot além do Cerrado, que é a Mata Atlântica. Espera-se que, em um futuro próximo, a devastação desse importante domínio natural seja totalmente interrompida e ao menos algumas partes de sua vegetação sejam reflorestadas e recuperadas.

________________________

* Créditos da imagem: AFNR / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A devastação do Cerrado pode colocar em risco a existência desse domínio natural
A devastação do Cerrado pode colocar em risco a existência desse domínio natural

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Desmatamento do Cerrado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/desmatamento-cerrado.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(FUVEST) A partir da década de oitenta do século XIX, programas agrícolas promoveram o desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil. Isso foi realizado com grande aplicação de capital e utilização de técnicas agrícolas avançadas. Podemos afirmar que a substituição das formações do Cerrado pela agricultura mecanizada, entre outras características,

a) foi favorecida pela grande fertilidade de suas terras planas, próprias dos chapadões.

b) aumentou a tendência natural de processos erosivos por interferências antrópicas, como a compactação do solo.

c) desnudou extensas áreas de mares de morros, provocando assoreamento de rios, como o Araguaia.

d) gerou poucos impactos ambientais, tendo em vista a substituição de uma cobertura vegetal por outra.

e) eliminou as queimadas naturais e antrópicas na região com o uso de irrigação por gotejamento.

Questão 2

(ENEM) A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no Bioma Cerrado. Segundo ambientalistas, o Cerrado brasileiro corre o risco de transformar-se em deserto.

A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.

I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do Cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o Cerrado brasileiro irá transformar-se em deserto.

II - Sabe-se que a eventual extinção do Bioma Cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.

III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no Bioma Cerrado.

É correto o que se afirma

a) Apenas em I

b) Apenas em III

c) Apenas em I e II

d) Apenas em II e III

e) Em I, II e III.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Saiba o que é desmatamento e como essa prática tem provocado inúmeros problemas ambientais. Veja como está o desmatamento no mundo e nos biomas brasileiros.
Leia este texto e descubra mais sobre a fauna e a flora do Cerrado. Nele, falaremos um pouco a respeito dos principais animais e plantas encontrados no Cerrado. Destacaremos ainda algumas espécies de animais e de vegetais encontradas nesse bioma, bem como suas principais características.
Conheças as principais características dos solos do Cerrado brasileiro.
Veja as características dos seis biomas brasileiros: Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e Caatinga.
Aprenda mais sobre biodiversidade clicando aqui! Apresentaremos neste texto o conceito de biodiversidade e entenderemos sua importância.
Entenda o perigo das queimadas no Pantanal e as consequências desses eventos para esse bioma. Veja também os motivos de tais queimadas.
Veja aqui as características mais importantes do Cerrado, como localização, fauna, flora, clima, vegetação, potencial aquífero, características do solo e devastação.
Veja por que a segunda maior cobertura vegetal do Brasil, o cerrado, está ameaçada.
Veja uma análise acerca do contínuo processo de desmatamento que marcou a história do Brasil.
Cerrado: algumas características e redução de área causada, principalmente, por atividades humanas.