Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cerrado, um risco de extinção em Goiás

O Cerrado é a segunda maior cobertura vegetal do Brasil, ficando atrás somente da Floresta Amazônica.

As queimadas provocadas pelo homem contribuem para a extinção do cerrado
As queimadas provocadas pelo homem contribuem para a extinção do cerrado
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O cerrado é um dos principais biomas do país, ocupa cerca de 22% de todo o território, mas sofre com a ameaça constante de extinção, essa previsão pessimista é proveniente do atual quadro ambiental em que se encontra o cerrado, no qual, aproximadamente 80% da biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora, em Goiás a situação é mais agravante pois estimativas revelam que cerca de 90% de todo bioma já se encontra alterado.

Em Goiás, os parques de preservação representam apenas 1% de todo cerrado goiano, enquanto que em outros estados a média é de 2,5%, esses dados estão muito abaixo das metas internacionais que é de 10%, esse percentual deveria ser revertido em reservas ambientais em Goiás.

A vegetação do cerrado é, em geral, de pequeno porte, com galhos retorcidos e folhas grossas.¹
 

Por várias décadas o cerrado foi visto como impróprio à ocupação agropecuária, portanto inviável economicamente, tal pensamento era devido às características de solo, muito ácido por causa da alta concentração de hidróxido de alumínio e o tipo de vegetação, de árvores baixas e arbustos.

Porém, mais tarde, por volta da década de 70, a intensa mecanização e modernização do campo e a introdução de culturas destinadas à exportação (as monoculturas) provocou uma intensa modificação no espaço geográfico do cerrado.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Cerrado

Mapa Mental: Cerrado

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Segundo dados da WWF (World Wide Foundation), cerca de 60% do cerrado goiano já foi retirado, dando lugar a pastagens, 6% foram destinados à agricultura, 14% destinados à ocupação urbana e construção de estradas, somente 19% de cerrado se encontra conservados. A devastação ambiental no cerrado por falta de manejo florestal e outras medidas desenvolvem a preocupação do risco de a recomposição se tornar irreversível.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que deve ser feito na região é a realização da aplicação de medidas de preservação e conservação, repensando o modelo de desenvolvimento e criando políticas econômicas que conciliam prosperidade, crescimento financeiro e preservação (desenvolvimento sustentável).

A ação antrópica é o agente modificador das paisagens do cerrado, a constante destruição do bioma provoca a extinção de animais, plantas e crescimento do número de erosões. A principal ação é a agricultura que a cada ano abre mais áreas de cultivo, retirando a cobertura do cerrado, eliminando aos poucos o bioma.

O cerrado é um bioma extremamente rico em fauna, flora, além de apresentar potencial hídrico, muitas espécies de animais e plantas ainda não são conhecidas ou não foram catalogadas, no entanto, sabe-se que são identificadas 837 espécies de aves, 197 de mamíferos, 180 de répteis, 113 de anfíbios e uma infinidade de insetos diferentes. O cerrado também é divisor de águas, possui uma grande quantidade de água de superfície e subterrânea.

 

–––––––––––––––
¹ Créditos da imagens: Wikimedia Commons / Nevinho

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

*Mapa Mental por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Cerrado, um risco de extinção em Goiás"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/cerrado-um-risco-extincao-goias.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas