Topo
pesquisar

Cerrado

Biologia

O cerrado é o bioma que mais sofreu impacto em razão da ocupação humana
O cerrado é o bioma que mais sofreu impacto em razão da ocupação humana
PUBLICIDADE

O cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil. Sua ocupação original, antes de ser devastada, ocupava uma área aproximada de 2 milhões de km², atualmente restam apenas 20% desse total. É o bioma que mais sofreu impacto em razão da ocupação humana.

Formado por tipos fitofisionômicos característicos de regiões tropicais: cerradão, cerrado limpo, cerrado sujo, campo rupestre, veredas e matas ciliares, abriga plantas arbóreas de aparência seca com caules retorcidos e revestidos por casca espessa, entre outras espécies de arbustos e gramíneas.

O clima desse ecossistema é bem regular, caracterizado por duas estações climáticas bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Por esse motivo e em virtude da profundidade do solo e do lençol freático, o sistema radicular passou por adaptação e se desenvolveu para uma maior captação de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estima-se que esse bioma, com tamanha riqueza biológica, apresente uma biodiversidade com mais de 10 mil espécies de vegetais, além de uma fauna bem distinta e exótica, com 837 espécies de aves e 161 de mamíferos.

No entanto, todo esse espetáculo de vida, onde muitos imaginam o oposto, vem sendo seriamente afetado pela caça predatória, o comércio ilegal de animais, a intensa atividade garimpeira e o desmatamento com fins econômicos voltados para a pecuária extensiva e agricultura mecanizada, restringindo o cerrado a parques e reservas.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Ecologia - Biologia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Cerrado"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cerrado-1.htm>. Acesso em 15 de agosto de 2018.

Teste seus conhecimentos
Questão 1

(Enem-2012) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são: 

  1. Cascas finas e sem sulco ou fendas.
  2. Caules estreitos e retilíneos.
  3. Folhas estreitas e membranosas.
  4. Gemas apicais com densa pilosidade.
  5. Raízes superficiais, em geral, aéreas.

Mais Questões
Imagem do Cerrado que corresponde à vegetação brasileira mais rica em biodiversidade
Geografia do Brasil Tipos de Vegetação
Características visuais do Cerrado¹
Geografia do Brasil Cerrado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA