Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Introdução ao Cerrado brasileiro

Paisagem típica do bioma Cerrado
Paisagem típica do bioma Cerrado
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O bioma Cerrado representa 25% do território nacional, sendo encontrado em Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica.

A pobreza de nutrientes no solo, este de grande profundidade e rico em óxidos de alumínio e ferro, o clima e a ocorrência do fogo conferem formações vegetais características e, consequentemente, fauna característica, dando ao Cerrado um alto nível de endemismos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua vegetação apresenta fisionomias que englobam formações florestais com espécies arbóreas, predominantemente, formações savânicas, com árvores e arbustos sob gramíneas e formações campestres, com predomínio de espécies herbáceas e algumas arbustivas.

Porém, infelizmente, apenas cerca de 20% da área do bioma ainda não se submeteu a perturbações humanas, principalmente quanto à ocupação e utilização exagerada e não sustentável das paisagens naturais. Quanto à fauna, queimadas, atropelamentos, caça indiscriminada, intoxicação por agrotóxicos são os principais fatores que a comprometem e, obviamente, não podem ser deixadas de fora as atividades agropecuárias e, relacionadas à elas, as queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Introdução ao Cerrado brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/introducao-ao-cerrado-brasileiro.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(Unesp–2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.

Disponível em: <www.portalbrasil.net>. Acesso em: 29 abr. 2008 (Adaptação).

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

a) Campos

b) Floresta Latifoliada

c) Caatinga

d) Cerrado

e) Floresta Equatorial

Exercício 2

O Cerrado é o segundo maior bioma do território brasileiro em área, sendo superado apenas pela:

a) Caatinga.

b) Mata das Araucárias.

c) Amazônia.

d) Mata Atlântica.

e) Pampa.