PUBLICIDADE
O bioma Cerrado representa 25% do território nacional, sendo encontrado em Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Rondônia e São Paulo, sendo o segundo maior bioma do país em área, apenas superado pela Floresta Amazônica.
A pobreza de nutrientes no solo, este de grande profundidade e rico em óxidos de alumínio e ferro, o clima e a ocorrência do fogo conferem formações vegetais características e, consequentemente, fauna característica, dando ao Cerrado um alto nível de endemismos.
Sua vegetação apresenta fisionomias que englobam formações florestais com espécies arbóreas, predominantemente, formações savânicas, com árvores e arbustos sob gramíneas e formações campestres, com predomínio de espécies herbáceas e algumas arbustivas.
Porém, infelizmente, apenas cerca de 20% da área do bioma ainda não se submeteu a perturbações humanas, principalmente quanto à ocupação e utilização exagerada e não sustentável das paisagens naturais. Quanto à fauna, queimadas, atropelamentos, caça indiscriminada, intoxicação por agrotóxicos são os principais fatores que a comprometem e, obviamente, não podem ser deixadas de fora as atividades agropecuárias e, relacionadas à elas, as queimadas e uso indiscriminado de agrotóxicos.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia