Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Conceitos demográficos

A compreensão dos conceitos demográficos (ou conceitos de população) é fundamental para que possamos apreender as características e as diferentes dinâmicas populacionais.

Ilustração de um gráfico de pizza composto por pessoas, com 1/4 delas em uma parte mais afastada.
Os conceitos demográficos são importantes para podermos conhecer em detalhes a evolução e as diferentes dinâmicas das populações humanas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.

Confira nosso podcast: O que é preciso saber sobre teorias demográficas

Tópicos deste artigo

Quais são os principais conceitos demográficos?

→ População

Uma população é um grupo de indivíduos que vive em uma determinada localidade que, na demografia, pode ser desde uma rua ou um bairro até países, continentes e o planeta Terra como um todo. Classifica-se a população em população absoluta e população relativa.

  • População absoluta

A população absoluta é o número total de habitantes de uma área. Diz-se que um local é muito populoso quando ele apresenta uma população absoluta grande. Caso contrário, isto é, quando a população absoluta é pequena, caracteriza-se a área como pouco populosa.

  • População relativa

Também conhecida como densidade demográfica, população relativa diz respeito ao número de habitantes de uma determinada localidade com relação à sua área territorial. Para calcularmos esse indicador, então, basta dividir a população absoluta pelo valor da área, sendo o resultado comumente expresso em número de habitantes/km². Um território com densidade demográfica elevada é caracterizado como densamente povoado. Em áreas de menor adensamento populacional, diz-se que o território é menos povoado.

→ Crescimento populacional ou demográfico

Chama-se de crescimento populacional o aumento do número total de habitantes de uma população. Esse crescimento pode ser classificado em vegetativo ou absoluto, a depender das variáveis e dos fenômenos demográficos que o condicionaram.

  • Crescimento vegetativo ou natural

O crescimento vegetativo acontece quando o número de nascimentos supera o número de mortes em uma determinada população. Em outras palavras, o crescimento vegetativo se dá em uma população na qual a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade. Nesse caso, não há nenhum fator externo que influencie no crescimento populacional.

  • Crescimento absoluto

O crescimento absoluto acontece quando, junto do crescimento natural, há também um aumento do número de habitantes derivado da entrada de imigrantes naquele determinado local. Além disso, a imigração deve ser maior do que a emigração, o que condiciona um saldo migratório positivo. Assim, o crescimento absoluto diz respeito ao crescimento vegetativo somado ao saldo migratório.

→ Explosão demográfica

A explosão demográfica corresponde ao fenômeno de crescimento acelerado de uma população, fazendo com que o número total de habitantes cresça de maneira acentuada.

→ Taxa de natalidade

Conhecida também como taxa bruta de natalidade (TBN), trata-se de um indicador demográfico que expressa a relação entre o número total de indivíduos nascidos vivos durante um período determinado (um ano) e a população absoluta. É descrita em número de nascimentos por mil habitantes.

→ Taxa de mortalidade

Conhecida também como taxa bruta de mortalidade (TBM), a taxa de mortalidade, assim como a taxa de natalidade, é um indicador que expressa a relação entre o número de mortes que ocorreram no período de um ano em uma determinada população e o número total de habitantes. É descrita em número de mortos por mil habitantes.

→ Fecundidade

Fecundidade corresponde à relação entre o total de indivíduos nascidos vivos em uma população e o total de mulheres que se encontram na sua idade reprodutiva, no intervalo que vai dos 15 aos 49 anos. Indica o panorama reprodutivo de uma determinada população.

  • Taxa de fecundidade

A taxa de fecundidade é expressa em número de filhos por mulher, e seu cálculo é feito por meio da divisão do total de crianças nascidas vivas pelo total de mulheres em idade fértil.

→ Pirâmide etária

Pirâmide etária é a representação gráfica que divide uma população de acordo com a faixa etária e também com o sexo.

→ População Economicamente Ativa (PEA)

População Economicamente Ativa (PEA) é o total de pessoas que estão em idade ativa e trabalhando ou à procura de um trabalho em uma população.

→ População em Idade Ativa (PIA)

População em Idade Ativa (PIA) é o total de indivíduos em uma população com idade igual ou superior a dez anos.

→ Envelhecimento populacional

O envelhecimento populacional é o fenômeno caracterizado pelo aumento de idosos em uma determinada população comparativamente ao número de jovens. Tende a acontecer em populações que registram taxas de natalidade inferiores às taxas de mortalidade, aliado ao aumento da esperança de vida ao nascer.

→ Expectativa de vida

Chamada também de esperança de vida, a expectativa de vida corresponde ao número médio de anos que se espera que uma população viverá de acordo com as condições daquele determinado local (município, estado, país).

→ Migração

Os deslocamentos de pessoas e populações sobre a superfície terrestre, podendo ser analisada da perspectiva daqueles que saem de uma determinada localidade e daqueles que nela chegam. Migrante é o nome dado ao indivíduo que realiza a migração, que pode ser classificada como emigração e imigração.

  • Emigração

Emigração é o movimento de saída de pessoas de um determinado local. Dá-se o nome de emigrante àquele que parte de uma área em direção a outra.

  • Imigração

Imigração é o movimento de entrada de pessoas em um determinado local. O indivíduo que entra ou chega em uma área é chamado de imigrante.

→ Saldo migratório

O saldo migratório corresponde à diferença entre o total de imigrantes e o total de emigrantes em uma localidade. Isto é, o saldo migratório é obtido por meio da diferença entre o número de pessoas que entra e o número de pessoas que sai de uma determinada região. Esse indicador é utilizado, dentre outros, para o cálculo do crescimento populacional absoluto.

→ Êxodo rural

O êxodo rural é um tipo de migração caracterizada pela mudança definitiva que indivíduos e grupos de pessoas realizam partindo da zona rural (ou campo) em direção à zona urbana (ou cidades).

Saiba mais: População mundial — como se deu seu crescimento?

O que é demografia?

Demografia é o nome dado à ciência que estuda as populações humanas. Esse campo do conhecimento se responsabiliza por analisar a estrutura das mais diferentes populações e compreender sua dinâmica e a sua evolução no tempo e no espaço. Para tanto, são utilizados os conceitos demográficos e uma série de outras técnicas e métodos que auxiliam no aprofundamento dos estudos das populações.

→ Videoaula sobre demografia

Exercícios resolvidos sobre conceitos demográficos

Questão 1

(Enem)

Taxa de fecundidade total — Brasil — 1940-2010

Gráfico de linha indicando a oscilação da taxa de fecundidade total do Brasil entre os anos de 1940 e 2010.

IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2013.

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:

A) Decréscimo da população absoluta.

B) Redução do crescimento vegetativo.

C) Diminuição da proporção de adultos.

D) Expansão de políticas de controle da natalidade.

E) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

Resolução:

Alternativa B

O gráfico da fecundidade mostra a redução do número médio de filhos por mulher no decorrer do tempo. Isso significa que o número de nascimentos também reduziu gradativamente, o que leva a uma diminuição do crescimento natural ou vegetativo da população. Lembrando que esse tipo de crescimento acontece apenas quando os nascimentos são superiores às mortes em uma determinada população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão 2

(UFRGS) Sobre o tema demografia no Brasil, é correto afirmar que:

A) a esperança de vida considera a taxa de mortalidade projetada para cinco décadas posteriores ao período de análise.

B) a esperança de vida ao nascer vem aumentando para mulheres e diminuindo para homens, desde 1940, influenciada pelas condições de saúde.

C) o aumento nas taxas de expectativa de vida e a diminuição nas taxas de fecundidade influenciam na tendência de envelhecimento da população.

D) as variações nas taxas de natalidade são consideradas no cálculo da expectativa de vida, podendo-se, assim, diferenciar as regiões.

E) os valores de expectativa de vida mais altos para homens estão no Nordeste.

Resolução:

Alternativa C

O fenômeno do envelhecimento populacional acontece quando há uma redução no número de nascimentos em uma população e, ao mesmo tempo, um aumento na expectativa de vida.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Conceitos demográficos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conceitos-demograficos.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

“É o número total de habitantes de uma localidade. Quando é grande, a localidade será denominada populosa.” O enunciado diz respeito a qual conceito demográfico?

A) População relativa

B) Crescimento demográfico

C) Crescimento vegetativo

D) Densidade demográfica

E) População absoluta

Exercício 2

Quando se divide a população absoluta pela área habitada, tem-se um indicador expresso em habitantes/km2. Assim, a área em questão pode ser classificada como pouco povoada ou muito povoada. Assinale a alternativa que estabelece corretamente esse indicador:

A) população relativa

B) população absoluta

C) população ativa

D) população inativa

E) população habitada

Artigos Relacionados


Demografia

As populações humanas são o objeto de estudo da demografia. Clique aqui e saiba quais são os seus principais conceitos, e entenda melhor as origens dessa ciência.
Geografia

Pirâmide Etária da População Brasileira

A evolução da pirâmide etária da população brasileira ao longo dos últimos anos e os processos relacionados a esse fenômeno.
Geografia do Brasil

População do Brasil

Clique aqui, conheça o perfil da população do Brasil e saiba como é sua distribuição pelo território. Descubra também quais são os países mais populosos do mundo.
Geografia do Brasil

População mundial

Venha conferir dados e outros aspectos sobre a população mundial, bem como conhecer os países mais populosos do mundo.
Geografia

População relativa e população absoluta

Clique aqui e conheça as diferenças entre os conceitos de população absoluta e população relativa.
Geografia

Taxa de natalidade e taxa de mortalidade

Entenda mais sobre taxa de natalidade e taxa de mortalidade, importantes indicadores de desenvolvimento humano e de análise do crescimento populacional de um dado lugar. Saiba como calcular cada taxa e como usá-las para analisar a dinâmica populacional dos países.
Geografia

Teorias demográficas

Confira um resumo das principais teorias demográficas e fique por dentro dos debates a respeito do crescimento populacional.
Geografia

Transição demográfica

Saiba o que é transição demográfica e as suas principais causas. Conheça as diferentes etapas da transição demográfica e entenda como esse processo ocorre no Brasil.
Geografia