PUBLICIDADE
Conceitos demográficos são os referenciais utilizados no campo da demografia para o estudo e análise das dinâmicas populacionais. Eles são importantes porque nos auxiliam a caracterizar uma determinada população e compreender como ela evolui e a forma como esse conjunto de indivíduos se relaciona com o espaço.
Confira nosso podcast: O que é preciso saber sobre teorias demográficas
Tópicos deste artigo
- 1 - Quais são os principais conceitos demográficos?
- 2 - O que é demografia?
- 3 - Exercícios resolvidos sobre conceitos demográficos
Quais são os principais conceitos demográficos?
→ População
Uma população é um grupo de indivíduos que vive em uma determinada localidade que, na demografia, pode ser desde uma rua ou um bairro até países, continentes e o planeta Terra como um todo. Classifica-se a população em população absoluta e população relativa.
-
População absoluta
A população absoluta é o número total de habitantes de uma área. Diz-se que um local é muito populoso quando ele apresenta uma população absoluta grande. Caso contrário, isto é, quando a população absoluta é pequena, caracteriza-se a área como pouco populosa.
-
População relativa
Também conhecida como densidade demográfica, população relativa diz respeito ao número de habitantes de uma determinada localidade com relação à sua área territorial. Para calcularmos esse indicador, então, basta dividir a população absoluta pelo valor da área, sendo o resultado comumente expresso em número de habitantes/km². Um território com densidade demográfica elevada é caracterizado como densamente povoado. Em áreas de menor adensamento populacional, diz-se que o território é menos povoado.
→ Crescimento populacional ou demográfico
Chama-se de crescimento populacional o aumento do número total de habitantes de uma população. Esse crescimento pode ser classificado em vegetativo ou absoluto, a depender das variáveis e dos fenômenos demográficos que o condicionaram.
-
Crescimento vegetativo ou natural
O crescimento vegetativo acontece quando o número de nascimentos supera o número de mortes em uma determinada população. Em outras palavras, o crescimento vegetativo se dá em uma população na qual a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade. Nesse caso, não há nenhum fator externo que influencie no crescimento populacional.
-
Crescimento absoluto
O crescimento absoluto acontece quando, junto do crescimento natural, há também um aumento do número de habitantes derivado da entrada de imigrantes naquele determinado local. Além disso, a imigração deve ser maior do que a emigração, o que condiciona um saldo migratório positivo. Assim, o crescimento absoluto diz respeito ao crescimento vegetativo somado ao saldo migratório.
→ Explosão demográfica
A explosão demográfica corresponde ao fenômeno de crescimento acelerado de uma população, fazendo com que o número total de habitantes cresça de maneira acentuada.
→ Taxa de natalidade
Conhecida também como taxa bruta de natalidade (TBN), trata-se de um indicador demográfico que expressa a relação entre o número total de indivíduos nascidos vivos durante um período determinado (um ano) e a população absoluta. É descrita em número de nascimentos por mil habitantes.
→ Taxa de mortalidade
Conhecida também como taxa bruta de mortalidade (TBM), a taxa de mortalidade, assim como a taxa de natalidade, é um indicador que expressa a relação entre o número de mortes que ocorreram no período de um ano em uma determinada população e o número total de habitantes. É descrita em número de mortos por mil habitantes.
→ Fecundidade
Fecundidade corresponde à relação entre o total de indivíduos nascidos vivos em uma população e o total de mulheres que se encontram na sua idade reprodutiva, no intervalo que vai dos 15 aos 49 anos. Indica o panorama reprodutivo de uma determinada população.
-
Taxa de fecundidade
A taxa de fecundidade é expressa em número de filhos por mulher, e seu cálculo é feito por meio da divisão do total de crianças nascidas vivas pelo total de mulheres em idade fértil.
→ Pirâmide etária
Pirâmide etária é a representação gráfica que divide uma população de acordo com a faixa etária e também com o sexo.
→ População Economicamente Ativa (PEA)
População Economicamente Ativa (PEA) é o total de pessoas que estão em idade ativa e trabalhando ou à procura de um trabalho em uma população.
→ População em Idade Ativa (PIA)
População em Idade Ativa (PIA) é o total de indivíduos em uma população com idade igual ou superior a dez anos.
→ Envelhecimento populacional
O envelhecimento populacional é o fenômeno caracterizado pelo aumento de idosos em uma determinada população comparativamente ao número de jovens. Tende a acontecer em populações que registram taxas de natalidade inferiores às taxas de mortalidade, aliado ao aumento da esperança de vida ao nascer.
→ Expectativa de vida
Chamada também de esperança de vida, a expectativa de vida corresponde ao número médio de anos que se espera que uma população viverá de acordo com as condições daquele determinado local (município, estado, país).
→ Migração
Os deslocamentos de pessoas e populações sobre a superfície terrestre, podendo ser analisada da perspectiva daqueles que saem de uma determinada localidade e daqueles que nela chegam. Migrante é o nome dado ao indivíduo que realiza a migração, que pode ser classificada como emigração e imigração.
-
Emigração
Emigração é o movimento de saída de pessoas de um determinado local. Dá-se o nome de emigrante àquele que parte de uma área em direção a outra.
-
Imigração
Imigração é o movimento de entrada de pessoas em um determinado local. O indivíduo que entra ou chega em uma área é chamado de imigrante.
→ Saldo migratório
O saldo migratório corresponde à diferença entre o total de imigrantes e o total de emigrantes em uma localidade. Isto é, o saldo migratório é obtido por meio da diferença entre o número de pessoas que entra e o número de pessoas que sai de uma determinada região. Esse indicador é utilizado, dentre outros, para o cálculo do crescimento populacional absoluto.
→ Êxodo rural
O êxodo rural é um tipo de migração caracterizada pela mudança definitiva que indivíduos e grupos de pessoas realizam partindo da zona rural (ou campo) em direção à zona urbana (ou cidades).
Saiba mais: População mundial — como se deu seu crescimento?
O que é demografia?
Demografia é o nome dado à ciência que estuda as populações humanas. Esse campo do conhecimento se responsabiliza por analisar a estrutura das mais diferentes populações e compreender sua dinâmica e a sua evolução no tempo e no espaço. Para tanto, são utilizados os conceitos demográficos e uma série de outras técnicas e métodos que auxiliam no aprofundamento dos estudos das populações.
→ Videoaula sobre demografia
Exercícios resolvidos sobre conceitos demográficos
Questão 1
(Enem)
Taxa de fecundidade total — Brasil — 1940-2010
IBGE. Censo demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2013.
O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:
A) Decréscimo da população absoluta.
B) Redução do crescimento vegetativo.
C) Diminuição da proporção de adultos.
D) Expansão de políticas de controle da natalidade.
E) Aumento da renovação da população economicamente ativa.
Resolução:
Alternativa B
O gráfico da fecundidade mostra a redução do número médio de filhos por mulher no decorrer do tempo. Isso significa que o número de nascimentos também reduziu gradativamente, o que leva a uma diminuição do crescimento natural ou vegetativo da população. Lembrando que esse tipo de crescimento acontece apenas quando os nascimentos são superiores às mortes em uma determinada população.
Questão 2
(UFRGS) Sobre o tema demografia no Brasil, é correto afirmar que:
A) a esperança de vida considera a taxa de mortalidade projetada para cinco décadas posteriores ao período de análise.
B) a esperança de vida ao nascer vem aumentando para mulheres e diminuindo para homens, desde 1940, influenciada pelas condições de saúde.
C) o aumento nas taxas de expectativa de vida e a diminuição nas taxas de fecundidade influenciam na tendência de envelhecimento da população.
D) as variações nas taxas de natalidade são consideradas no cálculo da expectativa de vida, podendo-se, assim, diferenciar as regiões.
E) os valores de expectativa de vida mais altos para homens estão no Nordeste.
Resolução:
Alternativa C
O fenômeno do envelhecimento populacional acontece quando há uma redução no número de nascimentos em uma população e, ao mesmo tempo, um aumento na expectativa de vida.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia