close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

As megacidades dos países pobres

Atualmente estão crescendo os números de megacidades em países pobres.

Lagos, capital da Nigéria
Lagos, capital da Nigéria
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Megacidades são cidades com populações superiores a 10 milhões de habitantes. De acordo com estimativas, até 2015 pelo menos quatro dos cinco maiores centros urbanos do mundo pertencerão a países pobres.

Isso fica evidente quando observamos importantes metrópoles pertencentes a países desenvolvidos que foram superadas populacionalmente por grandes centros urbanos localizados em países pobres como Lagos, na Nigéria, e Dacca, em Bangladesh. Apesar disso, as nações ricas prosseguirão com elevado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico, as cidades dessas nações abrangem relevantes centros financeiros, instituições internacionais, centros de pesquisas, sedes de empresas transnacionais e são palco das principais decisões globais.

O processo de urbanização acelerada promoveu recentemente uma ascensão da população urbana em relação à rural, ou seja, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em cidades superou o de indivíduos de zonas rurais, isso em países pobres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A urbanização implantada de maneira desestruturada provoca não somente uma concentração de pessoas, mas também uma aglomeração de pobreza, miséria e demais problemas sociais.

A causa principal do problema é a dificuldade em acompanhar o crescimento populacional urbano com a implantação das infraestruturas (saneamento básico, saúde, transporte, água, habitação etc.), desse modo, as megacidades não conseguem atender à demanda do elevado número de pessoas, fugindo do controle das autoridades.

Um dos aspectos comuns entre as megacidades é o crescente alargamento das disparidades de renda entre os indivíduos.

Segundo pesquisadores ligados à urbanização, uma das propostas para prevenir e amenizar tais inconvenientes é o planejamento, a partir de um plano diretor que conte com a participação de vários seguimentos da sociedade.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "As megacidades dos países pobres "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-megacidades-dos-paises-pobres.htm. Acesso em 16 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


O que é Estado Democrático de Direito?

Nesta aula aprenderemos que o Estado Democrático de Direito é uma forma de Estado em que a soberania popular é...

Gênero textual: anúncio publicitário

Para que serve um anúncio publicitário? Como produzir um texto desse gênero? Quais características não podem...