Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Inundações Urbanas

As inundações urbanas podem ocorrer por diversos fatores e costumam deixar estragos.

Área inundada em Pernambuco
Área inundada em Pernambuco
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As frequentes inundações de cidades, como as ocorridas em junho de 2010 nos municípios de Pernambuco e Alagoas, provocando a morte de mais de 40 pessoas, têm despertado a atenção da sociedade para esse fenômeno. Porém, é necessário esclarecer que as inundações urbanas podem ocorrer por diversos fatores, sendo os principais a ineficácia do sistema de drenagem e a construção de centros urbanos em terrenos que naturalmente são afetados pelas enchentes.

Esse processo promove a destruição da infraestrutura das cidades afetadas, perdas agrícolas, propagação de doenças, gera desabrigados, feridos, mortos, etc. Essas inundações podem ser desencadeadas em áreas ribeirinhas, em consequência do mau planejamento urbano, além de inundações localizadas.

As inundações em áreas ribeirinhas são aquelas que ocorrem periodicamente nas planícies de inundação e o fator determinante é o geomorfológico. Portanto, neste caso, as ações dos projetos urbanísticos (compactação do solo, desmatamento, asfaltamento, etc.) não são os principais responsáveis pelas inundações, visto que essas áreas são naturalmente sujeitas a inundações, pois estão muito próximas aos cursos de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As inundações devido à urbanização são aquelas causadas pelo desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva). Todos esses aspectos favorecem para que ocorram inundações em períodos de precipitação pluviométrica de grande intensidade.

As inundações localizadas são provocadas por intervenções antrópicas nas drenagens, com estrangulamento dos leitos fluviais em pontes, bueiros e aterros. O assoreamento agrava essa situação, pois reduz as seções dos canais e também pode provocar inundações localizadas.

Como medidas de prevenção da ocorrência de inundações estão o planejamento urbano, a não construção de cidades em áreas ribeirinhas, desenvolvimento de projetos de engenharia eficazes para a captação de águas pluviais (diques, bueiros, etc.), políticas de ocupação do solo, educação ambiental, entre outras.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Inundações Urbanas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/inundacoes-urbanas.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante