close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Microclima urbano

O microclima urbano é uma alteração climática que eleva a temperatura local, diferenciando-a das condições climáticas próprias da região.

Os edifícios contribuem para a formação do microclima urbano
Os edifícios contribuem para a formação do microclima urbano
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os centros urbanos têm apresentado diversos problemas ambientais: poluição dos recursos hídricos, destinação e tratamento inadequado de resíduos, redução da cobertura vegetal, poluição atmosférica, inversão térmica, entre outros. Todos esses elementos são extremamente prejudiciais à vida de todas as espécies, e as consequências desse processo já são sentidas pela população.

Um aspecto muito comum nas cidades é a alteração climática, na qual ocorre a elevação da temperatura local, diferenciando das condições climáticas da região. Esse fenômeno é denominado microclima urbano, e se desenvolve em escalas diferentes, sendo determinado pelas estruturas de cada cidade (pavimentação, área verde, indústrias, etc.).

A temperatura de uma cidade pode ser elevada em até 6 °C por consequência do conjunto das seguintes ações: substituição da vegetação pelo asfalto, concreto e outras superfícies impermeáveis, que ocasiona uma grande absorção da radiação solar; verticalização das construções (edifícios), formando uma barreira para a circulação do ar e emissão de gases poluentes na atmosfera.

O concreto absorve bastante radiação solar (cerca de 98% da radiação que atinge a superfície), enquanto que as áreas verdes conseguem dissipar essa energia. Para agravar a situação, a construção de edifícios prejudica a circulação do ar, dificultando a dispersão do ar quente. A emissão de gases poluentes intensifica o efeito estufa, promovendo ilhas de calor, ou seja, aumento da temperatura local.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse fenômeno é mais acentuado nos grandes centros urbanos, visto que eles são mais dotados de construções e indústrias, além do fluxo de automóveis ser mais intenso. As cidades industrializadas são, ainda, mais vulneráveis a outros fenômenos, como, por exemplo, o “smog” – espécie de nevoeiro composto por diversas partículas, sendo considerada a principal forma de poluição atmosférica.

Portanto, o microclima urbano é promovido por ações humanas, havendo a necessidade da elaboração e aplicação de Planos Diretores que adotem medidas para expansão da área urbana, além da implantação de áreas verdes nos centros urbanos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Microclima urbano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/microclima-urbano.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


Argumento por causa e consequência

O argumento por causa e consequência tem o raciocínio lógico como base para sua construção. Veja nesta aula como...

Reinos africanos: Mali

Assista a nossa videoaula para conhecer a história do reino de Mali na África. Confira também, no nosso canal,...