Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Segregação e desigualdades nos centros urbanos

Geografia

São variados os fatores que contribuem para a ocorrência da segregação e da desigualdade nos centros urbanos.
Bairro excluído dos serviços públicos
Bairro excluído dos serviços públicos
PUBLICIDADE

Na contemporaneidade, todos os grandes centros urbanos possuem um arranjo espacial fracionado, isso significa que existem várias partes que compõem o todo, no entanto, cada fração com sua particularidade em diversos aspectos.

Nas cidades existem áreas com foco de atuação especializada, são distribuídas em centros comerciais, financeiros, bairros industriais, residenciais, bairros com grande número de casas, além de bairros que abrigam uma grande quantidade de estabelecimentos de diversão, como boates, bares e restaurantes.

Na estrutura de uma grande cidade existem vários polos, isso quer dizer que cada região é dotada de um centro e uma rua de maior destaque, na qual muitas atividades são desenvolvidas, como serviços e comércio.

A divisão da estrutura urbanística juntamente com o aumento da população e da própria cidade promove uma precarização em relação ao todo da malha urbana, pois os habitantes não se apresentam na cidade inteiramente, e sim em partes que se relacionam com o cotidiano das pessoas, ou seja, local de residência, trabalho, escola, entre outros lugares de convívio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cidade é dividida também por fatores financeiros ou de renda, as desigualdades se concretizam no contexto do arranjo urbano. Essas características são provocadas simplesmente pelo fato das desigualdades sociais estarem presentes na maioria dos países capitalistas, quanto maiores as disparidades socioeconômicas entre as classes sociais, maiores são as diferenças nas moradias, nos serviços públicos e na qualidade de vida.

A população de baixa renda depende efetivamente da qualidade dos serviços públicos para alcançar melhor qualidade de vida, tanto na área da educação, como na saúde, transporte coletivo, além de outros. Para obter êxito é preciso que tais serviços sejam executados adequadamente.

Por isso é preciso haver uma organização a fim de requerer as necessidades comunitárias, ou dificilmente esse panorama será modificado.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Segregação e desigualdades nos centros urbanos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/segregacao-desigualdades-nos-centros-urbanos.htm. Acesso em 20 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre a UPP, seus objetivos e as polêmicas envolvendo a sua atuação no Rio de Janeiro.
Veja quais são as principais desigualdades regionais que ocorrem no Brasil.
Entenda o que é a especulação imobiliária e os efeitos que essa prática gera sobre o espaço geográfico urbano.
Conheça os principais efeitos do Êxodo Rural sobre o arcabouço social e sobre os elementos da infraestrutura urbana.
Clique para saber tudo a respeito da estratificação e da desigualdade social!
Entenda o conceito de favelização e a dinâmica espacial desse problema urbano.
Clique para entender as particularidades do conceito de justiça social!
A luta pela Reforma Urbana, suas características e objetivos.
Entenda o conceito de renda per capita e como estão seus índices no Brasil.
Clique aqui para entender a violência brasileira, suas causas e consequências. Compreenda os dados sobre a violência no Brasil. Saiba também da violência mundial.