Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Antimônio

Química

Sombra para olhos: presença de antimônio
Sombra para olhos: presença de antimônio
PUBLICIDADE

O metal Antimônio é obtido do minério sulfeto de Antimônio, veja como pode ser aplicado esse mineral:

Na medicina: A dose ideal de antimônio no organismo é de 0,5 mg diárias, inclusive a ingestão em altas doses pode ser fatal. O antimônio já foi aplicado na medicina para estimular o vômito em pacientes, mas seu uso foi proibido justamente por provocar a morte.

Ligas metálicas: o Antimônio é responsável por endurecer o chumbo e expandi-lo após ser resfriado, esta propriedade o torna muito útil, a liga de chumbo e Antimônio que permite dar um melhor acabamento aos objetos. A aplicação da liga é em finas peças moldadas, como por exemplo, em ligas para sinos.

Na forma de Óxido: o Óxido de Antimônio é usado no interior de colchões para evitar incêndios caso o colchão pegue fogo, ou seja, estes óxidos evitam que os objetos se incendeiem.

Sais de antimônio: esta forma é bem conhecida entre as mulheres, é usada para destacar os olhos em maquiagem, isto mesmo! Os sais de antimônio são usados na fabricação de maquiagens como sombras, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
 

Veja mais!

Ligação metálica

Propriedades dos Óxidos 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Antimônio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/antimonio.htm. Acesso em 16 de setembro de 2021.