PUBLICIDADE
Sulfeto é o nome dado à função inorgânica que apresenta substâncias binárias (formadas por dois elementos químicos) nas quais o enxofre é o elemento mais eletronegativo. Veja a fórmula geral de um sulfeto:
YS
Os elementos químicos que podem fazer parte da composição de um sulfeto acabam também por classificá-los:
-
Iônicos: sulfetos formados por metais, como os alcalinos, alcalinoterrosos e os metais de transição externa. Nesses sulfetos, ocorrem ligações iônicas;
-
Moleculares: formados por ametais de baixa eletronegatividade, como o arsênio, telúrio e selênio. Nesses sulfetos, ocorrem ligações covalentes.
Propriedades físicas e químicas dos sulfetos
-
Apresentam baixíssima solubilidade em água, com exceção dos sulfetos formados por metais alcalinos, amônio e metais alcalinoterrosos;
-
São sólidos em temperatura ambiente.
Obtenção dos sulfetos
O minério galena é uma fonte de sulfeto de chumbo II
Os sulfetos são obtidos a partir de fontes naturais ou por meio de reações químicas (processos sintéticos). Com relação aos sulfetos obtidos a partir de fontes naturais, veja alguns dos principais minérios que apresentam sulfetos em sua composição:
-
Argentita: apresenta o sulfeto de prata (Ag2S);
-
Calcopirita: apresenta o sulfeto de cobre II e ferro II (CuFeS2);
-
Cinábrio: apresenta o sulfeto de mercúrio II (HgS);
-
Galena: apresenta o sulfeto de chumbo II (PbS);
-
Pirita: apresenta o sulfeto de ferro II (FeS);
-
Realgar: apresenta o sulfeto de arsênio III (As2S3);
-
Estibina: apresenta o sulfeto de antimônio III (Sb2S3);
-
Esfalerita/Blenda: apresenta o sulfeto de zinco (ZnS).
Regra de nomenclatura para os sulfetos
Sulfeto + de + nome do elemento
OBS.: Se o elemento que está acompanhando o enxofre não é a prata, o zinco ou algum elemento das famílias IA, IIA ou IIIA, é fundamental que seja indicado, após o nome do elemento, o algarismo romano que representa sua carga (NOX).
Veja alguns exemplos:
Exemplo 1: ZnS
Apresenta o metal zinco (NOX fixo) e o enxofre, logo, de acordo com a regra de nomenclatura, seu nome é sulfeto de zinco.
-
CuS
Apresenta o metal cobre (NOX +2) e o enxofre, logo, de acordo com a regra de nomenclatura, seu nome é sulfeto de cobre II.
-
As2S3
Apresenta o metal cobre (NOX +2) e o enxofre, logo, de acordo com a regra de nomenclatura, seu nome é sulfeto de cobre II.
Aplicações do sulfetos
-
Fabricação de papéis;
-
Produção de alguns óxidos;
-
Produção de metais puros;
-
Produção de alguns sais;
-
Identificação de alguns íons metálicos em processos de Química Analítica;
-
Formação de novos sulfetos;
-
Purificação de minérios.
Reações com sulfetos
a) Reações de sulfetos com gás oxigênio (O2)
Quando um sulfeto reage com o gás oxigênio, pode formar um óxido ou um metal puro e o gás dióxido de enxofre. Essa reação é denominada de reação de ustulação.
-
Formação de óxido metálico
Quando o sulfeto não é composto por um metal nobre, ao reagir com o gás oxigênio, forma um óxido desse tipo de metal e dióxido de enxofre. Veja uma equação que representa o processo:
ZnS + 3/2O2 → ZnO + SO2
Os metais que são considerados nobres são o ouro (Au), mercúrio (Hg), prata (Ag), paládio (Pd), cobre (Cu) e Platina (Pt).
-
Formação de óxido metal puro
Quando o sulfeto é composto de um metal nobre, ao reagir com o gás oxigênio, forma um metal puro e o dióxido de enxofre. Veja uma equação que representa o processo:
CuS + O2 → Cu + SO2
b) Reações de dupla troca com sulfetos
São reações em que o sulfeto reage com um ácido ou uma base inorgânica e forma outro sulfeto e outro ácido ou base. Veja duas equações que representam essas reações:
-
Com uma base:
CuS + NaOH→ Cu(OH)2 + Na2S
-
Com um ácido:
Ag2S + 2HCl→ 2AgCl + H2S
Por Me. Diogo Lopes Dias