Whatsapp

Entalpia

Química

PUBLICIDADE

Entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalpia (∆H).

A variação da Entalpia está na diferença entre a entalpia dos produtos e a dos reagentes, sendo assim, o calor de uma reação corresponde ao calor liberado ou absorvido em uma reação, e é simbolizado por ∆ H, veja como se calcula:

Δ Htotal = ΔH final – ΔH inicial

A variação da entalpia pode ser determinada pela equação acima, e depende da temperatura, pressão, estado físico, número de mol e da variedade alotrópica das substâncias.

Em algumas reações químicas (não sintetizadas), não é possível calcular o valor de
Δ H, o que faz com que sua entalpia seja conhecida através da entalpia de outras reações, daí entra a Lei de Hess: em uma reação a variação de entalpia é a mesma, independente da etapa em que a reação ocorre.

Com o intuito de se calcular a entalpia de reações, foi criada uma forma padrão de realizar comparações, chamada entalpia-padrão, para que as entalpias sejam comparadas de acordo com uma da mesma condição, o que leva o nome de estado-padrão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Entalpia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/entalpia.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UFSM-RS) Considere o seguinte gráfico:

Gráfico de variação de entalpia de uma reação genérica

De acordo com o gráfico acima, indique a opção que completa, respectivamente, as lacunas da frase a seguir:
A variação da entalpia,>ΔH, é ........; a reação é .......... porque se processa ............... calor.”
a) positiva, exotérmica, liberando
b) positiva, endotérmica, absorvendo
c) negativa, endotérmica, absorvendo
d) negativa, exotérmica, liberando
e) negativa, exotérmica, absorvendo

Questão 2

(Fuvest-SP) Quando 0,500 mol de etanol líquido sofre combustão total sob pressão constante, produzindo CO2 e H2O gasosos, a energia liberada é de 148 kcal. Na combustão de 3,00 mol de etanol, nas mesmas condições, a entalpia dos produtos, em relação à dos reagentes, é:

a) 74 kcal menor.

b) 444 kcal maior.

c) 444 kcal menor.

d) 888 kcal maior.

e) 888 kcal menor.

Resolução da questã

Mais Questões
Artigos Relacionados
Aprenda a realizar o cálculo da entalpia de uma reação por meio de uma fórmula simples!
Verifique como a energia livre de Gibbs pode ser usada para prever se um processo é espontâneo ou não.
Em Termoquímica, costuma-se relacionar o tipo de variação de entalpia de uma reação com o fenômeno químico envolvido. Veja como isso ocorre no caso da entalpia de combustão.
Entenda do que se trata a entalpia de neutralização estudada na termoquímica.
Entenda o que é a entalpia-padrão estudada em Termoquímica e como ela pode ser usada para se descobrir as entalpias desconhecidas de outras substâncias.
Veja como identificar, interpretar e escrever equações termoquímicas para representar reações que envolvem trocas de calor.
Clique e aprenda a diferenciar um processo endotérmico de um processo exotérmico por meio de exemplos práticos do cotidiano.
Termoquímica, Entalpia, calor liberado, reação exotérmica, reação de combustão, ambiente externo, reação endotérmica, reação química, troca de energia, reagentes, emissão de luz, absorção de luz, calor, eletricidade, componentes, estado físico, produtos.
A variação de entalpia de solução será exotérmica se a soma da entalpia reticular com a entalpia de hidratação der negativa; e será endotérmica, se der positiva.
Você sabia que existem vários tipos de Entalpia? Confira as variações de Entalpia nas reações.