Topo
pesquisar

Cobre

Química

Objeto de decoração em cobre
Objeto de decoração em cobre
PUBLICIDADE

O cobre é um metal essencial para plantas e animais, o problema está em sua bioacumulação. É considerado metal pesado justamente por esta característica, a de se acumular no organismo e gerar possíveis reações tóxicas.

O cobre auxilia diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese do hormônio da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

O efeito benéfico do cobre está em aliviar dores de origem inflamatória e prevenir o aparecimento das doenças virais (gripes, resfriados), mas existe um parâmetro: as dosagens efetuadas no sangue mostram cupremias (taxas de cobre) elevadas, ou seja, o acúmulo maléfico relacionado à propriedade do cobre de ser um metal pesado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A deficiência de cobre causa anemia (síntese deficiente de hemoglobina), por outro lado, seu excesso causa vômitos, intoxicação aguda e até mesmo a morte. É preciso ter um acompanhamento médico quanto aos índices de cobre no organismo.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Veja mais!

Contaminação por Manganês

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Cobre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/cobre.htm. Acesso em 20 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola