Whatsapp

Enxofre

Química

PUBLICIDADE

O Enxofre é conhecido desde a antiguidade e já fazia parte de estudos dos Alquimistas. Ficou muito popular por possuir um odor insuportável, que de tão ruim foi até assimilado com o cheiro do Inferno em chamas: Que horror! Mas saiba que, realmente, o cheiro que caracteriza o Enxofre não é dos melhores, pois adquire um odor de ovo podre quando presente como ácido sulfídrico (H2S). Esta característica olfativa se faz quando enxofre é misturado com o hidrogênio.

Vamos conhecer mais este elemento: é um elemento químico de símbolo S, com número atômico 16 (16 prótons e 16 elétrons) e massa atômica 32 u. À temperatura ambiente, o enxofre encontra-se no estado sólido, é um não-metal, possui uma coloração amarela, é mole, frágil e leve.

Utilização de Enxofre: é usado na fabricação de fósforos, adubos químicos e medicamentos laxantes e como componente da pólvora.

Uma curiosidade: você sabia que vulcões expelem enxofre, dióxido de enxofre e rochas ricas em sílica?

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais:
Berílio

Enxofre proveniente de erupção vulcânica
Enxofre proveniente de erupção vulcânica

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Enxofre"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/enxofre.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o dióxido de enxofre e suas propriedades, bem como seus efeitos na saúde humana e no meio ambiente.