Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Outono

Geografia

PUBLICIDADE

O outono é a estação do ano que começa após o verão e que antecede o inverno. Por conta disso, ela é considerada uma estação de transição. No Hemisfério Sul e, portanto, no Brasil, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de março, enquanto no Hemisfério Norte ele se inicia entre os dias 22 e 23 de setembro. Algumas das principais características dessa estação são a redução gradual das temperaturas, bem como a diminuição do tempo de luz diária. O outono é conhecido também como a estação das frutas.

Veja também: Qual a diferença entre clima e tempo?

Mapa Mental: Estações do Ano

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Quando começa o outono?

A ocorrência do fenômeno do equinócio de outono marca a chegada dessa estação. O equinócio representa o momento em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a Linha do Equador, e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre os hemisférios Norte e Sul.

No entanto, é preciso lembrar que o início do outono não acontece simultaneamente nos dois hemisférios:

  • Hemisfério Norte: inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro;
  • Hemisfério Sul: começa no mês de março, entre os dias 20 e 21.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do outono

O outono é a estação do ano que acontece logo em seguida ao verão e antecede a chegada do inverno. Sendo assim, pode ser considerado um período de transição entre essas duas estações. Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.

Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar. Pode haver a formação de nevoeiros pela manhã, além da ocorrência de geadas e, em alguns casos, até mesmo precipitação na forma de neve.

Inicialmente, os dias e as noites têm a mesma duração, isto é, 12 horas. Na medida em que o outono avança e vamos nos aproximando do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

A coloração âmbar da cobertura vegetal e a queda das folhas são representativas das mudanças que ocorrem durante o outono.
A coloração âmbar da cobertura vegetal e a queda das folhas são representativas das mudanças que ocorrem durante o outono.

A transformação da cobertura vegetal é o aspecto mais marcante do outono. A folhagem das árvores adquire uma coloração que varia entre tons amarelados e avermelhados, resultado da menor incidência de luz solar e diminuição da produção de clorofila. No caso das espécies caducifólias (conhecidas ainda como decíduas), observa-se a queda das folhas, um mecanismo de proteção da planta.

As zonas temperadas da Terra, que são duas das zonas térmicas em que o planeta se divide, estão localizadas em latitudes médias e são aquelas nas quais as características do outono são mais acentuadas e a estação é mais bem demarcada.

Veja também: Influência das correntes marítimas no clima

Outono no Hemisfério Norte

O início do outono no Hemisfério Norte acontece entre os dias 22 e 23 de setembro, e seu término se dá entre os dias 21 e 22 de dezembro. Nesse mesmo intervalo de tempo, o Hemisfério Sul está passando pela primavera. A estação pode ser chamada também de outono boreal, em referência ao norte.

A transição entre as estações do ano e as características principais de cada uma delas são mais perceptíveis nas zonas temperadas do globo, conforme discutido anteriormente. No Hemisfério Norte, essa área está localizada entre o Círculo Polar Ártico (66º33’ N) e o Trópico de Câncer (23º27’ N).

A mudança na temperatura e a modificação na paisagem por meio da coloração das folhas das árvores são os aspectos mais marcantes do outono no Hemisfério Norte. Além disso, há um aumento da nebulosidade e dos índices de precipitação próximo ao fim da estação. Em muitos países, a primeira neve acontece ainda no outono.

Pode haver também a ocorrência de um fenômeno climático denominado veranico (ou indian summer, em inglês), que consiste no aumento anormal das temperaturas médias para aquela estação. O veranico acontece também no inverno.

Outono no Hemisfério Sul

O início do outono no Hemisfério Sul acontece entre os dias 20 e 21 de março, e seu término se dá entre os dias 20 e 21 de junho. Enquanto isso, o Hemisfério Norte está vivenciando a sua primavera. A estação pode ser chamada de outono austral, em referência ao sul.

Seguindo o mesmo padrão descrito para as áreas que se localizam acima da Linha do Equador, é nas latitudes intermediárias que as características outonais se manifestam de forma mais perceptível. Essas áreas ficam entre o Trópico de Capricórnio (23º27’ S) e o Círculo Polar Antártico (66º33’ S).

A queda progressiva da temperatura nos meses de outono e a redução da umidade do ar e dos índices pluviométricos consistem nos principais aspectos da estação no Hemisfério Sul. Verifica-se também a ocorrência do veranico, que possui duração de alguns dias.

Outono no Brasil

O outono brasileiro tem início no mês de março e possui duração média de três meses. A maior parte do Brasil está inserida na zona tropical do planeta e, em razão disso, as características dessa estação do ano se tornam mais difusas. Em uma parcela da Região Sudeste e na Região Sul, o outono é mais proeminente do que nas outras regiões.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, o outono no Brasil possui características que são típicas da transição entre o verão e o inverno, com mudanças significativas nas condições temporais. Isso inclui:

  • temperatura;
  • umidade do ar;
  • incidência de ventos; e
  • volume de chuvas.

As regiões Norte e Nordeste do país registram altas temperaturas para o período, que variam entre 22º C e 32º C, e também os índices pluviométricos mais elevados do outono para o país. As chuvas são mais volumosas nas áreas mais próximas à Linha do Equador.

As temperaturas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil apresentam queda, o que se deve à influência das massas de ar frio que adentram o território brasileiro. As mínimas podem ser de até 10º C nas regiões serranas, e as máximas oscilam entre 18º e 28º C, conforme as informações do CPTEC. Os índices pluviométricos são menores nessas regiões, e, sobretudo nas áreas mais elevadas do Sul e Sudeste, é comum a formação de nevoeiro e ocorrência de geadas.

Estação das frutas

O outono é celebrado como a estação da colheita em várias partes do mundo, com destaque para a grande variedade de frutas.
O outono é celebrado como a estação da colheita em várias partes do mundo, com destaque para a grande variedade de frutas.

Em ambos os hemisférios, a chegada do outono marca o início do período de colheita. Por conta da grande variedade de frutas que se encontram na fase final do seu ciclo produtivo, o outono é conhecido como a estação das frutas.

Algumas frutas dessa estação são:

A importância do seu consumo reside no alto índice nutricional desses alimentos, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, que trazem diversos benefícios à saúde e podem auxiliar na prevenção de doenças.

*Mapa Mental por Rafaela Sousa, graduada em Geografia

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Outono"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/outono.htm. Acesso em 01 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você sabe o que é um equinócio? Não? Clique aqui para aprender!
Saiba o que é horário de verão, como funciona e qual sua origem. Descubra também quando essa medida foi adotada no Brasil e quais são os outros países que também adotam.
Saiba mais sobre o inverno, a estação do ano mais fria. Descubra suas principais características e como essa estação desenvolve-se nos hemisférios.
Entenda os movimentos de translação e rotação da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Conheça o solstício e o equinócio e como eles acontecem.
Aprenda mais sobre a primavera, uma das quatro estações do ano. Saiba suas principais características e por que é conhecida como a estação das flores.
Saiba o que são os fenômenos conhecidos como solstício e equinócio, qual a relação entre eles e a existência das estações do ano, bem como as datas em que ocorrerão.
Você sabia que no verão os dias são mais longos que as noites? Confira aqui!