Outono

Geografia

O outono inicia-se entre os dias 20 e 21 de março no Hemisfério Sul. Sua ocorrência marca o período de transição do verão para o inverno.
PUBLICIDADE

O Outono é a estação do ano que ocorre após o verão e antes do inverno, sendo assim considerado como um período de transição entre essas duas estações antagônicas. No Hemisfério Sul, o início do outono ocorre entre os dias 20 e 21 de março e o seu término acontece entre 20 e 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, o seu início acontece entre os dias 22 e 23 de setembro e o seu encerramento entre os dias 21 e 22 de dezembro.

A característica principal do outono é a gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera.

Mapa Mental: Estações do Ano

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Dessa forma, à medida que os dias do outono sucedem-se, a iluminação da Terra pelo Sol vai ficando cada vez mais desigual, o que provoca a duração menor dos dias em relação às noites. Essa redução na incidência de radiação sobre a superfície provoca, com isso, diversas alterações climáticas e naturais.

Vale lembrar que, assim como todas as estações do ano, o outono é mais diretamente sentido e percebido nas zonas da Terra situadas mais ao norte e mais ao sul. Nas áreas equatoriais, de latitudes baixas, a divisão do ano em quatro estações não é tão perceptível em termos práticos e empíricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do outono

Isso explica também o fato de o outono não apresentar características específicas que se apliquem de forma generalizada, ou seja, de maneira igual em todos os lugares. Mas em uma tentativa de simplificação, podemos dizer que as características do outono são:

  • Noites gradativamente mais longas que os dias à medida que a estação avança, pois trata-se de um período de transição entre o equinócio e o solstício de inverno;
  • Aumento da incidência de ventos;
  • Redução gradativa das temperaturas;
  • Maior incidência de nevoeiros pela manhã;
  • Diminuição da umidade do ar;
  • Em alguns tipos de vegetação, ocorre a queda das folhas para adaptação à mudança de clima e também em razão da diminuição da fotossíntese diante da menor incidência de iluminação solar;
  • No Brasil, ocorre uma queda de temperatura nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nessa última região (e também nas regiões serranas), podem acontecer algumas geadas e, eventualmente, neve.

Do ponto de vista cultural, o outono é tratado como uma estação que inspira beleza, mas também a melancolia e a transição entre um acontecimento e outro, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança. Imagens de quedas de folhas e de árvores “nuas” também se vinculam artisticamente a essa estação, embora esse tipo de paisagem não se manifeste exatamente dessa forma em todos os lugares.

*Mapa Mental por Rafaela Sousa, graduada em Geografia

Por Me. Rodolfo Alves Pena

No outono, os dias tornam-se gradativamente menores do que as noites
No outono, os dias tornam-se gradativamente menores do que as noites

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Outono"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/outono.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Saiba o que é horário de verão, como funciona e qual sua origem. Descubra também quando essa medida foi adotada no Brasil e quais são os outros países que também adotam.
Saiba mais sobre o inverno, a estação do ano mais fria. Descubra suas principais características e como essa estação desenvolve-se nos hemisférios.
Aprenda mais sobre a primavera, uma das quatro estações do ano. Saiba suas principais características e por que é conhecida como a estação das flores.
Você sabia que no verão os dias são mais longos que as noites? Confira aqui!
Você sabe o que é um equinócio? Não? Clique aqui para aprender!
Entenda os movimentos de translação e rotação da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Conheça o solstício e o equinócio e como eles acontecem.
Saiba o que são os fenômenos conhecidos como solstício e equinócio, qual a relação entre eles e a existência das estações do ano, bem como as datas em que ocorrerão.