PUBLICIDADE
O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.
Com relação à cobertura vegetal, dispõe de características do bioma Mata Atlântica, no qual o estado está inserido. A economia do Espírito Santo é liderada pelo setor industrial, com destaque para a indústria extrativa. O estado é também um grande produtor de café.
Leia também: São Paulo – estado mais populoso e com o maior PIB do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Dados gerais do Espírito Santo
- 2 - Geografia do Espírito Santo
- 3 - Mapa do Espírito Santo
- 4 - Demografia do Espírito Santo
- 5 - Divisão geográfica do Espírito Santo
- 6 - Economia do Espírito Santo
- 7 - Governo do Espírito Santo
- 8 - Infraestrutura do Espírito Santo
- 9 - Cultura do Espírito Santo
- 10 - História do Espírito Santo
Dados gerais do Espírito Santo
-
Região: Sudeste.
- Capital: Vitória.
-
Governo: democracia representativa, com o governador à frente do Poder Executivo estadual.
-
Área territorial: 46.074,44 km² (IBGE, 2022).
-
População: 3.833.712 pessoas (IBGE, 2022).
-
Densidade demográfica: 83,21 hab./km² (IBGE, 2022).
- Fuso: GMT -3 horas (horário padrão de Brasília).
- Clima: tropical úmido.
Geografia do Espírito Santo
O Espírito Santo é uma das unidades de federação que compõem a Região Sudeste do Brasil. Com área territorial de 46.074,447 km², é o quarto menor estado em extensão do país. É banhado a leste pelo Oceano Atlântico e possui faixa litorânea de 400 km. A Bahia faz divisa com o território capixaba ao norte; Minas Gerais, a oeste; e o Rio de Janeiro, ao sul.
-
Clima do Espírito Santo
O clima do estado é predominantemente tropical úmido, havendo diferenciação nas áreas de planície litorânea pela influência da maritimidade e nas porções interioranas, onde há a ocorrência de maiores elevações e, portanto, tendo a altitude como um dos principais fatores climáticos.
As temperaturas são elevadas na maior parte do ano, com média de 23 ºC. As chuvas se concentram no verão, quando o índice pluviométrico pode chegar aos 1800 mm, sendo a média do estado 1400 mm.
As áreas montanhosas do Espírito Santo apresentam características típicas do clima subtropical, com temperaturas amenas, verões chuvosos e invernos secos.
-
Vegetação do Espírito Santo
O Espírito Santo está inserido em sua totalidade no bioma Mata Atlântica, cuja cobertura vegetal é marcada pelas formações florestais que se dividem entre floresta ombrófila densa, que cobre a maior parte do estado, e aberta. O litoral apresenta vegetação característica, como mangues, restingas e vegetação de várzea.
O território espírito-santense faz parte, ainda, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Trata-se de uma área destinada à pesquisa e aprimoramento da gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, com o intuito de promover a proteção do ecossistema.
Veja também: O que é sustentabilidade?
-
Relevo do Espírito Santo
O relevo do Espírito Santo divide-se entre a planície litorânea e as áreas de planaltos e serras na sua parcela ocidental. A primeira é conhecida como Baixada Espírito-Santense, que corresponde a 40% da área do estado. As porções mais acidentadas do território, localizadas a oeste, apresentam altitudes que ultrapassam os 2 mil metros. O ponto mais elevado do estado é o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.
-
Hidrografia do Espírito Santo
O Espírito Santo divide-se em 12 bacias hidrográficas, sendo a maior delas a Bacia do Doce-Suruaca.
O principal rio que atravessa o estado é o Rio Doce, com 853 km de extensão e cuja nascente se localiza em Minas Gerais. Outros rios importantes do estado são: Jucu, Itabapoana, Itapemirim, Itaúnas, São Mateus e Santa Maria da Vitória.
Mapa do Espírito Santo
Demografia do Espírito Santo
A população espírito-santense é de 3.833.712 habitantes (IBGE, 2022), valor 9% maior do que o da população contabilizada no Censo de 2010, que era de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. A densidade demográfica do estado é de 83,21 hab./km², a sétima maior do país. A taxa de urbanização do Espírito Santo é de 83,4%, sendo o município de Serra o mais populoso do estado, com 520.649 habitantes. A capital, Vitória, possui 322.869 habitantes.
Conforme o Censo de 2022, a população era composta por 48,78% de homens e 51,22% de mulheres, concentrando-se nas faixas etárias que vão dos 35 aos 44 anos. A expectativa de vida ao nascer no Espírito Santo é atualmente de 79,5 anos, a segunda maior do país. O Estado se destaca ainda por ter registrado, em 2019, o menor índice de mortalidade infantil do Brasil.
Divisão geográfica do Espírito Santo
Até o ano de 2017, o IBGE dividia o Espírito Santo em quatro mesorregiões, as quais eram compostas por microrregiões formadas por um conjunto de municípios, conforme listamos abaixo.
-
Noroeste Espírito-Santense
-
Barra de São Francisco
-
Nova Venécia
-
Colatina
-
-
Litoral Norte Espírito-Santense
-
Montanha
-
São Mateus
-
Linhares
-
-
Central Espírito-Santense
-
Afonso Cláudio
-
Santa Teresa
-
Vitória
-
Guarapari
-
-
Sul Espírito-Santense
-
Alegre
-
Cachoeiro do Itapemirim
-
Itapemirim
-
Desde 2018, o IBGE adota a subdivisão por Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas.
O Espírito Santo se divide em quatro regiões intermediárias e suas respectivas regiões imediatas:
-
Vitória (Vitória, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá);
-
São Mateus (São Mateus e Linhares);
-
Colatina (Colatina e Nova Venécia);
-
Cachoeiro do Itapemirim (Cachoeiro do Itapemirim e Alegre).
Acesse também: Regionalização socioeconômica do espaço mundial
Economia do Espírito Santo
O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo é de R$ 186,33 bilhões. O setor de serviços, com exceção da administração e setores públicos, é o responsável pela composição da maior parcela desse valor (36,77%). Na sequência está a indústria, com 32% e, por fim, a agropecuária, que participa com 3,76% no PIB capixaba.
O principal setor industrial no estado é o da indústria extrativa, com destaque para a extração de petróleo e gás natural, que respondem por 24,5% do PIB industrial. Ainda em se tratando da indústria de extração, o Espírito Santo desponta também na mineração e siderurgia, notadamente na produção de aço.
Na agropecuária, o café do tipo conilon aparece em primeiro lugar dentre os principais produtos agrícolas do estado. Na sequência está o café arábica. O Espírito Santo produz ainda pimenta-do-reino, tomate, banana, mamão, este líder das exportações de fruta, bem como cana-de-açúcar, cacau, coco e abacaxi.
Governo do Espírito Santo
O governo do Espírito Santo segue o modelo democrático representativo, assim como as demais Unidades da Federação (UF). Isso significa que o governador estadual está à frente do poder Executivo, posto que alcança mediante o voto popular. Os membros do Legislativo são os deputados federais e estaduais, além dos dois senadores que representam o estado. A sede do governo estadual do Espírito Santo fica no município de Vitória.
Infraestrutura do Espírito Santo
O Espírito Santo, mais especificamente a região metropolitana de Vitória, é um dos pontos de partida e chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que interliga o estado a Minas Gerais, chegando até Belo Horizonte. Ela realiza tanto o transporte de passageiros quanto o de cargas, como minérios de ferro da Vale (empresa que opera a EFVM), carvão e produtos agrícolas.
O estado conta também com um aeroporto internacional e outros cinco regionais. Entre as rodovias federais que passam pelo Espírito Santo, está a BR-101, que cruza todo o litoral capixaba e se estende pela faixa litorânea brasileira do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.
Com relação à infraestrutura urbana, 84,31% da população capixaba possuía acesso à rede de água, conforme aponta o Censo Demográfico de 2022. A rede de esgoto atende 75,36% da população. Ambos os valores são referentes à população total (urbana e rural).
Cultura do Espírito Santo
As manifestações culturais do Espírito Santo refletem a sua diversa composição populacional, com influências indígenas, africanas e europeias, que são observadas desde a culinária típica do estado até as festas folclóricas que se espalham por todo o território.
Nas festas, destacam-se:
-
Dança das Flechas ou Alarde;
-
Folia de Reis;
-
Reis de Boi;
-
Bumba meu boi;
-
Ticumbi.
Em se tratando de danças, algumas das expressões populares são a capoeira e o jongo. A culinária capixaba, por sua vez, faz bastante uso de frutos do mar em suas receitas. A moqueca e a torta capixaba são dois dos pratos típicos do Espírito Santo.
História do Espírito Santo
O território espírito-santense correspondia, à época da colonização do Brasil, à Capitania do Espírito Santo, doada a Vasco Fernandes Coutinho no ano de 1534. Um ano depois, o donatário aportou nas terras capixabas e deu nome à capitania.
Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha. Após disputas pelas terras com os índios goitacazes em 1551 e a vitória atribuída aos portugueses, o local foi renomeado Vitória, hoje capital do estado.
Desde então, aconteceram outros entraves com as populações locais, bem como tentativas de domínio por parte de outros estrangeiros (ingleses, holandeses e franceses). A autonomia do território do Espírito Santo com relação à Bahia, à qual era anexado desde 1715, foi conquistada em 1810, e seu primeiro governador foi nomeado dois anos mais tarde.
Fontes
IBGE. Cidades e estados do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2024. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.
IBGE. Panorama do Censo 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/index.html.
IBGE. Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2024. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html.