Exploração e extração do petróleo

Química

A exploração do petróleo passa por três etapas principais, que são: prospecção, perfuração e extração.
PUBLICIDADE

O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos importantes:

1º Prospecção: é a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo.

O geólogo que determina a probabilidade de haver rochas-reservatório com petróleo aprisionado pode fazê-lo de diversas maneiras, como por meio de imagens de satélites. Ele também utiliza alguns equipamentos; veja alguns deles:

  • Gravímetro: detecta sutis variações na gravidade que indicam o fluxo subterrâneo do petróleo;
  • Magnetômetros: mede minúsculas mudanças no campo magnético, também causadas pelo fluxo do petróleo;
  • Sniffers (farejadores): narizes eletrônicos que detectam a presença de hidrocarbonetos (constituintes do petróleo);
  • Sismólogos: esses aparelhos criam ondas de choque que passam pelas rochas e depois são refletidas para a superfície. Essas ondas podem ser criadas por canhões de ar comprimido, que disparam pulsos de ar na água e, por meio de hidrofones, captam as ondas refletidas. Também é possível utilizar detonações com cargas explosivas no solo ou caminhões impactadores que golpeiam chapas pesadas dispostas no solo.

Esquema do canhão de ar comprimido

2º Perfuração: uma vez descobertas as jazidas de petróleo, realiza-se a marcação com coordenadas GPS e boias marcadoras sobre a água do mar. Se for na terra, realiza-se a perfuração do solo de um primeiro poço. Se realmente existir o petróleo, outros poços são perfurados e analisa-se se a extração é viável economicamente.

Mapa Mental: Petróleo

Mapa Mental: Petróleo

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Essa perfuração, que pode atingir profundidades de 800 a 6.000 metros, é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas (imagem). As torres de perfuração podem ter uma broca simples com diamantes industriais; ou um trio de brocas interligadas com dentes de aço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Imagem de plataforma marítima

Note, na imagem abaixo, que são necessários uma bomba de lama (2) e um tanque de lama (5). Isso ocorre porque uma lama especial resfria as brocas durante a perfuração. Além de lubrificar o sistema, ela traz para a superfície rochas que serão analisadas.

Esquema de uma torre de perfuração de petróleo

3º Extração: na terra, o petróleo é encontrado acima de água salgada e embaixo de uma camada gasosa em alta pressão. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos (como o “cavalo de pau” mostrado na figura a seguir) que bombardeiam o petróleo para a superfície.

Extração de petróleo por meio de “cavalo de pau”

Se o petróleo for muito denso é preciso injetar vapor de água aquecido sob pressão por meio de um segundo poço cavado no reservatório. O calor do vapor diminui a viscosidade do petróleo e a pressão ajuda a empurrá-lo para cima no poço.

No mar, essa extração é mais difícil, sendo feita com a utilização de equipamentos especiais de perfuração e extração por meio de bombas em plataformas e navios-sonda. Há varios tipos de plataformas para exploração de petróleo em alto-mar, veja as principais:

Principais tipos de plataformas para exploração de petróleo

* Mapa Mental por Me. Diogo Lopes

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Uso de “cavalo de pau” (à esquerda) e torres de perfuração (ao fundo) para exploração do petróleo
Uso de “cavalo de pau” (à esquerda) e torres de perfuração (ao fundo) para exploração do petróleo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Exploração e extração do petróleo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/exploracao-extracao-petroleo.htm. Acesso em 18 de janeiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os geólogos são profissionais habilitados para realizar o estudo de áreas com o objetivo de encontrar reservatórios de petróleo por meio da análise do solo ou subsolo, seja em áreas terrestres, seja marítimas. A fase da exploração do petróleo na qual o trabalho do geólogo é essencial é chamada de:

a) Destilação

b) Extração

c) Prospecção

d) Perfuração

e) Refinamento

Questão 2

Os chamados navios de pesquisa transitam pelo oceano com equipamentos capazes de realizar o estudo de áreas submarinas com o objetivo de localizar reservatórios de petróleo sob o oceano. Um dos equipamentos utilizados é capaz de produzir ondas de choque, as quais, ao encontrar o petróleo, são refletidas e detectadas por um instrumento denominado de hidrofone. O nome do equipamento capaz de produzir essas ondas de choque na água é:

a) Magnetômetros

b) Gravímetro

c) Sniffers

d) Sismólogos

Mais Questões
Artigos Relacionados
O Petróleo no Brasil - Conheça a trajetória da fonte de energia que marcou a história econômica do país.
Clique aqui e compreenda melhor as consequências da poluição por derramamento de petróleo para o meio ambiente e também para os seres humanos.
Veja como se deu a descoberta de uma enorme jazida de petróleo em território brasileiro.
A trajetória do petróleo na economia brasileira.
Conheça o craqueamento do petróleo, um processo que sem o qual não seria produzida a quantidade de gasolina necessária para suprir a demanda mundial.
Compreenda o que são as bacias sedimentares, como elas se formam e qual a importância delas para as atividades científicas e econômicas.
Entenda o que são os combustíveis fósseis e veja as particularidades de cada um.
Poluição das águas, aspectos físicos da água, aspectos químicos da água, aspectos biológicos da água, resíduos industriais, metais pesados, água potável, matéria orgânica, turbidez da água, esgoto.
Entenda o que é o refinamento do petróleo, como e onde ele é feito, quais são as frações de petróleo obtidas e as suas aplicações.
A primeira extração mundial em campos marítimos.