Topo
pesquisar

Os vikings na América

História da América

A ação dos vikings antecipou em séculos a chegada de Cristóvão Colombo na América.
A ação dos vikings antecipou em séculos a chegada de Cristóvão Colombo na América.
PUBLICIDADE

Quando estudamos o descobrimento da América nos bancos da escola, logo aprendemos que foi o navegador Cristóvão Colombo o primeiro a se estabelecer naquelas terras distantes da Europa. Na verdade, a informação se mostra errada por duas razões fundamentais: primeiro, a América já havia sido descoberta por várias populações nativas, há milhares de anos; segundo, o primeiro europeu a se situar nessas mesmas terras foi o viking Leif Eriksson.

Fazendo parte da tradição oral viking, essa história remonta a antiga tradição que esse povo tinha na exploração e conquista de novas terras. Segundo os seus relatos, tudo teria começado quando “Eric, o Vermelho”, nos fins do século X, foi expulso da Islândia após ter cometido assassinato. Mandado para a Groelândia, este viking construiu uma fazenda e constituiu sua família. Foi daí que, Leif, um de seus três filhos, se empolgou com os relatos de marinheiros que falavam da presença de terras à Oeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atingindo a atual região de Terra Nova (Canadá), esse viking teria batizado o território como Vinland. Para os especialistas, o significado do nome atribuído gera grandes controvérsias, sendo dado como “Terra das Vinhas” ou “Terra do Pasto”. A confirmação da chegada dos vikings ao território americano aconteceu na década de 1960, quando uma expedição liderada por Helge Ingstad levantou uma série de artefatos e antigas ruínas que antes eram erroneamente considerados de origem indígena.

Ao contrário dos colonizadores espanhóis, a presença dos vikings em território americano acabou não durando muito tempo. Outras narrativas do povo viking dão a entender que a curta estadia teria sido motivada pelos ataques realizados por povos locais chamados de “skraelings” (homens feios). Já alguns estudiosos sugerem que a saudade da terra natal e as dificuldades de assentamento em uma área isolada seriam hipóteses mais seguras para explicar a curta temporada dos vikings na América.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Os vikings na América"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/os-vikings-na-america.htm. Acesso em 23 de julho de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Na década de 1960, foram descobertas evidências que comprovaram que resquícios arqueológicos existentes na região de Terra Nova e Labrador (atual Canadá) haviam pertencido aos vikings que iniciaram a colonização da região. A colonização viking, no entanto, teve curta duração. Qual fator levantado pelos historiadores explica o fracasso da colonização viking na América do Norte?

a) uma disputa entre Eric, o Vermelho, e Leif Eriksson que enfraqueceu os vikings na América do Norte.

b) a falta de recursos existentes na região de Halluland, que lhes forçou a voltar para a Escandinávia.

c) os conflitos com os skraelingjar, os habitantes locais da região (esquimós).

d) o naufrágio da expedição de Erik, o Vermelho.

e) o duro inverno que atingiu Vinland e tornava a região mais inóspita que a Escandinávia.

Questão 2

À medida que os vikings foram descobrindo novos locais, eles os nomeavam de acordo com suas características e propósitos. Assim, a Groenlândia, por exemplo, foi nomeada de Greenland (Terra Verde) e certa região do Canadá foi nomeada de Vinland. Qual o significado deste nome?

a) Terra do Vento

b) Terra do Salmão

c) Terra dos Pinheiros

d) Terra das Vinhas

e) Terra dos Vikings

Mais Questões
Martelo Mjolnir, símbolo do deus Thor *
História Geral Religião Viking
A formação da nação canadense é marcada pela presença de diferentes povos
História da América Canadá
Navio viking (chamado de drakkar) exposto no museu de Oslo, Noruega *
História Geral Vikings
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola