Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Os vikings na América

A ação dos vikings antecipou em séculos a chegada de Cristóvão Colombo na América.
A ação dos vikings antecipou em séculos a chegada de Cristóvão Colombo na América.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Quando estudamos o descobrimento da América nos bancos da escola, logo aprendemos que foi o navegador Cristóvão Colombo o primeiro a se estabelecer naquelas terras distantes da Europa. Na verdade, a informação se mostra errada por duas razões fundamentais: primeiro, a América já havia sido descoberta por várias populações nativas, há milhares de anos; segundo, o primeiro europeu a se situar nessas mesmas terras foi o viking Leif Eriksson.

Fazendo parte da tradição oral viking, essa história remonta a antiga tradição que esse povo tinha na exploração e conquista de novas terras. Segundo os seus relatos, tudo teria começado quando “Eric, o Vermelho”, nos fins do século X, foi expulso da Islândia após ter cometido assassinato. Mandado para a Groelândia, este viking construiu uma fazenda e constituiu sua família. Foi daí que, Leif, um de seus três filhos, se empolgou com os relatos de marinheiros que falavam da presença de terras à Oeste.

Atingindo a atual região de Terra Nova (Canadá), esse viking teria batizado o território como Vinland. Para os especialistas, o significado do nome atribuído gera grandes controvérsias, sendo dado como “Terra das Vinhas” ou “Terra do Pasto”. A confirmação da chegada dos vikings ao território americano aconteceu na década de 1960, quando uma expedição liderada por Helge Ingstad levantou uma série de artefatos e antigas ruínas que antes eram erroneamente considerados de origem indígena.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao contrário dos colonizadores espanhóis, a presença dos vikings em território americano acabou não durando muito tempo. Outras narrativas do povo viking dão a entender que a curta estadia teria sido motivada pelos ataques realizados por povos locais chamados de “skraelings” (homens feios). Já alguns estudiosos sugerem que a saudade da terra natal e as dificuldades de assentamento em uma área isolada seriam hipóteses mais seguras para explicar a curta temporada dos vikings na América.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Os vikings na América"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/os-vikings-na-america.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Na década de 1960, foram descobertas evidências que comprovaram que resquícios arqueológicos existentes na região de Terra Nova e Labrador (atual Canadá) haviam pertencido aos vikings que iniciaram a colonização da região. A colonização viking, no entanto, teve curta duração. Qual fator levantado pelos historiadores explica o fracasso da colonização viking na América do Norte?

a) uma disputa entre Eric, o Vermelho, e Leif Eriksson que enfraqueceu os vikings na América do Norte.

b) a falta de recursos existentes na região de Halluland, que lhes forçou a voltar para a Escandinávia.

c) os conflitos com os skraelingjar, os habitantes locais da região (esquimós).

d) o naufrágio da expedição de Erik, o Vermelho.

e) o duro inverno que atingiu Vinland e tornava a região mais inóspita que a Escandinávia.

Exercício 2

À medida que os vikings foram descobrindo novos locais, eles os nomeavam de acordo com suas características e propósitos. Assim, a Groenlândia, por exemplo, foi nomeada de Greenland (Terra Verde) e certa região do Canadá foi nomeada de Vinland. Qual o significado deste nome?

a) Terra do Vento

b) Terra do Salmão

c) Terra dos Pinheiros

d) Terra das Vinhas

e) Terra dos Vikings