Eutrofização

Biologia

PUBLICIDADE

A eutrofização é um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Pode ocorrer por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana. Provoca danos graves no ambiente aquático, tais como mortandade das espécies que ali vivem e proliferação de algas e cianobactérias, que podem produzir substâncias nocivas à saúde.

Leia também: A relação entre impactos ambientais e o surgimento de doenças

O que é eutrofização?

Eutrofização, do grego eutrophos, que significa bem nutrido, é um processo observado em diferentes corpos d'água e que se caracteriza pelo aumento de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, o que provoca surgimento excessivo de organismos como algas e cianobactérias. Um ambiente eutrofizado acaba adquirindo uma coloração turva e a quantidade de oxigênio diminui, o que causa a morte de várias espécies.

O lançamento de esgoto pode desencadear o processo de eutrofização.
O lançamento de esgoto pode desencadear o processo de eutrofização.

A eutrofização pode ocorrer como resultado da ação humana ou ainda possuir causa natural. O homem pode desencadear a eutrofização quando, por exemplo, lança no ambiente aquático resíduos, como o esgoto doméstico e industrial, ou faz a utilização inadequada de adubos orgânicos, que podem ser transportados para o ambiente aquático. Esse tipo de eutrofização é denominado de eutrofização cultural ou artificial.

Esse fenômeno pode também apresentar uma causa natural, sendo observado, por exemplo, no curso normal do envelhecimento dos corpos d'água, uma vez que, com o passar do tempo, os nutrientes vão se acumulando no ambiente e favorecendo o desenvolvimento de algas. Diferentemente da eutrofização cultural, a eutrofização denominada de natural ocorre de maneira gradual e lenta.

As fontes de nutrientes que provocam a eutrofização podem ser classificadas em dois grupos: difusas e pontuais. As fontes pontuais são aquelas em que o fornecimento de nutrientes ocorre em locais específicos, como o lançamento de esgoto em rios. As fontes difusas, por sua vez, apresentam-se em diferentes pontos de descarga, podendo abranger grandes áreas. Essas últimas fontes são mais difíceis de serem controladas e também identificadas.

Leia também: Como é feita a espoluição de rios?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etapas da eutrofização

A seguir, veremos algumas etapas importantes do processo de eutrofização. Vale destacar que o processo ocorre lentamente quando falamos de uma eutrofização natural, mas, na eutrofização artificial, os eventos acontecem de maneira mais rápida.

No processo de eutrofização, as algas formam uma camada que impede a passagem de luz.
No processo de eutrofização, as algas formam uma camada que impede a passagem de luz.
  1. A eutrofização inicia-se com o aumento da disponibilidade de nutrientes no ambiente aquático.
  2. Com a maior quantidade de nutrientes, verifica-se um surgimento exagerado do número de algas microscópicas e de cianobactérias, que formam uma camada que impede as trocas de gases com a atmosfera e reduz a passagem de luz.
  3. Como consequência, acontece a morte de plantas enraizadas e também de algas abaixo da superfície, uma vez que a camada formada pelas algas e cianobactérias impede a passagem de luz e, consequentemente, a realização de fotossíntese. A morte dessas espécies reduz o oxigênio dissolvido e também a disponibilidade de alimento para as espécies do local.
  4. A morte de algas e plantas eleva a disponibilidade de nutrientes para decompositores aeróbios, que utilizam o pouco oxigênio ali presente no processo de decomposição.
  5. A decomposição acelera a redução de oxigênio na água, levando à morte de animais e também de plantas.
  6. Inicia-se então a decomposição anaeróbia, sem uso de oxigênio, que desencadeia a liberação de gases que causam forte odor.

Consequência da eutrofização

A eutrofização é um processo que gera efeitos graves ao ambiente aquático e pode prejudicar também a atividade humana. Veja a seguir alguns dos principais prejuízos desse fenômeno.

  • Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes.
  • Há alterações no pH da água.
  • Há redução da biodiversidade da área afetada.
  • Há aumento exagerado de algas e outras plantas aquáticas.
  • Ocorre liberação de gases com odores desagradáveis.
  • Surgem toxinas no ambiente aquático, as quais são produzidas por algumas espécies de cianobactérias. Essas toxinas podem afetar a saúde humana, podendo desencadear até mesmo a morte.
  • Reduz-se o potencial recreativo do ambiente aquático.
  • Reduz-se a pesca no local.
  • Reduz-se a navegação e a capacidade de transporte na área.
  • Há perda financeira em decorrência dos altos custos para o tratamento da água.

 

Por Vanessa Sardinha Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Eutrofização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm. Acesso em 25 de outubro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

A eutrofização pode ser definida como um processo...

a) causado exclusivamente pelo homem em razão do aumento crescente de esgoto nos cursos hídricos.

b) causado pelo homem ou de ordem natural, em que se observa um aumento na concentração de matéria orgânica na água.

c) causado pelo aumento exagerado de algas em decorrência do aumento de esgoto doméstico.

d) provocado pelo aumento exagerado de bactérias que liberam toxinas na água.

e) exclusivamente natural que ocorre em consequência do aumento de matéria orgânica na água.

Questão 2

Sabemos que o processo de eutrofização pode ocorrer pela ação antrópica ou naturalmente. A respeito das causas desse processo, marque a alternativa incorreta:

a) A eutrofização pode ocorrer em decorrência do lançamento de produtos provenientes de atividades industriais e agropecuárias.

b) Quando o processo de eutrofização ocorre naturalmente, ele é consequência do transporte rápido de matéria orgânica.

c) A eutrofização pode ser provocada pelo lançamento de esgoto doméstico.

d) A eutrofização decorrente da ação do homem é mais rápida do que quando ocorre por fatores naturais.

Mais Questões