PUBLICIDADE
Poluição térmica se refere a uma poluição em que a temperatura do ar ou da água está diferente do seu valor normal. Pouco se fala a respeito desse tipo de poluição, entretanto, ele pode ser tão nocivo aos ecossistemas quanto outros tipos mais conhecidos e divulgados.
A poluição térmica da água, por exemplo, pode ocasionar a morte de uma grande quantidade de peixes e alterar a quantidade de oxigênio presente na água. A poluição térmica do ar, situação menos comum, também pode causar morte de seres vivos.
Confira nosso podcast: Problemas ambientais urbanos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre poluição térmica
- 2 - O que é a poluição térmica?
- 3 - Poluição térmica da água
- 4 - Poluição térmica do ar
- 5 - Videoaula sobre poluição
Resumo sobre poluição térmica
-
A poluição térmica se caracteriza pela alteração da temperatura normal do ar ou da água.
-
É uma poluição que não pode ser vista ou ouvida, por isso muitas pessoas acreditam que seu impacto é irrelevante.
-
A poluição térmica da água pode ser causada, por exemplo, por indústrias que utilizam água para resfriamento de caldeiras. As indústrias devolvem água quente ao meio ambiente, provocando prejuízos ao ecossistema.
-
A alteração na temperatura da água pode levar vários organismos à morte.
-
A poluição térmica do ar, menos comum que a poluição térmica da água, pode também causar a morte, por exemplo, de insetos e pássaros.
O que é a poluição térmica?
A poluição térmica é uma forma pouco comum de poluição que se caracteriza pela alteração da temperatura normal do ar ou da água. Diferentemente de outros tipos de poluição, não se trata de um fenômeno audível ou visível, entretanto, também é responsável por grande impacto negativo no meio ambiente. Esse tipo de poluição é causado, principalmente, por usinas nucleares, termoelétricas e hidrelétricas.
Veja também: Poluição do solo — o tipo de poluição que afeta a camada superficial da crosta terrestre
Poluição térmica da água
A polução térmica da água se caracteriza pelo aumento ou redução da temperatura natural da água. Essa alteração da temperatura pode ter diferentes causas, sendo uma delas o uso de água para resfriamento de caldeiras e outros sistemas industriais.
Nesses casos, muitas indústrias utilizam a água para resfriamento e a lançam no ambiente em uma temperatura mais alta que o normal, levando à poluição térmica. A poluição térmica da água, nessa situação, pode ser evitada, por exemplo, tratando termicamente a água que será lançada novamente no meio ambiente.
→ Consequências da poluição térmica na água
Mesmo livre de contaminantes, é importante deixar claro que a água lançada nesses ambientes é prejudicial por afetar a temperatura daquele ecossistema. Uma das consequências é a morte de diferentes organismos, como peixes que estão adaptados a sobreviver em uma determinada temperatura e são surpreendidos por uma mudança abrupta (choque térmico) de seu ambiente.
A poluição térmica também pode gerar alguns outros problemas, como:
-
dificuldade na reprodução de algumas espécies;
-
potencialização do processo de eutrofização;
-
aumento da sensibilidade de alguns poluentes.
Além disso, é interessante destacar que o aumento repentino da temperatura da água causada pela poluição térmica relaciona-se com a redução do suprimento de oxigênio, uma consequência que também leva vários organismos à morte, reduzindo a biodiversidade local.
Poluição térmica do ar
A poluição térmica do ar é menos comum que a poluição térmica da água. Ela pode ser causada, por exemplo, pela liberação de grande quantidade de vapor d’água na atmosfera. Se esse vapor d’água for liberado onde há pouca dispersão de ar, poderá ocorrer a morte de plantas e animais, como pássaros e insetos.
Videoaula sobre poluição
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia