Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de poluição das águas

Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.

A poluição das águas é um assunto muito preocupante
A poluição das águas é um assunto muito preocupante
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A água é realmente uma substância muito importante para o surgimento e desenvolvimento da vida em nosso planeta. Infelizmente, ao longo dos séculos, as atividades humanas vêm poluindo esse bem tão precioso para nós.

Entre os três principais tipos de poluição (das águas, do solo e do ar), a poluição das águas é a mais preocupante, tendo em vista a necessidade imprescindível que nós temos de água. Para se ter uma ideia, se uma pessoa ficar apenas quatro dias sem ingerir água, em média, ela morrerá. É preocupante também porque, além dos rejeitos que são lançados diretamente nos lagos, mares, rios, lençóis subterrâneos e oceanos, os poluentes lançados na atmosfera e no solo também vão parar nesses corpos de água. Além disso, a quantidade de água doce disponível para todas as atividades humanas em termos mundiais é pequena, pois apenas cerca de 0,3% de toda a água existente em nosso planeta constitui-se como água doce facilmente utilizável.

É importante então saber quais são as fontes de poluição das águas para evitá-las. Existem vários tipos de poluição das águas, cuja classificação depende das origens ou causas e também das consequências. A seguir são expostos os principais tipos de poluição aquática:

Tópicos deste artigo


Poluição Biológica das águas

Ocorre quando os corpos de água possuem micro-organismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários oriundos principalmente de esgotos domésticos e industriais. Eles podem ser lançados diretamente na água ou podem infiltrar-se nos solos, atingindo águas de poços ou de nascentes.

As consequências desse tipo de poluição são as várias doenças que podem ser transmitidas aos humanos e animais, tais como febre tifoide, cólera, salmonelose, leptospirose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.
 

Esgotos industriais sem tratamento sendo lançados em rios
Esgotos industriais sem tratamento sendo lançados em rios

Para combater esse tipo de poluição, pode-se ferver a água ou usar produtos químicos, tais como o hipoclorito de sódio e a cal viva.


Poluição Térmica das águas

Ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas.

Outros exemplos são as águas usadas em Usinas Nucleares. Você já reparou que elas sempre ficam instaladas perto de lagos, rios ou mares? Isso ocorre porque, conforme explicado no texto Reator Nuclear, a energia nessas usinas é produzida porque a reação de fissão nuclear libera calor que faz a água ferver, gerando vapor que aciona a turbina geradora e produz eletricidade. Esse vapor vai para condensadores, onde retorna para o estado líquido. A água quente que fica dentro das torres de resfriamento retorna para o rio, lago ou mar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A água quente diminui a solubilidade do gás oxigênio na água, o que provoca a morte de muitos peixes e outros animais aquáticos. O aumento da temperatura da água também acelera reações de outros poluentes, se já estiverem presentes na água, e afeta o ciclo de reprodução de algumas espécies. Esse tipo de poluição tem pouco efeito sobre a potabilidade da água.
 

Poluição térmica da água causada por usinas nucleares
Poluição térmica da água causada por usinas nucleares


Poluição Química das águas

Ocorre por produtos químicos nocivos e indesejáveis, sendo essa a mais problemática de todas as poluições das águas que estamos citando, pois seus efeitos podem ser sutis e demorar muito tempo para serem percebidos.

Entre os principais poluentes químicos estão os fertilizantes agrícolas, sendo que esse tipo de poluição e as suas consequências (como o fenômeno da eutrofização) podem ser vistos com mais detalhes no texto Poluição das águas por rejeitos da agricultura. Outros poluentes são compostos sintéticos, como plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares. Há também os derramamentos de petróleo por acidentes de navios que transportam esse combustível ou mesmo no momento da perfuração e extração, pois as jazidas petrolíferas ficam, a maioria, no fundo do mar. Além disso, o descarte de compostos inorgânicos e minerais, como os metais pesados, podem causar intoxicações, deformações e morte.
 

Os tumores que cresceram em uma tartaruga-verde foram causados por pesticidas e poluição
Os tumores que cresceram em uma tartaruga-verde foram causados por pesticidas e poluição



Poluição Sedimentar das águas

Ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos. Isso é resultado, por exemplo, da acumulação de lixos e detritos que possuem poluentes químicos e biológicos que impedem a entrada de luminosidade nos recursos hídricos, o que dificulta a fotossíntese realizada pelas algas e a visualização da comida pelos animais aquáticos.

Esse tipo de poluição corresponde atualmente à maior massa de poluentes e gera a maior quantidade de poluições.

Água poluída por poluição sedimentar
Água poluída por poluição sedimentar


Poluição Radioativa das águas

Ocorre por meio dos resíduos radioativos lançados no ar e no solo por experiências nucleares, lixos atômicos gerados em usinas nucleares e em hospitais.

Poluição radioativa de águas
Poluição radioativa de águas



Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Tipos de poluição das águas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-poluicao-das-aguas.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Contaminação por mercúrio

Clique aqui, saiba quais são as formas de contaminação por mercúrio e conheça as consequências desse tipo de contaminação.
Química

Demanda Bioquímica de Oxigênio

Conheça o que é a demanda bioquímica de oxigênio e saiba importância desse fator indicativo para medir a poluição das águas.
Química

Demanda Química de Oxigênio

Demanda Química de Oxigênio, quantidade de oxigênio dissolvido, meio ácido, degradação de matéria orgânica, Demanda Bioquímica de Oxigênio, oxidação da matéria orgânica biodegradável, ataques biológicos, oxidante químico, bicromato de potássio, permangana
Química

Detergentes e poluição

Detergentes e poluição, resíduos de sabão sofrem decomposição pelos microorganismos existentes na água dos rios, biodegradáveis, detergentes, camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água, cadeias ramificadas.
Química

Poluentes aquáticos mais comuns

Conheça os responsáveis pela desordem ambiental.
Química

Poluição da Água

Saiba mais sobre a poluição da água, problema sério de degradação ambiental.
Biologia

Poluição da água

Clique aqui, saiba quais são as causas e as consequências da poluição da água e conheça os diferentes tipos desse problema ambiental.
Química

Poluição termal

Veja quais são as causas da poluição termal ou térmica da água e do ar, as respectivas consequências e o que pode ser feito para combater esse problema.
Química

Por que detergentes poluem?

O que torna um produto biodegradável.
Química

Tratamento de água

Tratamento de água, filtração, floculação, decantação, cloração, potabilização, turfa, sulfato de alumínio, tratamentos físicos e químicos pra a água, doenças de veiculação hídrica, amebíase, giardíase, gastroenterite, febres tifóide e paratifóide, hepati
Química